Casal Agouti Pied x Sapphire - Genética e cores de filhotes

CASAL REPRODUTOR
Macho Sapphire Ian
Fêmea Agouti Pied Nina


Após 11 anos criando gerbils, comecei essa busca por siameses e burmeses. Estou cruzando o macho Sapphire com o gene chm ou cb com duas fêmeas para ver se consigo alguns filhotes, já que não existem siameses nem burmeses aqui em Brasília. Pelo menos não existem sendo reproduzidos por criadores responsáveis e qualquer um que queira essa cor aqui não vai conseguí-la. Por isso minha meta atual é conseguir matrizes de siamês e burmês para começar a ter eles no plantel.

Eu já sou a única criadora de esquilos da Mongólia de Brasília que cria gerbils malhados e fui a primeira a conseguir os Sapphires e LCP agoutis. Essas genéticas de colorpoints não existem aqui e os animais que você encontra em petshop são apenas agotis, blacks e no máximo lilacs ou argentes. Através dos meus genes colorpoints, consegui meu LCP Agouti e posteriormente meu Sapphire. Com esse Sapphire pretendo conseguir o siamês e/ou burmês agora.


CALCULANDO A GENÉTICA
Cruzando meu macho Ian, Sapphire com o chm, com essa femeazinha Agouti Pied, eu acredito que consigo meus siameses ou burmeses, porque ela provavelmente tem o gene ch ou chm. Todos os irmãos dela nasceram com o gene ch e por isso fiz o seguinte cálculo de genética para os dois, imaginando que ela também tem os genes recessivos de olhos e barriga (Pp e Aa)

CÁLCULO 1 - FÊMEA COM CH
Se a fêmea Agouti for C[ch] posso conseguir siameses: 


PEW 12.5%
Black 18.8%
Agouti 18.8%
LCP Agouti 6.3%
Siamês 6.3%
Argente Golden 6.3%
Argent Cream 6.3%
Topaz 6.3%
Sapphire 6.3%
Lilac 6.3%
Dove 6.3%

CÁLCULO 2 - FÊMEA COM CHM / CB
Se a fêmea Agouti for C[chm] posso conseguir burmeses:


PEW 12.5%
Black 18.8%
Agouti 18.8%
CP Agouti 6.3%
Burmês 6.3%
Argente Golden 6.3%
Topaz 12.5%
Sapphire 12.5%
Lilac 6.3%


CONSIDERAÇÕES SOBRE O CASAL: Casal ótimo independente da fêmea ser ch ou chm, pois consigo várias cores de ninhadas! Apesar da porcentagem de filhotes Blacks e Agouti ser mais alta, como a fêmea é Sp+ pied eu posso conseguir esses filhotes malhados, inclusive pandas. Os genes colorpoints deles também me dariam, além dos siameses e burmeses que eu quero, os CP Agouti e os LCP Agouti que são ótimos para formar casal com siameses, Sapphires e Topaz com o chm além de Doves e Argente Creams com o ch. E além disso tudo, a porcentagem de virem PEWS é alta! Que são os gerbils Pink Eyed White que possuem dois genes colorpoint juntos, que podem ser chch, chchm ou chmchm. Então eu teria uma grande variedade de gerbils, com a vantagem dos escuros virem malhados e os blacks virem pandas, eu ficaria cheia de gerbils com genes colorpoint em todas as cores! Além de todas essas cores que já possuem os genes ch ou chm que eu listei, todas as outras podem vir com os genes colorpoint recessivos. E como a mãe tem os genes recessivos, Aa e Pp, os filhotes também devem vir todos recessivos. Todos serão filhotes ótimos para reproduzir, não só comigo, mas com outros criadores da região que também queiram continuar essas cores e tentar novas cores e combinações genéticas. Então pensem grande! Não faço isso por mim, mas pelo bem dos gerbils na região centro-oeste! Já que só eu faço isso aqui no Distrito Federal e ainda envio eles para o estado de Goiás. Aqui em Brasília, a única pessoa que criava com consciência além de mim parou a criação por problemas pessoais. E o restante cria apenas para alimento vivo ou em petshop... Daquele jeito que nós sabemos bem como é.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

