Guia completo sobre reprodução de Gerbil - Fotos e Vídeos

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA ISSO?
Em primeiro lugar, é preciso pensar muito antes de decidir reproduzir esses animais. Os filhotes são lindos, são fofos, mas eles crescem rápido e nascem mais rápido ainda. Em 20 dias os filhotes estão de olhos abertos e desmamados enquanto a mãe está dando à luz a novos filhotes e esses anteriores já precisam ser separados. Decidir ter um casal de gerbils é uma responsabilidade grande, não apenas com o casal, mas coma cada um dos filhotes que nascer na sua casa e com o que irá acontecer com eles. Pense muito bem se você tem para quem doar, se vai conseguir separar por sexo antes deles começarem a cruzar com os próprios pais ou entre si, se terá espaço para todos antes que eles comecem a morrer por superpopulação, etc.
Animais não são brinquedos e gerbils se reproduzem ESPANTOSAMENTE RÁPIDO! Só pegue um casal se você realmente tiver tudo planejado do que fazer com cada um dos muitos filhotes que irão nascer. Em um ano, um casal te dará DEZENAS de filhotes.



INFORMAÇÕES BÁSICAS DO GERBIL
Desmame: 27 dias
Adulto: 2 meses
Maturidade Sexual: 3 / 4 meses
Gestação: de 21 a 24 dias ( podendo chegar a 30 dias se a fêmea estiver com filhotes )
Número de filhotes: de 3 a 9 filhotes
Fêmea reproduz até: 2 anos
Macho reproduz até: 4 anos
Estimativa de vida: 4 anos

QUANTOS FILHOTES 1 CASAL DÁ POR ANO?
Vou fazer uma média! Tentem me acompanhar na matemática, ok?
Se a fêmea atingir a maturidade sexual com 4 meses, são ai 120 dias (se forem meses de 30 dias). Então nesses 4 meses ela não reproduziu... No resto do ano sobrariam 245 dias com a fêmea reproduzindo. Se ela tiver ninhadas de 24 em 24 dias, dariam 10 ninhadas nesse primeiro ano de vida dela... 10 ninhadas que ela poderia ter de 3 a 9 filhotes em cada uma, ou seja:
Se a fêmea for filhote: No primeiro ano de vida de uma fêmea, ela pode ter de 30 a 90 filhotes.
Se a fêmea for adulta: Em um ano, ela pode ter de 45 a 135 filhotes.
Sacou o drama?
Fêmea filhote: de 30 a 90 filhotes por ano
Fêmea adulta: de 45 a 135 filhotes por ano

FORMANDO O CASAL
Após decidir que vai realmente reproduzir os gerbils e que dará conta disso, é importante formar o casal. A femea precisa ser jovem, já que com quase 2 anos ela tem a menopausa. Sempre prefira juntar filhotes novos de ninhadas diferentes, para evitar cruzar irmãos. Geralmente em petshops todos os filhotes que estão expostos são irmãos... Então o ideal seria pegar apenas 1 filhote e depois pegar outro filhote de outro lugar. 

Também sempre prefira que o criador responsável junte seus filhotes, para evitar ter que fazer a apresentação em casa sozinho. Se puder pegar gerbils não parentes já apresentados, pegue. Também pense um pouco em genética e nas cores prováveis de filhotes.

Aqui, por exemplo, eu estava apresentando gerbils de famílias diferentes para doar com o casal já formado. Uma fêmea de 25 dias e um macho de 4 meses.


REPRODUÇÃO DO CASAL
Não adianta ter pressa. Eles vão reproduzir no tempo certo e você não pode tentar adiantar isso. Se a fêmea estiver com um macho adulto, pode ter o primeiro cio e emprenhar logo com 65 dias. Se o macho for filhote demora um pouco mais até ele ser maduro o suficiente para reproduzir.

