Pesquise Aqui!

Custom Search

Respeite o Blog!

O conteúdo aqui encontrado foi escrito por mim, com base em muito estudo, conversa com criadores brasileiros e estrangeiros, consultas com veterinários e com especialistas em roedores e animais exóticos. Nos meus artigos eu passo um pouco da experiência que adquiri desde 2003 criando esquilos da mongólia, então não roube o meu material, pois isso é crime. O intuito aqui é ajudar os gerbils e seus donos! ^_^

Casal Black X Sapphire (última ninhada)

CASAL REPRODUTOR
Macho Sapphire Ian
Fêmea Black Morgana




O histórico de ninhadas do casal foi o seguinte:
- 1ª ninhada: 3 filhotes ( todos morreram ) - Black e Sapphire, Dove ou PEW 
- 2ª ninhada: 3 filhotes ( dois morreram ) - Black e Sapphire 
- 3ª ninhada: 2 filhotes - Black e Lilac
- 4ª ninhada: 4 filhotes
Infelizmente, há duas semanas o macho Sapphire morreu de velho e deixou a femea black viúva e gravida. Por isso, essa é a última ninhada do casal.

NASCIMENTO DOS FILHOTES: 08/03/2015

1 DIA - 08/03/2015
4 filhotes: 2 de olhos vermelhos e 2 de olhos pretos 

Um dos filhotes foi mordido no focinho pela femea jovem que faz companhia à mãe deles. Ela mordeu e puxou, tentando arrancar um pedaço. Por sorte, ela não tentou de novo e acho que só queria descobrir se eles eram comida. 

Filhote atacado: 


2 DIAS - 09/03/2015
Os escuros já provam que serão blacks. Os de olhos vermelhos parecem ser lilacs.

Hoje já aparece melhor a marca da mordida no filhote. Um pedaço quase foi arrancado e fez um corte que passa por baixo da narina e vai até o outro lado do focinho. O machucado foi muito feio, sangrou muito na hora e a carne ficou levantada. Não sei se ele está conseguindo respirar e mamar direito. Espero que sobreviva.

Filhote atacado:


3 DIAS - 10/03/2015
Os filhotes estão bem e a mordida está cicatrizando.


Filhote atacado:


4 DIAS - 11/03/2015
O filhote atacado está menor que os irmãos. Não sei se ele está conseguindo mamar direito com o machucado no focinho. Ele estava muito magro e por isso eu dei leite na boca dele para que não desnutrisse.




Filhote atacado:


5 DIAS - 12/03/2015
Confirmado 2 blacks e 2 lilacs. Após tomar o leite na boca ontem, o filhote mordido cresceu um pouco e voltou a mamãe sozinho. Ele continua atraso perto do desenvolvimento dos irmãos. Mas tem leite na barriga e está gordinho de novo.


O machucado do filhote está com cascão seco e o corte que passava até o outro lado do focinho sumiu.

Filhote atacado:


6 DIAS - 13/03/2015
O filhote mordido está crescendo e quase está do tamanho dos irmãos já.


O cascão do machucado caiu e quase não ficou cicatriz nenhuma! A regeneração deles é mesmo ótima.

Filhote atacado:


7 DIAS - 14/03/2015
Aparentemente são 4 femeas, mas só com 10 dias eu vou confirmar os sexos.


Filhote atacado: 


8 DIAS - 15/03/2015
Ainda não sei o sexo dele, mas parecem ser 4 femeas. 


Bati uma foto diferente para mostrar a genitália dos filhotes. Os machos costumam ser mais inchados que as fêmeas. Se algum ai for macho, seria o primeiro ou o último.


Filhote atacado:


10 DIAS - 16/03/2015
Todos bem.


Parece que o filhote mordido ficou com uma das narinas ruins. Na foto não apareceu bem, a narina esquerda tem o furinho, mas é mais fechado. Espero que ele consiga respirar direito.

Filhote atacado:



11 DIAS - 17/03/2015
Aparentemente são todas femeas mesmo. O filhote mordido ainda não sei o sexo, porque como ele está com desenvolvimento atrasado, ainda não ficou visível tetinhas ou glândula de odor. Ele está bem menor que as irmãs.


Filhote atacado:



12 DIAS - 18/03/2015
Pelagem completa e brilhosa dos filhotes grandes! Acho que o filhote mordido está sendo rejeitado pela mãe, ou apenas não consegue mamar direito.


Filhote atacado: 



13 DIAS - 19/03/2015
Estão muito espertos e gordinhos. Apenas o atacado está magro e pequeno. Ele emagreceu muito de ontem para hoje e por isso eu o amamentei com pincel novamente.



A Costa do filhote está com uma falha de pelos faltando nascer. Tudo indica que seja por subalimentação, nível de desnutrição do bebê. No rosto, não ficou praticamente cicatriz nenhuma.

Filhote atacado:



14 DIAS - 20/03/2015
O filhote mordido, apesar de estar tomando leite pelo pincel comigo todos os dias, acabou morrendo. Eu tentei de todas as formas mantê-lo vivo, mas ele era muito fraquinho e não conseguiu. Uma pena, mas agora ficaram apenas as 3 fêmeas, duas Blacks e uma Lilac.


15 DIAS - 21/03/2015
As meninas não páram 1 segundo! Difícil fotografar já.



16 DIAS - 22/03/2015
Logo logo elas vão abrir os olhos. Já correm pela caixa e mordem a ração.



18 DIAS - 25/03/2015



Texto e fotos: Vivian Roncon