Própolis - Antiflamatório e Antibiótico natural

O própolis é um produto vindo das abelhas que possui imensos benefícios para os animais. Ele possui função Antiflamatória e até antibiótica para aves e roedores.

Quando seu animal tiver uma fratura, machucado, etc... Você pode dar própolis na água dele por alguns dias e ele com certeza irá se recuperar rápido. O própolis pode ser dado de duas formas, extrato ou spray.


___________________________________________

EXTRATO DE PRÓPOLIS 
1 gota no bebedouro por 1 semana.


O extrato de própolis é encontrado em qualquer farmácia. Ele é o própolis puro e forte. Por isso tem cheiro e gosto bem fortes também. 

Nos casos extremos você pode pingar uma gota de extrato de própolis em um pedaço de bolacha cream cracker ou pão e dar para o animal comer.

___________________________________________

PRÓPOLIS EM SPRAY
1 jato no bebedouro por 1 semana


Esses são mais gostosos por possuírem o mel, então os gerbils e as aves gostam mais dele. Procure um spray que tenha o menor número possível de ingredientes! Por exemplo, esse da foto tem apenas própolis, mel e água. Evite aqueles que possuem muitas coisas, como alho, hortelã, menta, romã, gengibre... 

Nos casos extremos você pode espirrar o spray em algum lugar e dar uma gota dele direto na boca do animal.

___________________________________________

O própolis não deve ser dado por mais de uma semana porque o animal precisa descansar e beber água limpa também. Após a semana de tratamento, se o animal ainda estiver ruim, você pode deixar ele alguns dias sem o própolis e repetir mais uma semana de tratamento.

Importante lembrar que é preciso trocar a água todo dia, já que o própolis estraga a água após 24h.


Texto e fotos: Vivian Roncon