Pesquise Aqui!

Custom Search

Respeite o Blog!

O conteúdo aqui encontrado foi escrito por mim, com base em muito estudo, conversa com criadores brasileiros e estrangeiros, consultas com veterinários e com especialistas em roedores e animais exóticos. Nos meus artigos eu passo um pouco da experiência que adquiri desde 2003 criando esquilos da mongólia, então não roube o meu material, pois isso é crime. O intuito aqui é ajudar os gerbils e seus donos! ^_^

Gerbil Black Heterozigoto Pp - Artigo por Maicon Gonçalves Souza

Vou colocar aqui um artigo que o Maicon G. Souza fez e cedeu ao blog Gerbil e Cia. Ele foi feito para ajudar os criadores e tutores a diferenciarem os gerbils da cor Slate dos Black Heterozigotos, que ficam mais claros que os Blacks comuns. Você não sabe se seu esquilo da mongólia é Black ou Slate? Nesse artigo você vai aprender mais sobre a genética deles e como reconhecer as diferenças de cada cor! Espero que gostem ^_^
 Texto: Vivian Roncon

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 
DIFERENÇAS ENTRE SLATE, BLACK E BLACK HETEROZIGOTO
Por Maicon Golçalves Souza

1 GERBIL BLACK X SLATE
Identificar gerbils Slates é sempre um desafio pelo fato de serem muito parecidos com os Blacks. Porém existem algumas pequenas diferenças que podem nos ajudar a classificar e diferenciar um Slate de um Black.

O primeiro fator fenotípico, não muito fácil de perceber, é a coloração. Os Slates são pouca coisa mais claros que os Blacks, só conseguimos identificar por esse primeiro quesito pondo um gerbil Black homozigoto ( dominante para cor dos olhos - PP e para o lócus Colorpoint - CC ) ao lado de um gerbil Slate

Outro fator fenotípico do Slate é o subpelo, que possui uma coloração mais clara do que o pelo superficial ( raiz clara + pelo escuro ), enquanto os Blacks possuem o pelo com uma coloração homogênia ( raiz escura + pelo escuro ).

Imagens: Gerbil Forum

Figura1: Imagens retiradas do Gerbil Fórum. Gerbil Black na esquerda e Slate na direita. Os Slates são mais claros que os Blacks simplesmente pelo fato de possuirem um par de genes recessivos a mais, o “gg”, que dá esse tom de preto meio prateado na pelagem. 


Imagens: e-Gerbil

Figura 2: ( Imagens retiradas do e-Gerbil ). Na figura podemos notar melhor as diferenças fenotípicas do Black e do Slate. Pelagem, olhos, subpelo e unhas.


1.1 GERBIL BLACK HETEROZIGOTO
Muitos gerbils Black são confundidos com Slates por serem heterozigotos. Estudos genéticos comprovam que os gerbils Blacks heterozigotos com o seguinte código genético “aaCchG-E-Pp” são mais claros do que gerbils Black homozigotos “aaCCG-E-PP”, se aproximando levemente da mutação Slate, mas ainda possuindo as características dos Blacks, com o subpelo da mesma cor que o pelo superficial.


1.1.2 GERBIL BLACK HETEROZIGOTO + GENE Sp+


Como vimos no tópico anterior, gerbils Blacks heterozigotos para o gene colorpoint ( Cch )  e para o gene que determina a cor dos olhos ( Pp ) são mais claros que os homozigotos ( CCPP ). Mas é possível que um gerbil Black clareie sua pelagem ainda mais podendo chegar a coloração do Slate. Isso ocorre porque o gene Sp+, que é responsável pelas marcações brancas nos gerbils malhados, também atua como um clareador na coloração da pelagem, principalmente nas extremidades e laterais. 

Imagens do arquivo pessoal de Maicon G. Souza

Figura 3: Esse é o Frajola, um gerbil Black heterozigoto Sp+ com 6 meses. Como podem ver o meio das costas é um pouco mais escuro que as extremidades e as laterais, reparem também que a coloração da lateral do rosto e da parte traseira do corpo é bem mais clara que a do resto.



2 CONSIDERAÇÕES FINAIS


Então, com base nessas informações conseguimos concluir que o fator genético influencia muito na coloração do gerbil Black e que, se não tivermos um Slate para fazer a comparação das cores, a identificação pode se tornar ainda mais difícil. Conhecer os antecedentes e irmãos do gerbil também pode ajudar muito na hora de identificar a mutação dele. 





Escritor do Artigo: SOUZA, Maicon Gonçalves
Fonte das Imagens:
E-Gerbil - egerbil.com