Queda de Pêlo - Falhas no corpo ou rabo pelado

Esquilos da Mongólia, Hamsters, Topolinos, Twisters, Chinchilas... Todos estão sujeitos a uma falha ou queda de pêlos. Você deve ver qual o motivo da queda de pelo do seu roedor e tratar o problema para que ele volte a ter a pelagem normal.

MOTIVOS DA QUEDA DE PÊLO
Foto retirada da internet

1)  Queda natural de pelo, que ocorre principalmente nos meses de verão e outono, ou em períodos muito quentes. Nesse caso é uma ocorrência normal e vem da troca de pelagem do gerbo ou hamster. Dê uma olhada nesse post onde explico a troca de pelagem.


2)  Por idade avançada. Os hamsters vivem em média 2 anos e meio. Se seu animal está em idade superior a um ano, poderá apresentar queda de pelo.
Nesse caso, a queda ocorrerá no abdômen, pernas e ancas. Locais que mais sofrem atrito com o solo.


3)  Alopécia patológica por infecção por bactérias, micoses, alergias, sarnas ou ácaros de pelo. As dermatites bacterianas são normalmente purulentas, a pele fica bastante inflamada e pode formar crostas ou feridas. As micoses causam alopécia normalmente em padrões circulares. As alergias causam prurido (coceira) e podem evoluir para dermatites bacterianas. Os ácaros de pelo são pequenos e podem ser vistos se movimentando no pelo (uma lente de aumento ajuda no exame). As sarnas causam coceira e ocorrem nas costas, podendo evoluir para o focinho, rosto e patas dianteiras. Evoluem para feridas e crostas. Os ácaros causadores da sarna podem ser facilmente diagnosticados através de um microscópio. 
Jake de mau-humor


4)  Alopécia causada por dieta pobre ou errada. As rações não balanceadas podem levar a deficiência de vitaminas, minerais e outros nutrientes, ocorrendo perda de pelo, normalmente de forma generalizada.


5)  Pulgas ou piolhos. O animal pode virar hospedeiro se entrar em contato com outro animal infestado ou ambiente. Nesse caso o roedor irá se coçar até começar a arrancar os próprios pêlos.


6)  Estresse. O animal estressado pode começar a se morder, machucar e arrancar tufos de pelo. Nesse caso aparecem feridas e falhas em locais que o roedor alcança com a boca.




FALHA NO MEIO DA BARRIGA

Se a falha de pêlo for exatamente no meio da barriga do gerbil, procure ver se não se trata da Glândula de Odor, ok? Ela fica situada ali e tem a aparência de uma cicatriz. Se inflamar pode aparecer um machudado... Existe um post dedicado aos problemas da Glândula de Odor, se for o caso é só dar uma olhadinha aqui!


FALHA NAS PATAS OU PEITO
Se o local que está sem pêlo estiver sem feridas ou crostas, mas estiver avermelhado ou levemente inchado, pode ser um sinal de alergia. Nesse caso você deve levar seu gerbil em um veterinário para que ele analise a gravidade da alergia e veja se será necessário ou não um medicamento. Alergias se dão pelos mais diferentes motivos, sendo os principais:

- algum produto usado para limpar a gaiola
- alguma ração nova
- serragem de pinus
- pulgas

Alguns veterinários recomendam o uso do Neodexa - Veterinário 3 vezes por dia, passado com cotonete no local da alergia. Só que você deve ir no veterinário ter certeza que é alergia mesmo! Se tiver crostas ou machucados, pode ser sarna. No tópico seguinte eu explico.




RABO SEM PÊLOS OU "CARECA"

É comum os donos de gerbil se desesperarem ao ir mexer nos animal e a cauda deles estar pelada. Muita gente chega a pensar em sarna, mas a diferença básica é que na sarna existem feridas na pele com ausência de pêlo! Se você acha que seu animal está com sarna, olhe este post sobre sarna em gerbils.

Se o rabo pelado do seu gerbil estiver com a pele limpa (fica bem lisinha, bem careca) é sinal de que não é sarna e sim uma queda de pêlos comum, causada por um dos motivos citados acima! Você deve identificar o problema e corrigi-lo. Em cerca de 1 semana estarão crescendo pelos novos e nem dará para perceber que o gerbil passou por esse problema! Durante a muda natural de pelos, é comum que o rabo fique com falhas e depois volte ao normal, o que não significa que ele está com algum problema.


FOCINHO SEM PELO

 
Aqui tenho um gerbil que não chegou a machucar o nariz, apenas esfolou ele na grade da gaiola e perdeu o pelo. Nesse caso não precisa fazer nada. Isso acontece se eles ficarem roendo algo sem parar ou por brigas. No caso de esfolar o focinho roendo grades os rodinhas, o ideal é colocar brinquedos e papelão para que ele se distraia e esqueça de roer.