Guia Completo de Marcação / Como conseguir Spotted / Colared / Pied / Mottled

Faço esse artigo porque é uma dúvida que muita gente tem. Todo mundo acha lindo um gerbil malhado e, se não tiver um, quer muito conseguir. Frequentemente me perguntam "do meu casal nasce filhote malhado?" e geralmente eu sou obrigada a responder "não".



O GENE Sp+
É um gene específico, chamado Spotting, que faz o gerbil ter as marcas brancas. Ou ele tem o gene, ou ele não tem. Gerbil malhado tem gene Sp+, gerbil sem marcação tem gene ++. Então quando se cruzar um casal de gerbils, se um deles for malhado, os filhotes tem a chance de carregarem o gene Sp+ e ficarem malhados ou o ++ e serem normais, self color.

O gene Sp+ dá as marcas brancas do Spotted, Colared, Pied e Motled. São as marcas brancas na ponta do rabo, cabeça, pescoço e focinho. 

PINTAS BRANCAS NAS PATAS, QUEIXO E PEITO (GENE Sls)
As pintas brancas no queixo, peito e patas (que os blacks tem) não são causadas pelo gene Sp+. Então, black tem pintas brancas nas patas mesmo sem ser malhado. Todo gerbil de barriga aa (da mesma cor do corpo) pode ter essas pintas. As cores mais comuns de barriga aa são Black, Sapphire, Dove, Nutmeg, Siamês e Burmês. 

Um gerbil com essas pintas não é malhado e só pode ter filhotes malhados se cuzar com outro gerbil que tenha marcação.

Na foto, Morgana que é self Black e tem uma pinta branca na bochecha, boca e mãos. Ela não é malhada e tem o gene Sls.


Esse gene Sls dos gerbils de barriga aa, provoca mais branco que o normal se o animal receber o gene Sp e for malhado. É assim que nascem os pandas: além de virem as marcas brancas na cabeça, focinho e rabo, o gerbil com gene Sls fica com a barriga branca.



Na foto tem o Peter Panda, malhado com a barriga branca, e a Morgana com a boca e pintas brancas nas mãos. Ambos são da cor Black. 



SÓ NASCE MALHADO SE FOR FILHOTE DE MALHADO
É impossível cruzar dois gerbils self (sem marcação) e nascerem filhotes malhados. Se nenhum dos pais for Pied, Spotted, Colared ou Mottled, nenhum filhote nunca nascerá com a marca branca. As crias serão sempre cores self, como os pais.

Na foto uma ninhada de dois blacks e um lilac self.

GERBIL BRANCO PODE SER MALHADO
Isso é uma coisa que muita gente não sabe. Todo gerbil branco / PEW / DTW / BEW pode ter o gene Sp+ que dá a marcação. Mas como saber que seu gerbil branco é pied? Não sabe. 


Não existe diferença nenhuma entre dois gerbils brancos, sendo um malhado e outro não, pois ele é branco com manchas brancas. A única forma de descobrir se o seu gerbil Pew é pied, é quando ele for reproduzido. Se você cruzar um gerbil self (sem marcação) com um Pew e nascerem filhotes malhados, é porque o Pew é malhado.

Mas não pense que só porque o gerbil é branco ele pode ser malhado! Ele só pode ser malhado se for filhote de gerbil malhado. Se os pais não tiverem marcação, os gerbils brancos que nascerem deles nunca serão malhados. Mas se nascer um Pew de pais malhados, ele pode sim ter marcação. 


REPRODUZINDO MALHADOS
O gerbil malhado tem genética Sp+ e o gerbil self tem genética ++. Para conseguir filhotes malhados o ideal é cruzar um malhado com outro sem marcação, pois aí 50% dos filhotes podem vir com marcação. 

Nascerão filhotes:
Sp+ malhado 
Sp+ malhado 
++ self 
++ self 

50% sem marcação
50% com marcação 

Eu evito cruzar um malhado com um sem marcação, porque nascem muitos filhotes self, como nessa foto a seguir. Apenas um black Pied (panda) e todos os outros cinco vieram self.

Se você cruzar dois gerbils malhados Sp+ x Sp+, os filhotes que receberem o Sp dos dois parentes não irão vingar. Ou seja, filhotes que ficarem SpSp irão morrer ainda dentro da barriga da mãe e nem sequer irão nascer. Como conseguencia você terá ninhadas menores, mas 75% dos filhotes podem vir com marcação.

Nascerão filhotes:
Sp+ malhado 
Sp+ malhado 
SpSp não nasce
++ self 

25% sem marcação 
75% com marcação 

Eu gosto de reproduzir casais com dois malhados para ter ninhadas menores e para virem mais filhotes marcados. As ninhadas nem costumam ser tão pequenas, pois comumente nascem 5 filhotes, todos Pied. Na foto a seguir eu mostrou uma dessas ninhadas.


Então esse negócio de que não pode cruzar malhado com malhado é história. Não pense que os filhotes irão ser abortados ou morrer após alguns de vida. Pois os bebês que morrem, nem chegam a se formar. Eles morrem no útero da mãe e são absorvidos pelo corpo dela! 


AS MARCAÇÕES 
Spotted
Apenas uma pinta na cabeça e a ponta do rabo pode ou não ser branca. 

Patched 
Apenas a pinta da cabeça e uma pequena mancha no pescoço.

Colared
Marca branca na cabeça, pescoço descendo para os ombros e ponta do rabo. A marca branca não desce até o focinho.

Pied
É um Colared com a marca branca no rosto. Ele tem branco na cabeça, pescoço, focinho e rabo.

Mottled
É um Pied ou Colared com pintas brancas espalhadas pelas costas. Ele pode ser Light Mottled se tiver poucas pintas ou Heavy Mottled se tiver muito branco.

Dark Patched
É uma mancha mais escura, da mesma cor da pelagem do gerbil, que parace em qualquer lugar.