Comprou com o sexo errado? Achou que era dupla, mas era casal?

Comprar ou adotar Gerbil com sexo errado, pegar macho jovem achando que é fêmea, pegar casal achando que é dupla do mesmo sexo, ser enrolado ou cair na lábia de vendedor de petshop que só quer vender... Errar o sexo do gerbil filhote.

Essa é a coisa mais comum que pode acontecer! Não se sinta enganado nem burro! 90% de todos os criadores experientes de esquilo da mongólia hoje, já passaram por isso um dia. Mas calma, como isso acontece muito, tem muita gente que se mete em apuros por isso! Eu vou tentar ajudar a resolver esse tipo de problema.

PORQUE ESSE ERRO É TÃO COMUM?

1 - Dependendo da idade os machos e as fêmeas são muito parecidos, pois os testículos ainda não saíram e as tetinhas já não aparecem por baixo do pelo. É por isso que criadores experientes fazem a sexagem dos filhotes com 10-15 dias, quando as tetinhas das fêmeas estão bem visíveis e a glândula de odor dos machos é bem marcada! Assim fica fácil saber quantos filhotes machos e quantas fêmeas você tem. Já da pra saber quais são eles pelas cores e marcações. Depois de desmamados é só esperar os testículos dos machos descerem!

Essas fotos são de filhotes machos e fêmeas com 10 e 15 dias, para comparar a diferença. Repare que a glândula de odor, que é bem aparente aos 10 dias, já está quase coberta por pelos aos 15 dias. Já as tetinhas, ficam mais evidentes quando o pelo cresce aos 15 dias. Por isso é importante olhar os bebês todos os dias e acompanhar o desenvolvimento e o sexo deles. Assim evitamos erros na hora de doar ou vender.


2 - Muita gente não sabe que os testículos dos machos aos 30 dias ainda não está totalmente para fora. Ele entra e sai! Ou seja, dependendo do movimento do filhote, o saquinho dele pode recolher e ele fica idêntico a uma fêmea. Por isso existe um método de segurar e olhar se o testículo do filhote pula para fora ou não! O melhor método para descobrir se o filhote é macho ou fêmea. Segure ele de barriga para baixo, vire a bundinha dele para a sua direção e levante o rabinho dele. Observe se o saquinho mexe. Quanto mais força o filhote fizer para se soltar da sua mão, maior a chance do saquinho sair se o bebê for macho. Você também pode mexer na barriga dele com os dedos e ver se o saquinho mexe.

3 - É importante saber a diferença dos sexos antes de comprar ou adotar um filhote. Assim a gente evita ser enganado por criadores inexperientes e vendedores de petshops. As vezes o criador nem age de má fé, mas ele próprio se engana na hora de sexar o filhote. Por isso é importante que você saiba a diferença para poder conferir na hora de pegar os filhotes e corrigir se o sexo estiver errado!


QUANDO ACONTECEU COMIGO

Eu queria reproduzir gerbils em Belém do Pará. Vários anos atrás eu vou tinha visto esquilos da mongólia para vender em petshops, mas eram apenas agoutis e eles haviam sumido. Lá não existia gerbil em lugar algum e tinha apenas um menino que vendia para o interior do Pará e estados vizinhos de carro. Foi muito difícil encontrar esse criador no Pará, pois só existia ele e na época a internet ainda era discada! Consegui, como que por milagre, um anúncio dele vendendo esquilos da mongólia no mercado livre e a localização era Belém! Quase infartei e cliquei em comprar 2 unidades, pois no anúncio ele dizia ter adultos e filhotes de todas as idades e de todos os sexos. Então cliquei para comprar dois, pois pra mim não importava quanto tempo demoraria até ele entrar em contato comigo, nem se os GERBILS seriam adultos ou filhotes, nem a cor me importava.

Tudo certo, ele entrou em contato comigo e foi tudo lindo e maravilhoso! Ele tinha muitos animais e estava feliz em vender, até porque estava caríssimo: 30 reais a unidade. Só que quando eu disse pra ele que os dois que eu queria não eram DUPLA e sim CASAL, esse cara me deu um gelo. Ele sumiu por uns dois dias e não me atendia nem respondia mensagens. Simplesmente parou de falar comigo e ficou super áspero. 

Vários dias depois ele apareceu, dizendo que ia me entregar um macho e que assim que a fêmea desmamasse ele me entregaria. E que só faria isso porque eu já tinha clicado em comprar dois. Dai tudo bem, eu não me importava! 


Meu machinho chegou e eu fiquei muito feliz! Meu pequeno Scrat, argente cream pied lindo e gostoso! Ok que em momento algum ele me permitiu escolher cor.


Depois disso o criador começou a não querer me vender a fêmea. E eu insistindo. Mas o problema de não vender fêmea, não era porque daria muitos filhotes e ele estava preocupado com os animais, não!!! Era porque ele era criador e se eu começasse a reproduzir ele poderia perder o mercado, acredita? O medo do cara era que eu reproduzisse e virasse concorrência pra ele! E ele me falava isso na cara dura! Que não me venderia fêmea porque senão ele perderia os clientes dele! Brigamos que só, até porque eu já tinha pago os dois gerbils... Até que ele viu que não teria escolha.

Umas duas semanas depois, comigo no pé do criador insistindo que o  macho não podia ficar sozinho, ele me apareceu dizendo que tinha a fêmea desmamada. Realmente era um filhote de 22 dias recém-desmamado. Ele também não me permitiu escolher cor! Chegou lá em casa com a filhotinha que era uma PEW em uma caixinha de madeira com grade (essas de transportar aves em companhias aéreas) e me instruiu a usar essa caixinha pra apresentar a fêmea pro macho. Fiz a apresentação que deu certo de cara porque a bebê era minúscula e o macho era muito manso.