Para ter sucesso com o casal de gerbil. Você só precisa dar uma comida de qualidade para eles, deixar a caixa em um lugar calmo e que não tenho barulhos externos (cachorro que late demais, som alto..) Basta deixa o casal de esquilos juntos que eles vão cruzar, geralmente sem você ver.

Coloque papel higiênico para que eles façam o ninho e dê alimentos úmidos como verduras e frutas para incentivar a reprodução. 

Aqui tem um vídeo de um casal meu, Castiel e Jasmin, cruzando fora da gaiola.


FÊMEA GRÁVIDA
Eles costumam cruzar de madrugada, então geralmente os donos não veem eles cruzando. A fêmea simplesmente fica mais preguiçosa, secos a barriga durinha e começa a engordar. Nas primeiras gestações a fêmea pode não ter muitos filhotes e por isso a barriga cresce muito pouco. Geralmente a primeira ninhada dos gerbils tem apenas 3 filhotes.

Muita gente que compra fêmeas em Petshops, acaba comprando fêmeas grávidas de outros machos desconhecidos e que provavelmente eram irmãos dela. 

Essa fêmea estava prenhe de vários gerbils e poucos dias antes do parto a barriga dela cresce bastante. Da uma olhadinha nas fotos, como ela estava pra explodir!


Aqui tem um vídeo onde eu mostro a diferença entra duas fêmeas da mesma cor (agouti), uma grávida e outra não.



A partir do momento que você perceber a gravidez da fêmea, comece a dar couve e rações extrusadas que possuam alfafa na composição. As que eu costumo usar para fêmeas prenhes é a Rói e a Funny Bunny. Lembre-se que fêmeas grávidas também bebem mais água que o normal! E você pode dar um pouco de vitamina durante a gestação, sempre com cuidado para não dar demais e fazer mal para ela. Dê a quantidade indicada na embalagem da vitamina ou menos! E não dê todos os dias.


NÃO PRECISA RETIRAR O MACHO
Nos gerbils, diferentemente de outros roedores domésticos, o macho não só pode como DEVE ficar com a fêmea quando os filhotes nascerem. Ele não irá comer os bebês e sim ajudar ela a criar. A mãe dá o leite, mas o pai limpa e esquenta os filhotes 24h por dia. Os gerbils são super pais! O macho só deve ser separado da fêmea se você tiver se arrependido de ter casal e não quiser ninhadas futuras. Aí você precisa deixar uma filhote fêmea da ninhada anterior com a mãe, pois essa filha mais velha irá ajudar ela a cuidar dos recém-nascidos no lugar do pai. 



PARTO
Quando a fêmea estiver muito barriguda e com as pontas laterais na barriga, é porque ela já está no final da gestação e pode parir à qualquer hora. É aí que você deve limpar a gaiola / caixa para que os bebês já nasçam nela limpa. Afinal, você não vai poder limpar a caixa depois que eles nascerem por um bom tempo.

Geralmente o parto acontece durante a noite ou logo de manhã. É comum o dono já encontrar os filhotes na gaiola / caixa, ou apenas ouvir os "piadinhos" característicos deles. Os filhotes recém-nascidos de esquilo da mongólia ficam fazendo barulhinhos parecidos com o piado de pintinhos. Eles fazem isso pedindo leite para a mãe.

Se você tiver sorte de estar em casa na hora do parto, a fêmea começa a ficar sentada e mexendo com as mãos e a cabeça na genitália. Se ela começar a olhar muito, é sinal de trabalho de parto! Logo começam a sair os filhotes, cada um com uma placenta, que a mãe irá comer para recuperar os nutrientes perdidos na gestação. O intervalo entre o nascimento dos bebês varia muito, mas em média demora uns 5 minutos.

Aqui tem um vídeo da Morgana parindo. O gerbil cinza é o marido dela, na cor sapphire, e você pode ver que ele ajuda ela a limpar os bebês que nascem. Como eu disse, super pais.


