Gerbil Idoso - Tudo o que você precisa saber

Como em todos os animais, os gerbils também envelhecem e começam a ter um rotina diferente dos jovens. Atitudes comuns de gerbils idosos são:

- Dormir o dia todo
- Deixar você pegar mais fácil
- Não usar rodinha ou tubos
- Comer demais ou de menos
- Engordar ou emagrecer
- Beber muita água
- Ter secreção e acordar com os olhos grudados
- Ter calos nas patas e testículos
- Ter secreção no focinho

Castiel - Dove Collared


TEMPO DE VIDA

Os esquilos da mongólia vivem até os 4 anos. Então com 3 ou 4 anos o gerbil já é considerado idoso.
Eles podem passar disso, chegar aos 6 anos de idade, mas é bem raro. É mais comum acontecerem casos de gorbos cm 6anos+ fora do Brasil, já que aqui não temos forração nem ração própria para eles e automaticamente a vida em cativeiro fica prejudicada, fazendo com que vivam menos.

Jezebel - Dove Collared e Jake - Topaz Pied


CALOS DE VELHICE

Os calos aparecem principalmente nos gerbils claros. O lugar onde eles encostam muito, de tanto roçar faz o calo. Por isso as patas e o testículo são os principais lugares para o calo aparecer, mas se o gerbil tiver o costume de dormir sempre de lado, o calo pode aparecer na coxa dele! Gerbils que vivem pisando em grade podem machucar as patas, por isso os todos eles precisam ter uma superfície lisa para pisar! O fundo da gaiola ou os andares encapados com plástico. Se não conseguir encapar, coloque pedras chatas e azulejos para que o eles possam descansar as patas em cima.

Essas são as patas traseiras do Castiel, com calos vermelhos.


O pelo do lugar cai e a pele fica mais grossa e vermelha. Aqui uma imagem mais de perto das calosidades. Pode chegar a formar cascão.


Esse aqui é o Jake, meu Gerbil mais velho, já tem 4 anos e meio. Ele tem os calos da idade também.


Nos gerbils de cor escura a marca pode aparecer apenas como uma falha na pelagem.


OLHOS GRUDADOS E SECREÇÃO OCULAR

É a famosa remela que todo mundo conhece, só que não aparece apenas quando eles acordam, acontece com bastante frequência quando o gerbil é velho. A lágrima do esquilo da Mongólia, assim como a secreção nasal, é um líquido vermelho que parece sangue. (Parece mas não é!)

Quando o gerbil tem alergia de serragem, ou de papelão picado, é comum que apareça essa lágrima além do focinho com secreção vermelha. Mas nos gerbis idosos, não é sempre provocado por alergia!  Neles é comum aparecer secreção nos olhos quando ficam menos ativos ou começam a dormir demais.

Esse é o olhinho do Jake com a remela vermelha para que você entenda a aparência da secreção ocular.


Quando você ver uma secreção vermelha ou branca nos olhos do seu gerbil, pegue ele na mão e passe um dos dedos de leve para retirar. Você pode molhar o dedo com água ou soro fisiológico se estiver difícil de tirar a remela. Mas é importante limpar! Porque essa secreção nos olhos fica seca e cola os cílios e as pálpebras do animal, deixando o olhos grudados. Ai você vai ver que o gerbil acordou e está andando pela caixa / gaiola com 1 ou os 2 olhos fechados. 

Esseé o Jake novamente, com o olho esquerdo grudado. Ele tem secreção sempre e apenas nesse olho! Dá pra ver a lágrima vermelha nos cílios e pálpebras dele.


Quando o gerbil estiver com o olho grudado, você deve umedecer o seu dedo em água ou soro fisiológico e passar (com cuidado) na pálpebra colada dele. Molhe os pelos com secreção seca, espere um pouco pra água amolecer a secreção e depois passe o dedo para descolar! O gerbil deve abrir o olho e pronto.

Em gerbils idosos você deve olhar diariamente se está se formando a remela e limpar! É importante limpar para evitar que ele grude o olhinho, porque é mais difícil desgrudar depois que a secreção seca. Olhe sempre para ver se ele está com os olhos limpos e desgrudados, e para ver se o focinho está vermelho ou não. Se estiver, você também deve limpar! Vou falar do focinho agora.

