Branco ou Albino?

Branco. As pessoas acham que todo animal branco de olhos vermelhos é Albino e generalizam, mas não é assim. Vou fazer um apanhado completo para que vocês entendam o que é o albinismo e quando ele ocorre. Também vou falar especificamente dos esquilos da mongólia, pois eles são erroneamente chamados de albinos.


ACROMIA OU ALBINISMO
Albino é um ser que possui o albinismo, uma doença genética que enfraquece o animal. É um distúrbio congênito que deixa o animal sem (ou com quase nada) pigmentos na pele, pelos e olhos. Por isso, os albinos costumam ter olhos azuis ou vermelhos e o corpo branco ou levemente amarelado. Ele acontece porque uma enzima que produz a melanina fica com defeito e não produz o pigmento da forma correta. Quando o albinismo ou Acromia acontece, o ser recebe vários alelos de genes recessivos que são passados hereditariamente, de pai para filho. É um condição genética, interpretada como um defeito.O albinismo pode acontecer em todas as espécies de animais e até em vegetais que ficam com deficiência dos corantes característicos.

_________________________________________________________________________________
O albinismo é representado pelo gene c, que não existe  nos esquilos da mongólia! Os gerbils tem os genes C, ch e chm/cb, eles não possuem o gene c, que ao ser duplicado provoca o ser albino cc.
_______________________________________________________

TIPOS DE ALBINISMO
  • Oculocutâneo ou Completo- Olhos + pele. Seria o Albino total, com pele, pelos e olhos despigmentados. O gerbil PEW - Pink Eyed White não é um gerbil Albino, pois a genética lhe dá aquela cor sem que haja deficiência de melanina. Afinal, o gerbil branco pode ter genes dominantes (AA, EE, GG, DD...) e mesmo assim ser claro. Para um gerbil ser Albino ele precisa ter a genética toda recessiva.
  •  Ocular - Apenas os olhos sofrem a despigmentação. Isso acontece nos gerbils da cor Himalaio DTW, que tem olhos dominantes P*, mas que ficam de olhos vermelhos pela combinação dos genes chch. O DTW não é um gerbil Albino, mas sim um gerbil que sofreu um albinismo ocular.  
  • Parcial - A melanina é produzida apenas em alguns locais do animal ou vegetal. Como os seres colorpoint que possuem despigmentação no corpo, mas a presença de cor nas extremidades (focinho, patas, rabo.) Isso acontece com os siameses e silverpoints de todas as espécies. Não são animais albinos, mas sim animais que possuem um tipo de albinismo parcial. 

SERES ALBINOS E SEUS PROBLEMAS
Os genes recessivos e as enzimas funcionando da forma errada provocam vários problemas para o Albino, que fica frágil e sensível. O principal problema é com os olhos, que podem apresentar fotofobia (sensibilidade à luz), astigmatismo e nistagmo. A pele, sem melanina, fica e se machuca muito fácil. O Albino é mais suscetível à doenças de pele, câncer melanoma e queimaduras por sol. 
O albinismo é um distúrbio e pode ser considerado uma doença hereditária recessiva. Quem tem albinismo é mais fraco, sensível e com baixa resistência à outras doenças.

Os animais albinos não sobrevivem muito tempo na vida selvagem, por causa da sua debilidade aos raios solares e porque a falta de coloração na pelagem os identifica facilmente, quer para suas presas, quer para seus predadores. O animal que possui albinismo não consegue se camuflar para caçar ou se esconder, além de enxergar mal.
Dessa forma, o único modo de fazer um animal Albino sobreviver é em cativeiro, já na natureza os albinos morrem muito rápido por todos esses problemas. É para mantê-los vivos que eles são levados à zoológicos, afinal, lá eles terão comida sem precisar enxergar bem ou se camuflar, além de não serem vítimas de outros predadores. 

O albinismo pode acontecer em todas as famílias, espécies e raças de animais. Homens da raça negra podem ter albinismo e ficar brancos com olhos azuis e todos os pelos loiros.O albinismo é hereditário, e transmite-se de três formas distintas:
- Autossómica recessiva
- Autossómica dominante
- Ligado ao cromossomo X, afetando apenas seres do sexo masculino.
CONCLUSÃO SOBRE ESQUILOS DA MONGÓLIA
Os gerbils albinos então são bem raros de serem encontrados. Seriam aqueles que possuem os genes chch no alelo C e um conjunto de genes recessivos nos outros alelos. Apenas estes gerbos, totalmente recessivos e com chch, são considerados gerbils albinos.
Mas os gerbils brancos da cor PEW ou BEW (quando possuem chch), os Himalaios / DTW, os siameses e burmeses, bem como os demais CP ou LCP de diversas cores, sofreram a ação de um albinismo. Ou um albinismo parcial ou apenas o albinismo ocular. Então não são albinos, apenas sofreram um ação de albinismo em determinado ponto.


Texto: Vivian Roncon
Fonte Auxiliar: Wikipedia