GerbilECia no Insta

Tentando conseguir Burmeses ou Siameses

Nas cidades onde os siameses e Burmeses existem, ninguém se preocupa muito em conseguir filhotes dessas cores. Aliás, se a pessoa cruza Burmeses e siameses com qualquer cor que tenha um gene colorpoint, provavelmente sempre terá esses filhotes em suas ninhadas... Mas onde eles não existem é bem difícil conseguir os primeiros. 


COMO CONSEGUIR UM GERBIL  SIAMÊS / BURMES
Eles têm uma genética que basicamente é:  
  • Barriga da cor do corpo "aa"
  • Dois genes colorpoint
  • Olhos pretos

Então para conseguir um filhote Burmes ou siamês, você precisa que os pais tenham barrigas recessivas com "a", que cada um dos pais tenha pelo menos 1 gene colorpoint (ou ch ou chm) e que pelo menos um deles tenha os olhos pretos. Feito isso, é só torcer muito para que nasça um filhote carregando as 3 coisas, barriga "aa", dois genes colorpoint e olhos pretos. Se por acaso der errado e o filhote pegar os dois genes colorpoint como chch, ele não vai ser nem siamês nem Burmes, será um himalaio.

CORES QUE TEM OS GENES NECESSÁRIOS 

Barriga aa:
Black, Sapphire, Dove, Nutmeg, Red Fox

Barriga Aa: Difícil descobrir 
Agouti, Argente, DEH, Yellow Fox, desde que tenham um dos pais ou filhote com barriga "aa". Só conhecendo os pais ou as ninhadas do gerbil de barriga "A" para saber se ele tem o "a" escondido.

Olhos P:
Black, Agouti, Nutmeg, Himalaio (tem olhos pretos que aparecem como vermelhos)

Genes colorpoint:
CH: Himalaio, Dove, Argente Cream, LCP Agouti
CHM: CP Agouti, Sapphire, Topaz
Indeterminado: PEW (ele tem dois genes colorpoint, mas não tem como saber quais são), Light Nutmeg, LDEH, Light Yellow Fox (eles são "Light" justamente por ter um gene C é um gene colorpoint, mas não dá para saber se o gene é o ch ou o chm. Apenas conhecendo os pais e os filhotes para descobrir)
Escondidos: Agoutis e Blacks podem ter um gene C é um gene colorpoint que você só descobre conhecendo os pais ou vendo os filhotes deles. Não existe diferença na pelagem e não tem como saber se é o ch ou o chm antes deles terem ninhadas.


CORES PROIBIDAS 
Existem 2 cores proibidas se você quiser conseguir filhotes de siamês ou burmes:
Lillac e Argente Golden: Essas duas cores são certeza de não terem nenhum gene colorpoint. Como você precisa cruzar dois adultos com gene colorpoint para que o filhote nasça com chchm ou chmchm, cruzar um Lilac ou Argente Golden sempre vai fazer filhotes C*. Nunca terão filhotes colorpoint.


BONS CASAIS
Sapphire x Black com gene colorpoint escondido
Dove x Black com gene colorpoint escondido
Sapphire x Himalaio com barriga "a"

A cor LCP Agouti é equivalente ao siamês com barriga "A". Se o LCP Agouti tiver barriga recessiva, Aa, é um ótimo exemplar para cruza.

A cor CP Agouti é equivalente ao burmes com barriga "A". Se o CP Agouti tiver barriga recessiva, Aa, é um ótimo exemplar para cruza.

---------------------------------------------------

Aqui em Brasília não existem nem siameses nem Burmeses. Mas eu já consegui os LCP e CP Agoutis. Como aqui já existem as cores de barriga aa, Blacks, Sapphires e Doves, agora só me resta tentar cruzar para conseguir essas novas corescolorpoint.

Nasceram dois filhotes em ninhadas diferentes e eu decidi formar um casal com eles! 
Fêmea CP Agouti
Macho Sapphire



NA MELHOR HIPÓTESE (fêmea com barriga Aa e olhos Pp)
Nascem Burmeses, CP Agoutis, Sapphires, Agoutis, Blacks e PEW

NA PIOR HIPÓTESE (fêmea com barriga AA e olhos PP)
Nascem apenas Agoutis e CP Agoutis

Só que, mesmo que acontecer a pior hipótese e só nascerem Agoutis e CP Agoutis eles vão me dar Burmeses no futuro porque todos terão barriga Aa e chm. Basta cruzar um desses filhotes com outro Sapphire, Dove ou black com gene colorpoint.


Não ficou um casal lindo? Estou ansiosa para separar eles e ver o que nasce dessa combinação.



Texto: Vivian Roncon