PRIMEIRA NINHADA DO CASAL - Agouti Pied x Sapphire


FILHOTES RECÉM-NASCIDOS - 05/10/2014
Nasceram 3 filhotes! A barriga da fêmea quase não cresceu e não vieram muitos provavelmente por ser a primeira ninhada dela. Dos 3 filhotes, vieram 2 de olhos vermelhos e 1 de olhos pretos, o que já confirmou de cara a genética Pp dela! Só falta ver se veio algum com a barriga da mesma cor do corpo para saber se ela é Aa. E dos 3 filhotes, mesmo o de olhos pretos é claro! Ou seja, mesmo cruzando uma agouti, não veio nenhum filhote escuro.



FILHOTES COM 2 DIAS - 06/10/2014
Estou com muito medo que ela não consiga cuidar dos filhotes. A outra fêmea que está com eles deixou os bebês morrerem por não conseguir amamentar. Então meu principal medo é que a Nina tenha pouco leite. Já estava dando uma boa alimentação e vitaminas, mas acrescentei agora um pouco de alfafa extrusada para ela! Essa ração é feita com alfafa, cenoura e beterraba, ajuda a fêmea aproduzir mais leite. Tudo para ver se os filhotes conseguem mamar bastante e crescer saudáveis!



FILHOTES COM 3 DIAS - 07/10/2014
Eles não emagreceram e as duas fêmeas do trio estão cuidando deles. Agora começo minha busca para descobrir as cores dos filhotes! Um deles tem machucados no rosto, que devem ter sido feitos acidentalmente na hora do parto. Mas não é nada sério! É como se tivesse raspado na areia de gato.


Mas qual a cor do filhote de olhos escuros? Pelo corpo claro ele não pode ser black nem agouti. As únicas opções que me sobrariam, de acordo com os cálculos de genética, seriam LCPa Agouti, CP Agouti, Siames ou Burmes. Ou seja, o que vier eu estou muito feliz!



FILHOTES COM 4 DIAS - 08/10/2014
Mamando normalmente e gordinhos! Meu filhote de olhos escuros está com um tom cinza clarinho em todo o corpo. Já está escuro demais para LCP Agouti... Poderia ser um CP Agouti ou um Siames?



FILHOTES COM 5 DIAS - 10/10/2014
Começou a nascer pelos nos filhotes e já da pra ver que os de olhos vermelhos serão: um PEW ou Sapphire e um Argente ou Topaz. Mas e o escuro? Ele escureceu mais! Agora ficou escuro demais para ser siames... E para ser CP Agouti também. Poderia ser um burmes?



FILHOTES COM 6 DIAS  -  11/10/2014
Filhotes continuam bem e o pelinho continua crescendo! Sem novidades por enquanto.



FILHOTES COM 1 SEMANA  -  12/10/2014 
Começou a mudar a cor dos bebês. Agora os filhotes de gerbil estão com um pouco mais de pelo e da pra ver que o filhote argente ou Topaz é malhadinho. Mas e o filhote de olhos pretos? Ficou estranho de novo, porque agora ele começou a amarelar.. Burmes não amarela. Então que cor ele é??Pelo meu cálculo de genética eu só tinha de opção: black, agouti, Cp agouti, lcp agouti, Siames e burmes. Nenhum deles tem amarelo! Não tenho ideia da cor desse filhote, mas seja o que for, é sinal de que tem algum gene no meu casal que eu calculei errado.



FILHOTES COM 9 DIAS  - 14/10/2014
Amarelou de vez e eu descobri que tenho um presente maravilhoso! Meu filhote de cor misteriosa é na verdade um bebê Nutmeg!