Aqui tem um vídeo com um guia de reprodução, falando sobre o parto dos esquilos da mongólia e como agir quando sua fêmea começar a dar à luz. No vídeo eu mostro uma fêmea minha parindo.


No mesmo dia, geralmente umas 6 horas após o parto, a fêmea costuma entrar no cio. O cio dura cerca de 12 horas e durante esse período os filhotes ficarão jogados pela gaiola, sendo pisados e empurrados. Só quando o cio da fêmea passar é que ela vai parar de cruzar e começar a arrumar os filhotes para amamentar. Isso em fêmeas que estão com os machos! Se você retirou o macho da gaiola, a fêmea vai cuidar dos filhotes normalmente. Ela só ficará agitada e cavando muito os cantos.

CUIDADOS COM RECÉM-NASCIDOS
Não são muitos, mas são importantes para que eles sobrevivam.
  • Muita água à disposição da fêmea
  • Comida à vontade
  • Ração extrusada que tenha alfafa (as de coelho todas tem)
  • Couve crua
  • Papel higiênico para eles fazerem um ninho e esquentarem os bebês
  • Deixar a gaiola / caixa em um lugar quieto
 A couve e a alfafa tem a mesma função nesse primeiro momento. Ambos ajudam a fêmea a produzir mais leite e são alternativas para evitar que falte alimento para os filhotes e eles emagreçam e morram. A água não pode acabar em hipótese alguma, pois se ela ficar sem água, irá comer um dos filhotes para se hidratar e ter leite para alimentar os outros. Ela sacrifica um para que não morram todos.
 


PEGANDO NOS FILHOTES
Só existem três regras que devem ser seguidas:
  1. Mão limpa sem cheiro de sabão ou comida
  2. Cuidado para não deixar eles caírem (eles esperneiam e se arrastam bem rápido)
  3. Não coloque os bebês em superfície gelada (azulejo, mesa de vidro, etc)
Você pode, desde o momento do parto, tocar nos filhotes se sua fêmea não for arisca. Se a mãe for braba é melhor não por a mão na gaiola para não levar uma mordida rsrs. Mas mesmo as fêmeas brabas, não vão comer os bebês se você tocar neles.


As fêmeas de gerbil que são acostumadas com o contato humano deixam você pegar nos bebês na frente dela e não fazem nada. Você pode pegar os filhotes para ver a cor dos olhos (palpebras claras são olhos vermelhos e pálpebras escuras são olhos pretos) e depois devolva eles com cuidado para a mãe. Sempre deixe os bebês em um canto, pois é nos cantos que a fêmea se deita para cuidar deles.

Aqui tem um vídeo com bebês recém-nascidos de gerbil na minha mão. O claro é uma cor de olhos vermelhos (veja como a pele dos olhos é clarinha) e o escuro é uma cor de olhos pretos.



Evite pegar nos bebês mais de uma vez por dia! Escolha uma hora que tenha luz suficiente, pegue nos filhotes apenas o mínimo necessário para ver cores, sexos, se estão gordinhos ou não, bater fotos, etc... E depois devolva eles para a gaiola.

LIMPANDO A GAIOLA QUANDO TEM FILHOTES
Só pode limpar depois de 3 dias do nascimento, e não pode tirar toda a forração! É preciso deixar a forração suja em um dos cantos para que o lugar dos filhotes continue com o mesmo cheiro.
Eu tenho aqui um vídeo que mostra como limpar a caixa ou gaiola quando sua fêmea estiver com bebês.




DESCOBRINDO O SEXO DOS FILHOTES
10 DIAS
Criadores experientes conseguem saber o sexo de gerbil desde o primeiro dia. Mas é com exatos 10 dias de vida que se tem a confirmação de quais são machos e quais são fêmeas.
  • Machos: Marca do umbigo mais visível, genitália mais inchada e se presença de tetinhas.
  • Fêmeas: Marca do umbigo bem discreta, genitália bem pequena e presença de tetinhas (parecem furinhos na pelagem da barriga)

 

E aqui eu tenho só um vídeo fofo para vocês verem como eles mamam lindos!



