Fixed Wrist - Mão Torta para cima

Existe um problema muito ruim e infelizmente muito comum nos gerbils filhotes, é o Punho Duro (no inglês Fixed Wrist), que na realidade é uma falha na articulação que deixa a mão do gerbil torta, sempre dura para cima. Ele anda apoiando o pulso no chão, ao invés da palma, e nunca irá mexer a mão para nada. Não existe como corrigir o problema e não é considerado uma doença, mas sim uma má formação que faz eles morrerem cedo, vivendo no máximo 2 anos.



O QUE É O FIXED WRIST?
É uma deformidade irreversível na pata dianteira do gerbil, sim, sempre acontece nas patas da frente. A articulação do punho endurece em um ângulo de 90º, deixando a mão torcida para cima. Um animal com a mão torta, jamais deve ser reproduzido, pois a falha será passada de geração à geração.

COMO ACONTECE O FIXED WRIST?
Por ser uma deformidade, ele pode acontecer por dois motivos:
  • Falha Genética: Quando a genética dos pais é fraca, resultante de cruzamentos consanguíneos ou de adultos com problemas genéticos. Lembre que nem todos os problemas genéticos são visíveis a olho nu, e ao cruzar um indivíduo problemático, os filhotes podem nascer com deformidades variadas.
  • Problemas durante a gestação: Se a mãe não tiver a alimentação correta, reforçada, com a ingestão de cálcio necessária e todos os nutrientes que precisa para formar os filhotes, vários problemas podem ocorrer. É importante que a fêmea seja saudável, que não esteja debilitada nem magra, para que os filhotes sejam formados da forma correta. O Fixed Wrist é apenas um dos problemas gestacionais que podem ocorrer. Os outros são basicamente: ausência de olhos, orelhas fechadas, rabo curto ou torto, ausência de patas ou dedos.

QUANDO O FIXED WRIST APARECE?
Ele sempre ocorre na formação do filhote no útero da  mãe, sendo assim, o gerbil irá nascer com o Punho Duro e ficar assim a vida toda. O filhote nasce aparentemente normal e alguns dias depois a mão fica torta para cima, configurando o Fixed Wrist. Não há nada que possa ser feito para reverter o quadro. Um gerbil adulto saudável, jamais irá "criar" o Fixed Wrist. Ou ele nasce com o problema ou ele nunca o terá.


CASOS DE FRATURA
Alguns casos são de pata fraturada. O punho quebra e conserta torto, calcifica com a mão para cima, muito parecido ao Fixed Wrist. Mas nesse caso não é a deformidade em si e o animal não possui falha genética ou má formação. Esse animal que apenas sofreu uma fratura pode reproduzir normalmente, mas é preciso ter certeza que o caso foi apenas de fratura! Fraturas de munheca ocorrem principalmente em adultos ou fillhotes desmamados. Se o animal apresentar esse problema ainda bebê, com certeza é um Fixed Wrist e não uma fratura.

Gerbil adulto com mão fraturada

NA HORA DE ESCOLHER SEU GERBIL
Sabemos que alguns criadores acham mentirosa a história de não poder cruzar gerbils parentes, principalmente se forem irmãos. Sendo assim, vários insistem em cruzar parentes e dizem "nunca aconteceu nada". O problema é que todos os filhotes de parentes vão ficando com a genética fraca e sujeitos a terem filhotes assim. Ao comprar um gerbil destes, filho de parentes, você pode reproduzí-lo com outro gerbil sem parentesco nenhum e mesmo assim nascer filhotes com falhas genéticas como o Fixed Wrist. Por isso a irresponsabilidade de um criador que vende casais de irmãos é tão grande. Ele não está prejudicando apenas os filhotes que nascem na casa dele, mas os filhotes que esses gerbils terão no futuro.

Nas Petshops eles também deixam todos os animais juntos reproduzindo e reproduzindo. É muito comum encontrar gerbils à venda com o problema do Fixed Wrist, por isso é importante olhar as mãos do gerbil antes de escolher! Se você pretende reproduzir, jamais pode pegar um esquilo da mongólia com esse problema. Se o animal for apenas para companhia, não tem problema nenhum, pois viverá normalmente. 


COMO VIVE UM GERBIL COM FIXED WRIST?
Infelizmente todos os gerbils que apresentaram o Punho Duro e foram relatados viveram pouco. Eles morreram de morte natural entre o 1º e 2º ano de vida. Enquanto um esquilo saudável vive de 3 a 5 anos, os com Fixed Wrist morrem prematuramente no auge da vida.

No mais, o gerbil vive praticamente normal, sem usar a mão afetada pelo Fixed Wrist. É um gerbil que vai andar um pouco diferente, apoiando aquele braço no pulso e sem segurar ração com aquela mão. No geral o animal não aparenta nenhum problema e até em fotos é difícil ver a deformidade. O único problema real é reproduzir um animal destes, que não devem cruzar jamais!

Gerbil adulto com Fixed Wrist

Aqui na foto é uma gerbila adulta minha, que recebeu o nome de "Mãozinha". Ela viveu apenas 2 anos, nunca teve problema para nada na vida. Andava normalmente e na hora de comer, segurava a ração com a mão boa, a esquerda. Repare na foto que a mão esquerda está no lugar correto, mas a direita está para cima, é a com Fixed Wrist. No meu caso, a Mãozinha nasceu com a deformidade do Fixed Wrist por ser filha de uma gerbila de petshop, provavelmente filha de gerbils consanguíneos. Mesmo cruzando a mãe com um macho de criação pessoal sem consanguineidade, a filhote nasceu com a mão deformada.

Gerbil adulto com Fixed Wrist

Texto: Vivian Roncon
Imagens: Gerbil Forum e Vivian Roncon