FOCINHO / NARIZ VERMELHO

A primeira impressão que os donos tem é que o gerbil está com o nariz sangrando! Mas calma, como eu já disse, não é sangue e vermelho é a cor natural da secreção. Essa secreção vermelha no focinho aparece quando o esquilo da Mongólia está com alergia da serragem, areia de gato ou papelão, mas nos gerbils idosos ela pode aparecer sem ser provocada pela alergia. Funciona da mesma forma que a secreção ocular, é sintoma de alergia ou de velhice, sendo que no gerbil com alergia a secreção é bem mais forte!

Aqui tem um gerbil de 4 anos e dá pra perceber que o focinho dele está vermelho.


Mas como ele é um gerbil idoso, apesar de estar com o focinho "sangrando" ele está bem. Só é importante observar se a secreção vai ficar muito forte, pois mesmo sendo velho ele pode pegar uma alergia! 

Esse é o JAKE, que além de ter o problema da secreção nos olhos, sempre fica com nariz vermelho quando rói papelão. Chega a fazer crosta de tanta secreção.


Quem tem gerbil velho deve pegar ele todos os dias para olhar. Se estiver com secreção no focinho você deve passar seu polegar para limpar! Eu passo o polegar seco, pois não quero atrapalhar a respiração do animal com um dedo úmido... Lavar o focinho do esquilo está completamente fora de questão, ok? Ao passar o dedo em um focinho com secreção, você vai ver que vai ficar uma marca vermelha na sua pele idêntica à sangue. Tome cuidado ao limpar, pois eles não gostam que se esfregue o nariz deles e seu dedo vai estar bem ao alcance dos dentes. Mesmo gerbils mansos podem tentar morder durante a limpeza do focinho!

Isso depende muito de animal para animal. Os meus ficam mais calmos quando eu uso o próprio dedo para limpar, mas se não der certo com o seu, você pode usar um pedaço de algodão, gaze, papel higiênico ou cotonete!

Após limpar o gerbil, o focinho dele fica mais ou menos assim, como o do Castiel gordinho.



OBESIDADE E VELHICE

Não são todos os gerbils que engordam! No geral eles têm uma absorção diferente dos nutrientes e alguns podem engordar enquanto outros podem emagrecer. 

Tenho um gerbil de 4 anos que tem o corpo normal, apesar de odiar a rodinha! Esse é o Jake descansando na caixa reserva enquanto eu limpo a caixa principal dele. E isso na caixa é ração extrusada, ok? Hehe

Jake - Topaz Pied
Jake - Topaz Pied

No geral eles não gostam muito de fazer exercício ou esforço quando chegam na idade madura. Então se o gerbil ficar magro ou com a aparência normal (como o Jake), você só precisa reforçar a alimentação com uma ração extrusada boa, sementes e vegetais. Mas se o gerbil engorda, ai é mais perigoso, pois ele não irá fazer exercício para queimar essas calorias!

Esse é o Castiel obeso. Repare que ele tem os ombros altos e umas gordurinhas na parte debaixo do corpo!

Castiel - Dove Collared


Para que o esquilo da Mongólia velho emagreça, você pode melhorar a alimentação, retirando qualquer coisa gordurosa da dieta dele e dando coisas de baixas calorias. Se ele não usar a rodinha de jeito nenhum, uma boa opção é o Globo de exercicio, que pode ser usado no suporte ou solto pela casa! Eu só uso os globos nesses casos de emagrecer gerbils obesos!

Tenho dois gerbils obesos atualmente, o Castiel e a Jezebel, ambos na cor Dove. Como o Castiel estava maior (quase não dá pra segurar ele!) retirei da caixa em que vivia, coloquei em uma gaiola com tubos e rodinha e coloquei ele de dieta! Ele até emagreceu um pouquinho, mas ainda falta muito! Olha a foto do Castiel hoje:

Castiel - Dove Collared

Já a Jezebel, nunca conseguiu emagrecer nada... Ela continua uma gordinha fofa que pode morrer do coração a qualquer momento.

Jezebel - Dove Collared
Quando estão perto da morte, os gerbos idosos podem começar a emagrecer muito. Ficando literalmente pele e osso. Aí, a ração deles deve ser melhorada com vitaminas e carboidratos (bolacha cream cracker integral).


O PÊLO DESGRENHADO / BAGUNÇADO

Os gerbils velhos costumam ter preguiça de se limpar e se arrumar como fazem os jovens. Como consequencia disso, eles podem ficar com o pelo bagunçado, desgrenhado ou meio oleoso. Também é comum que apareçam as manchas amareladas de xixi no bumbum e nas patas traseiras deles. A única coisa que se pode fazer é tomar cuidado para não dar muita semente oleosa para eles e dar pó para banho frequentemente.



