GerbilECia no Insta

Casal Black x Sapphire - ninhada

CASAL REPRODUTOR
Macho Sapphire Ian
Fêmea Black Morgana

Esse casa, está na 3ª ninhada, porém a Morgana cuida super bem dos filhotes mas não tem leite suficiente. Desde a primeira ninhada eu estou dando vitaminas e alfafa para ela, para tentar aumentar a produção de leite dela. 
O histórico de ninhadas foi o seguinte:
- 1ª ninhada: 3 filhotes ( todos morreram ) - Black e Sapphire, Dove ou PEW 
- 2ª ninhada: 3 filhotes ( dois morreram ) - Black e Sapphire 
- 3ª ninhada: 2 filhotes 
Esse é o machinho Sapphire que sobreviveu da 2ª ninhada da Morgana. E olha que ele só sobreviveu porque foi adotado por outra femea! Os filhotes dela morrem sem conseguir mamar. Mas o bom é que ele era Sapphire mesmo e não Lilac.



O macho pai das ninhadas é um Sapphire, que logicamente tem o gene Cchm. Só o fato de cruzar com ele já justifica terem nascido dois sapphires dela. Mas o problema é que com essas cores de filhotes nunca descobri  qual a genética C da Morgana. Se ela é uma femea black com CC, Cch ou Cchm. Mas o macho Sapphire tem genetica Ee e a irmã da Morgana também tem. Então tenho esperanças que a Morgana seja uma femea black com genética Ee. E ela tem olhos Pp, pois sempre nascem filhotes de olhos vermelhos.

O cálculo da genética do casal, colocando a femea como uma black com CC (espero que não sem CC hehe) ficou da seguinte forma:



Filhotes possíveis com a fêmea CC:
- Black 
- Lilac
- Sapphire
- Nutmeg
- Light Nutmeg
- Red Fox
- Light Red Fox

Se a Morgana for Cch, eu tenho como conseguir muitas cores! Entre elas, o meu siames tão planejado. Se a Morgana for Cchm eu consigo burmeses. E em qualquer um dos casos posso ter PEW e DTW - Himalaio.

_____________________________
NINHADA SAPPHIRE X BLACK
Nascimento: 18/12/2014                  

Essas são imagens dos filhotes recém nascidos, um de olhos pretos e um de olhos vermelhos.



Estudando a genética do casal, com a femea sendo CC (pior genética possível) já vimos a possibilidade de cores: Black, Lilac, Sapphire, Nutmeg, Red Fox. As cores estão macadas aqui na calculadora, sendo amarelo os de olhos vermelhos e de roxo os de olhos pretos.



Filhote escuro:
Então o filhote de olhos pretos só pode ser black, por não existir outra opção (O Nutmeg é completamente diferente! E seria o único com olhos pretos além do Black.) 

Filhote claro:
Dentre as cores de olhos vermelhos temos apenas Lilac. Sapphire e Red Fox. 

_____________________________
NINHADA SAPPHIRE X BLACK
Nascimento: 18/12/2014                 


1 DIA: 
Já é possível observar que um filhote será Black e o outro tem olhos vermelhos




2 DIAS:
Os filhotes já ficam um pouco mais desenvolvidos aos 2 dias de vida. O escuro se confirmou Black e o claro começou a acinzentar na costa.



3 DIAS:
A costa do filhote claro, bem na altura dos ombros, começou a ficar um pouco mais escura que o resto do corpo. Tudo indica que ele é um Lilac, pois os sapphires não escurecem assim.




4 DIAS:
Agora começa a querer sair o pelo. O filhote claro continua com o corpo acinzentado, mas os pelos que começaram a sair são meio amarelos! E não é mancha de xixi ou de comida. Pode ser que o filhote continue sendo um Lilac se esse pelo amarelado voltar ao cinza... O pelo fica bem visível na nuca e na testa do filhote. Os bebês ficaram um pouco magros hoje... Mas dei bastante extrusada de alfafa e couve para a mãe ter um pouco mais de leite!




5 DIAS:
O pelinho já está saindo e os filhotes ficam com essa espécie de descamação da pele! Algumas pessoas se assustam com isso, mas é normal! É a pele morta saindo com o pelo que esta empurrando para baixo. Ai parece que o filhote tem caspa ou penugem hehe E o filhote cinza continua cinza. Ele é muito pouco mais escuro que o pai, que é Sapphire. 




6 DIAS:
Muita gente não sabe, mas antes mesmo das tetinhas nascerem nas fêmeas, quando os filhotes tem 10 dias, já da pra saber o sexo deles olhando a genitália. A femea tem o órgão bem pequeno e próximo ao anus, enquanto o do macho é inchadinho, maior e um pouco mais pra cima. Ou seja, o Black é femea e o cinza é macho.




7 DIAS:
A cor veio e vez e eu continuo na dúvida se o filhote é Lilac ou Sapphire. Acho ele claro pra Lilac... Ele pode se um Sapphire normal e o pai dele ser um Sapphire clareado, já que na minha criação eu tenho gerbils claros de várias cores. Eu acho que o bebê é Sapphire, porque os Lilacs são mais escuros inclusive nos pezinhos.




8 DIAS:
O filhote cinza esta escurecendo.



9 DIAS:
Confirmado um Lilac!




10 DIAS:
Mãozinhas brancas lindas do Black.



11 DIAS:




13 DIAS:




15 DIAS:



18 DIAS:




21 DIAS:
Abrindo os olhos e começando o desmame.




25 DIAS:
Desmamados e prontos para irem para uma nova família.




Aqui tem a mãe com os filhotes! Essa é a Morgana.





_________________________
Texto e Fotos: Vivian Roncon