Eles começaram a se dar muito bem! Se amavam! Dormiam juntos, brincavam, tomavam banho no pó de mármore, se catavam... Eu estava amando o meu casal fofo! Só que uma semana depois me deu um ódio profundo... Desceu os testículos do PEW. 

CARA. O criador faz um inferno na minha vida pra não me vender fêmea de jeito nenhum e me vende "sem querer" um macho enganado? Claro que eu não acreditei, né? Fiquei com muito ódio! Tive certeza que ele fez de propósito, que me vendeu um macho antes do saquinho descer só pra me fazer calar a boca e ver se eu ficava quieta. Que. Sabe quando eu descobrisse que eram dois machos eu já estivesse apegada ao macho e já tivesse desistido de ter casal... Nossa... Fui direto falar com ele e briguei feio. Disse que "por acaso" a fêmea que ele não queria me vender de jeito nenhum era macho. E ele nem discutiu, como se já soubesse que era machos mesmo... Ai ele disse que me levaria outra fêmea e que eu não precisava devolver o PEW.

Ele me deu uma fêmea adulta argente golden. Adulta mesmo! Se bobear era a mãe o PEW e até do meu outro macho. Mas enfim... Tive que fazer uma mega apresentação entre ela e o meu macho. A sorte foi que ela entrou no cio e eles cruzaram. Mas sabe qual foi a condição pra ele me dar essa fêmea adulta? Que todos os filhotes que ela tivesse eu não poderia dar nem vender pra ninguém! Todos eu teria que dar pra ele. Acreditam nisso? Que absurdo! Nem eu acredito nisso hoje... Ai quando ela teve a primeira ninhada, eu peguei um filhote fêmea e formei um casal com o machinho PEW e dei para uma amiga minha. Todos os outros filhotes e todas as outras ninhadas foram para o criador. E ele ficava me ligando e acompanhando no calendário quando era hora de nascer ninhada nova! AAAAH que ódio.. E ia lá em casa buscar meus netos. Como eu era burra se aceitar isso! Mas eu era nova demais. Se fosse hoje eu já teria mandado ele ir pra aquele lugar em dois tempos...



COMO CORRIGIR O PROBLEMA

  • QUERIA CASAL E TEM DUPLA DO MESMO SEXO
Esse é o mais fácil de resolver. Você pode devolver o gerbil que for mais arisco e pegar um filhote de sexo diferente para formar casal com o gerbil que sobrou, ou pegar dois filhotes do outro sexo formando dois casais! Ai você decide se fica com os dois casais ou apenas com um deles. Se você tiver uma duplas de fêmeas mansas, pode de repente pegar um machinho filhote e formar um trio.. Se as fêmeas foram pacíficas o trio vai dar certo! As duas cruzam e cuidam dos filhotes.
De qualquer forma, antes de desfazer a dupla, repense bem se não é melhor ficar com a dupla do mesmo sexo! Lembre-se que um casal de gerbil pode ter até 130 filhote em 1 ano e que você precisa saber o que vai fazer com todos esses filhotes, se terá compradores ou adotantes para todos eles, espaço, tempo, etc... Se mesmo assim você quiser o casal, aqui embaixo eu separei por casos específicos de duplas de machos e fêmeas!

- DOIS MACHOS - Devolva um macho para quem vendeu ou doou e troque por uma fêmea filhote de 1 mês. Ou pegue duas novas femeas filhotes de 1 mês e faça dois casais separados em caixas / gaiolas. Não adianta nem pensar em por 1 fêmea com os dois machos porque TRIO DE 1 FÊMEA COM 2 MACHOS NÃO DÁ CERTO! Sempre que a fêmea entrar no cio os machos irão brigar para cruzar até o mais forte matar o mais fraco ou mais velho.

- DUAS FÊMEAS - Se elas forem bem novinhas e mansas, você pode pegar um machinho filhote e juntar com elas formando um trio. Trios só funcionam se forem de DUAS FÊMEAS COM UM MACHO e se as fêmeas forem mansas e submissas! Senão a fêmea dominante pode bater na outra, não deixar ela cruzar ou matar todos os filhotes da outra que nascerem. A outra opção seria devolver uma das fêmeas e trocar por um machinho filhote para formar um casal, ou pegar dois machos bebês e formar dois casais separados. 

  • QUERIA DUPLA DO MESMO SEXO E TEM CASAL
Esse é o mais difícil de resolver! Tem gente que percebe o erro quando o macho aparece com testículos, mas tem gente que acha que tem dois machos e um dia aparecem filhotes na gaiola... Bem, nesses casos só dá pra separar os filhotes e os pais pelo sexo. Coloque os filhotes machos com  o pai e as filhotes fêmeas com a mãe, que já deve estar prenha de novo. Se você decidir ficar com o pai, pode apenas escolher um filhote macho pra ficar com ele e separar os dois em outra gaiola. Ai você deixa a fêmea com todos os outros filhotes, inclusive os que ela vai parir em preve, e pode doar todos juntos ou ir separando eles em pares. O bom é que vai demorar pra algum dos filhotes dela ter idade suficiente para cruzar com a própria mãe, então ela não deve engravidar na sequência! Ai você fica com duas gaiolas: seu macho adulto com um filhote macho; e a fêmea adulta com todos os filhotes para você doar ou vender com calma. 
Entao você tem as opcoes:

- Separa os filhotes machos com o pai e as filhotes fêmea com a mãe antes que a mãe tenha a nova ninhada. Após os bebês nascerem, você deve separar os machos que nascerem.

- Escolhe dois gerbils do mesmo sexo para você e separar dos outros. Leva todos os outros juntos para doar ou vender em uma petshop, ou começa a repassar eles de dois em dois, com calma. 


Texto e Fotos: Vivian Roncon