QUANDO OS FILHOTES ABREM OS OLHOS?
20 DIAS
Eles costumam abrir os olhos entre os 18 e 22 dias. O maior filhote, que mamou mais, costuma abrir os olhos bem antes dos outros! E é normal eles abrirem 1 olho e só depois o segundo. Evite fotos com flash, pois a pupila deles é muito sensivel à luz nessa fase.




QUANDO OS FILHOTES DESMAMAM
27 DIAS
Não existe data certa para desmamar e para ser seguro separar da mãe. Cada filhote desmama na sua hora. Mas, cerca 1 semana após abrirem os olhos eles já devem estar comendo e bebendo água, mas você só pode acreditar que o filhote desmamou depois de ver ele se alimentando e usando o bebedouro. Antes mesmo de abrirem os olhos, eles já começam a morder algumas coisas no fundo da gaiola. Mas é apenas 1 semana após estarem enxergando, que eles podem ser separados da mãe com a certeza de que estão comendo e bebendo água sozinhos!

Aprendendo a comer sozinhos:
Assim que o filhote abre os olhos, ele já começa a comer uma coisinha ou outra. Para incentivar eles a comerem sozinhos, você pode jogar a ração dos pais no canto da gaiola, diretamente na forração, ao invés de usar o comedouro. Você também pode por algumas sementes pequenas (ração de periquito, ração de canário), pois como a boca dos bebês é bem pequena, eles não conseguem roer coisas grandes. Jogando a ração diretamente no fundo da gaiola, eles acham mais fácil e começam logo a comer.
Aprendendo a beber água no bebedouro:
Essa é a parte complicada, porque muita gente entrega os filhotes para novos donos, mas eles ainda não sabem usar o bebedouro. Se o filhote for viver com um gerbil mais velho, irá aprender a beber água vendo o mais velho beber. Mas se o filhote for viver sozinho ou com um irmão da mesma idade, eles não tem nenhum adulto para verem beber água e não vão descobrir onde é o bebedouro. POR ISSO só se entrega um filhote de gerbil depois de VER ele usar o bebedouro! Por favor, não entreguem filhotes antes de ter certeza que eles bebem água sozinhos, porque muitos morrem de sede na casa dos novos donos. Com os pais, eles aprendem a usar o bebedouro vendo os adultos usando. Mas é importante lembrar, que mesmo comendo a ração seca, eles ainda mamam e por isso não sentem necessidade de beber água. Ao retirar eles da mãe, eles não terão mais o leite e vão precisar encontrar água sozinhos.



QUANDO SEPARAR OS FILHOTES DOS PAIS
Apenas quando eles estiverem desmamados! Aí, a idade deles depende se eles serão apresentados a outro gerbil que a pessoa já tenha ou não.
  • Se você for entregar uma dupla de gerbils, a idade correta é com 45 dias ou mais. Porque assim ele fica mais manso e já aprendeu com os pais a se cuidar sozinho. Ele precia aprender com outros gerbils a se catar, esconder comida, pentear o rabo, etc.
  • Se você for entregar um gerbil que será apresentado a outro gerbil que a pessoa já tem, ele precisa ir assim que desmamar! Quanto mais novinho melhor. Calcule 1 semana após ele abrir o olho, confirme que ele está comendo e bebendo água sozinho e pode entregar. Ele não vai aprender com os pais a se cuidar sozinho, mas o gerbil mais velho que será companhia dele irá ensinar!
Tenho um vídeo aqui explicando a hora de entregar seus bebês.


-=-=-   CHEGUEI AO FINAL DO GUIA, ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!   -=-=-

Texto, Fotos e Vídeos: Vivian Roncon
Canal do Youtube: youtube.com/user/vivianroncon85