Pesquise Aqui!

Custom Search

Respeite o Blog!

O conteúdo aqui encontrado foi escrito por mim, com base em muito estudo, conversa com criadores brasileiros e estrangeiros, consultas com veterinários e com especialistas em roedores e animais exóticos. Nos meus artigos eu passo um pouco da experiência que adquiri desde 2003 criando esquilos da mongólia, então não roube o meu material, pois isso é crime. O intuito aqui é ajudar os gerbils e seus donos! ^_^

Preparando uma caixa organizadora

Vou mostrar como eu faço as minhas caixas organizadoras! Primeiro a marca da caixa.... Eu só gosto de duas marcas:
- Bel Ordene / marca Ordene
- Wenbox / marca Wenco


Gosto dessas marcas porque elas têm muito espaço interno e sem nenhum desenho ou relevo que os gerbils possam roer. Se a caixa tiver qualquer o ondulação interna, os gerbils vão fazer um buraco ali e fugir.

As caixas da linha Bel Ordene são as melhores. Elas não são muito altas e por isso ocupam menos espaço. Em compensação, possuem muito espaço interno e são bem quadradas por dentro. Uma caixa de 30litros equivale a uma de 60litros de outras marcas. 

As caixas Wenbox da Wenco são vendidas pelos supermercados Carrefour e Extra. Eles vendem a caixa de 61litros.

COMO POR GRADE NA TAMPA DA CAIXA

Eu vou demonstrar com a minha caixa Bel Ordene. Primeiro você precisa de:
- A caixa a ser adaptada 
- Tela de galinheiro / Tela pinteira
- Braçadeiras de Nylon / Lacres 
- Estilete, tesoura, alicate e ferramentas para cortar e furar a caixa. 

Os lacres de plástico / braçadeiras de nylon e a tela de galinheiro, são comprados em lojas de construção. 


1- Faça um quadrado na tampa da caixa, do tamanho do lugar que você quer pôr a tela. Cuidado para não quebrar a tampa! Precisa ir devagar e com cuidado para não estragar.


2- Feito o buraco você deve fazer os furos onde irá prender a grade.

3- Corte a tela com uma sobra de pelo menos 2 dedos a mais de cada lado.


4- Comece a prender a tela nos furos da tampa pelo lado de dentro, com as braçadeiras de nylon. Dica: o lado serrilhado da braçadeira deve ficar para o lado de dentro quando você prender. 


5- Prenda todos os lados até a grade ficar bem esticada e segura.


6- Corte com uma tesoura ou alicate as sobras da grade. Lembre de não cortar muito perto de onde prendeu, porque a grade pode ir se desdobrando e soltar da tampa. Deixe pelo menos 1 dedo de sobra na tela.


7- Após cortar toda a sobra de tela, empurre as pontas de arame para não se machucar. 



9- Agora basta cortar a sobra das braçadeiras de nylon. Lembrando de deixar um dedo de distância antes de cortar.



COMO FAZER O FURO PARA BEBEDOURO

1- Primeiro você mede a altura do furo. Não pode ser muito baixo para não encostar na forração da caixa. Também não pode ser muito alto para os filhotes alcançarem. Eu meço 4 dedos de altura.


2- Faça o furo aos pouquinhos, com algum objeto pontiagudo ou com um ferro de solda. Vá aos poucos até caber o bico do bebedouro. Assim você evita fazer um buraco grande demais. O bico do bebedouro deve entrar abertado no furo.


PRONTO! CAIXA ORGANIZADORA ADAPTADA PARA TERRÁRIO 

Espero ter ajudado! Comprem a caixa de vocês com cuidado, porque se comprarem uma caixa com relevo interno, ela será destruída e você só irá perder dinheiro. Então procure com calma e faça sua caixa definitiva. 

É legal ter uma caixa pequena reserva para emergências! No caso de brigas e apresentações, você terá onde separar os gerbils. Sempre ajuda. 

A caixa precisa ter tampa, mesmo que os gerbils não alcancem ela. Lembre-se que eles pulam e em um momento de desespero podem pilar mais de 30cm. E também, saiba que a tampa da caixa está ali para proteger os gerbils do meio externo e de outros animais. 


 O bom é que as caixas podem ser empilhadas, organizando melhor seu espaço e podendo separar todos os filhotes por sexo.



Texto e fotos: Vivian Roncon