Até quando os gerbils reproduzem?

Muita gente tem dúvidas sobre o período reprodutivo dos gerbils e por isso resolvi fazer esse pequeno artigo. 


A regra básica é que as fêmeas entram na maturidade sexual antes dos machos! E automaticamente, param de reproduzir antes deles também. Elas possuem o período da menopausa, assim como as mulheres. Os machos continuam cruzando mas com poucos espermatozoides, dificilmente conseguindo emprenhar a parceira.


Fiz um quadro com o período reprodutivo dos esquilos da mongolia, comparando o início e o final das machos e das fêmeas.



FÊMEAS:
Quando fazem 65 dias elas costumam ter o primeiro cio. Não é aconselhável que elas cruzem nessa idade, mas se a fêmea estiver com um macho adulto, com certeza ela irá cruzar. É importante ressaltar que ela só vai cruzar se o macho for adulto! Se ela estiver com um macho da mesma idade, não vai acontecer nada porque ele ainda não vai ter interesse sexual nela.
Ao cruzar com apenas 65 dias, a fêmea ainda é uma bebezinha. Por mais assustador que pareça, não é pedofilia e geralmente ela não emprenha. A primeira gestação só vai acontecer depois de 1 mês quando a fêmea filhote tiver seu segundo cio e cruzar.
Geralmente entre 2 e 3 anos as fêmeas entram na menopausa e param de ser férteis. Algumas até permitem que o macho cruze com ela, outras ficam bem irritadas e começam a se esconder pelo terrário por não querer cruzar. Como a fêmea idosa já não tem libido e fertilidade, ela já aceita tranquilamente que outras fêmeas da colônia tenham cio e reproduzem.

MACHOS:
Eles chegam na maturidade sexual mais tarde que as fêmeas. Por mais que tenham fêmeas no cio ao lado de machos de 2 meses, eles não vão tentar cruzar porque não sabem o que é isso. Apenas quando chegam aos 3/4 meses é que os machinhos começam a se interessar por fêmeas no cio! O perigo de deixar filhotes machos com a mãe é que com 3 meses eles já podem tentar cruzar com ela e o pai, macho alfa, não vai permitir, entrando em uma briga feia com o filhote assanhado.
Os machos vão continuar cruzando a vida inteira. Sempre que estiverem com uma fêmea no cio, eles irão cruzar independente da idade. Mas a partir dos 3 anos de idade, o macho começa a ter pouquíssimo espermatozoide. Ou seja, ele vai continuar cruzando, mas a chance da fêmea emprenhar é bem pequena.



DICAS PARA FORMAR UM CASAL

É sempre legal pegar uma fêmea jovem, lembrando que com 2 anos ela pode estar na menopausa e muita gente vende animais velhos. Se você comprar uma fêmea adulta, nem sequer terá a certeza que ela ainda é fértil. 
Se você montar um casal de filhotes, é interessante que sejam da mesma idade ou que o macho seja alguns dias mais novo que a fêmea, para que ele não cruze quando ela tiver o primeiro cio. Dessa forma, o casal só começa a reproduzir a partir do segundo cio da fêmea, quando o filhote macho já vai estar na maturidade sexual.

Como exemplo, dou esse casal que estou formando com uma fêmea CP Agouti 15 dias mais velha que o macho Sapphire. Juntei a fêmea à ninhada do machinho e agora eles vivem juntos. Assim, quando o Sapphire desmamar é só separar os dois juntos como casal.



Texto e Imagens: Vivian Roncon