Pesquise Aqui!

Custom Search

Respeite o Blog!

O conteúdo aqui encontrado foi escrito por mim, com base em muito estudo, conversa com criadores brasileiros e estrangeiros, consultas com veterinários e com especialistas em roedores e animais exóticos. Nos meus artigos eu passo um pouco da experiência que adquiri desde 2003 criando esquilos da mongólia, então não roube o meu material, pois isso é crime. O intuito aqui é ajudar os gerbils e seus donos! ^_^

Como fazer Carefresh ou Hamster Bedding caseiro

O carefresh, também conhecido como hamster bedding, é uma forração de papel higiênico, muito famosa fora do Brasil, mas que infelizmente não chegou ainda aqui. Então, como não podemos comprar o carefresh pronto, o jeito é fazer o caseiro mesmo! Ele serve para esquilos da mongólia e para os hamsters, que possuem problemas em utilizar certos tipos de forração.

Esse tutorial foi feita pela Balou Tuzuki e cedido para o Gerbil e Cia Blogspot! Espero que gostem e consigam fazer para seus roedores. 

 ~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


Passo 1 - Separando o material necessário. Você vai precisar de:
- Uma bacia
- Papel higiênico
- Corante alimentício (opcional)
- Água
  
~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


Passo 2 - Os vídeos que vi falam para picotar o papel em pedacinhos. Mas estava com preguiça e só puxei o rolo todo. Deu certo.
~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


Passo 3 - Ferva água e coloque na bacia com papel higiênico. Coloque um pouco de água fria antes, para evitar derreter sua bacia.
  
~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


Passo 4 (passo opcional do corante) - Após 5 minutos que você colocou a água, misture o corante, algumas poucas gotas é o suficiente. Lembre que quanto menos corante, melhor. Existe a versão corante em gel que é bem mais concentrado e melhor opção. Uma quantidade muito pequena vai colorir bem. Com uma colher de pau (limpa, sem resíduos), misture tudo. Nesse momento o papel já vai ficar todo picadinho. Deixe por 30 a 40 minutos agora.
  
~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


Passo 5 - Com uma peneira retire o excesso de água. Jogue na mão a "massa de papel" e aperte bem para tirar o máximo de água que conseguir. *Use luvas nesse procedimento, ficar com a mão colorida é esquisito.

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


Passo 6 - Depois de tirado o excesso de água, vai ficar mais ou menos como na foto. Agora é hora de "esfarelar". Quebre as bolinhas com as mãos até pedaços pequenos. *TRUQUE - sabe quando você vai fazer bolinhas de massinha de modelar? Então, fazendo esse mesmo movimento, com as mãos unidas e esfregando uma com a outra, você consegue esfarelar mais rápido e com mais eficiência, além de cansar menos os dedos.
  
~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


Passo 7 - Esfarelado tudo, deixe secar ao sol. Eu sou preguiçosa, já notaram lá no passo 2, né? Então levei ao forno, em fogo médio. O tempo vai variar conforme a potência de cada forno, o meu foi mais ou menos 45 minutos. Lembre-se de, nesse tempo que tiver no forno, mexer com a colher de pau, para evitar queimar os de baixo e continuar molhado os de cima.
~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


Passo 8 - Retire do forno e espere esfriar totalmente. Verifique se está seco mesmo (pegue um punhado com a mão e aperte, se sentir uma pequena umidade, volte ao forno). Na foto, nota-se que eu deixei queimar! Hahahaha
~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


Pronto! Pode botar para seu gerbil/hamster. Veja eles cavando e se divertindo. Se for em gaiola, veja também voando para todos os lados! Hahaha
*Na foto tem uma quantidade de 3 rolos de 50 m. 


Tutorial e fotos: Balou Tuzuki