GLÂNDULA DE ODOR GRANDE

A glândula de odor, protuberância amarelada e rugosa que fica no meio da barriga dos gerbils, costuma crescer e ficar mais inchadinha nos gerbils dominantes e machos. Quanto mais o gerbil esfrega a glândula nas coisas para deixar o seu cheiro, mais ela se desenvolve e cresce. Obviamente o gerbil idoso que esfregou muito sua glândula de odor pelas gaiolas, caixas, aquários, e que já tinha sua glândula bem desenvolvida, terá uma glândula enorme na velhice. Ela fica do tamanho de uma unha de humanos, bem amarela ou amarronzadas, bem rugosa e o pelo em volta dela costuma ser bem amarelo ou manchado de óleo. Não pode lavar a glândula e o ideal é nem mexer! Só olhe para ver se existe a presença de alguma inflamação (pus, pele vermelha, sangue...). Se só estiver sujo, de pó de cálcio para banho com frequência que melhora um pouco.


DENTES CRESCEM DEMAIS

Quando o gerbil fica velho, já não se dedica tanto a roer e com isso desgasta menos os seus dentes. Como em todos os roedores, se não desgastar os dentes, estes crescem sem parar. Por tanto, é bem comum ver um gerbil velho, que já não rói como antes, ter problemas de dentição. É preciso ficar sempre de olho se os dentes estão do tamanho certo, ou se estão furando o céu da boca, gengivas e lábios. Sempre repare se o gerbil idoso está comendo corretamente ou se apresenta dificuldade. Se os dentes estiverem muito grandes, você precisa levá-lo para um veterinário aparar.



BRIGA ENTRE GERBIL JOVEM E IDOSO

Quando o gerbil dominante fica idoso e aparece um gerbil mais novo do que ele, esse jovem vai brigar com o idoso para assumir a liderança da dupla ou da colônia. Isso acontece em diversas espécies de animais na vida selvagem. Ou o gerbil velho vai aceitar a briga e lutar até a morte com o gerbil novo, ou o idoso vai aceitar que já não serve mais para liderar o grupo, vai apanhar e irá fugir. Se a gaiola for grande, o idoso irá se isolar e depois que os ânimos estiverem mais calmos ele volta ao convívio do gerbil jovem, novo chefe. Se a gaiola for pequena, mesmo que o gerbil velho queira fugir para deixar a dominância com o gerbil jovem, ele não vai conseguir e acabará apanhando mais, podendo morrer.

Isso aconteceu entre um macho Sapphire meu, de 3 anos e meio, e um filhote de apenas 2 meses. O filhote decidiu que queria a dominância da caixa e brigou com o pai, que não revidou o ataque. O Sapphire idoso saiu machucado e o filhote sem nenhum arranhão.


Esse machucado na bochecha dele, na verdade é uma área sem pelos. Ele não teve a pele furada pelos dentes do filhote, mas o pelo foi arrancado e a pele ficou muito irritada e com pontinhos de sangue. Ele estava no tecido, porque estava tão estressado que queria morder. E SIM, qualquer animal machucado fica agressivo e pode atacar o dono.


Nessa segunda foto dá para ver a pele sem pelos e machucada. Ela ficou muito vermelha e irritada. Na hora que vi me assustei e fiquei com medo dele estar mais machucado ainda... Porque como ele estava nervoso, não me deixou olhar direito.


Mas assim que eu separei o filhote, ele já conseguiu relaxar um pouco e dormiu. Nos dias seguintes à lesão melhorou muito rápido e logo não dava nem para ver que ele estava machucado. Abaixo tem as fotos de 4 dias, sendo o primeiro o dia do ataque.


E foi com muita tristeza que o Iam Somerhalder (Sapphire) morreu semanas depois. Ele simplesmente morreu sem nenhum sintoma de problema ou causa. Me restando apenas a conclusão de que morreu pela idade, tinha 4 anos. Ele morreu mas deixou 3 lindos filhotes desmamando e a viúva grávida. Aqui tem um vídeo de quando encontrei ele morto na caixa. Os gerbos no Brasil costumam morrer de velhice com 3, 4 anos. Podem passar disso mas é raro.



E esse é o Castiel, que antes era gordinho, mas que agora é um vovô super magro com 6 anos e meio.


Texto, Fotos e Vídeo: Vivian Roncon