Mas gente, NÃO EXISTE GENÉTICA ee AQUI EM BRASÍLIA! E esse casal que eu estou cruzando (Sapphire X Agouti pied) são nascidos aqui em casa, de outros casais meus. Não pego nenhum Gerbil de fora há 4 anos. Ou seja, o gene "e" estava encondido na minha criação há mais de 4 anos e só apareceu agora quando eu juntei esses dois filhotes de casai diferentes e resolvi cruzar! 

E o mais legal de tudo é que o Nutmeg precisa ter o ee, dois "e" recessivos juntos. Minhas chances de tirar esse bebê com um casal Ee x Ee era minúscula. Mas ainda bem que deu certo! Agora Brasilia tem genética ee e com ele eu posso conseguir as outras cores, como os Yellow fox, red fox, silver nutmeg, etc. ^_^


Isso também já deixa a dúvida se o outro filhote amarelinho é argente, Topaz, ou se é um yellow fox! Mas to achando que é Topaz mesmo, porque ele é levemente acinzentado.


Mas então resolvi recalcular a genética do casal! Se a fêmea não tiver nenhum gene colorpoint, se ela for CC, a chance de vir Nutmeg é de 3% e de vir Topaz é de 9%. Mas aí não tem chance de nascer PEW nem dove para ser o filhote claro... Então resolvi fazer os 3 cálculos! Da fêmea agouti CC,Cch e Cchm.


Então eu não tenho ideia da genética C da fêmea agouti... Mas já deu pra ver que pra esse Nutmeg ter nascido ela pode ter qualquer genética C que ainda assim poderá me dar as outras cores de genética "e". A fêmea Topaz pode ter nascido com qualquer genética C da mãe também, mas é o filhote claro? Ele poderia ser:
- PEW
- Dove
- Sapphire

Não poderia ser as outras cores porque com certeza ele tem olhos vermelhos. Sapphire poderia nascer com qualquer genética C da mãe, mas PEW e Dove não.


FILHOTES COM 10 DIAS  -  15/10/2014
Hoje foi um dia super triste! O filhote clarinho, PEW, dove ou Sapphire morreu nas minhas mãos. Não sei qual foi o motivo, mas cheguei em casa ele estava gelado, vivo, mas com as orelhas brancas e com a barriga escura. Tentei fazer massagem para estimular a respiração, os batimentos cardíacos, fazer ele reagir, esquentar, mas não teve jeito. Ele morreu 10 minutos depois. Hoje era o dia de descobrir o sexo... Ele era um menino. Muito triste perder ele assim.

Pela aparência do filhote, não ter ficado com as extremidades azuladas, ter ficado gelado e esbranquiçado, e pela barriga escura, aparentemente o motivo da morte foi o rompimento de algum órgão no abdômen. Eles vivem em caixa! Se fosse em gaiola, eu até pensaria que a mãe levou ele pro andar de cima e deixou cair, mas como foi em caixa, só posso imaginar que ele levou um pisão na barriga ou que pularam e caíram em cima dele... Enfim, ele morreu com sintomas de hemorragia.


Os outros dois filhotes estão super bem! Gordinhos e saudáveis. Como era dia de identificar o sexo, aqui vai: Nutmeg é macho, pois tem a glândula de odor bem marcada. Já o Topaz é uma fêmea cheia de tetinhas.



FILHOTES COM 13 DIAS  -  18/10/2014
O pelo dos filhotes começou crescer mais e eles estão lindos! O Topaz nessa idade tem a cabeça e o rosto bem colorido e o corpo mais claro. Ja o nutmeg está ficando todo amarelinho.



FILHOTES COM 15 DIAS  -  20/10/2014
Eles estão cada vez mais lindos e calmos.



FILHOTES COM 18 DIAS  -  23/10/2014
Só o Nutmeg abriu um dos olhos! Hehe
O outro continua fechado e a fêmea Topaz ainda não abriu nenhum.



FILHOTES COM 20 DIAS  -  25/10/2014
Filhotes com olhos abertos e no auge da fofura! O machinho Nutmeg é o filhote mais manso que já nasceu aqui. Ele fica MUITO quietinho na mão para bater fotos haha. Vai ser meu modelo.



FILHOTES COM 22 DIAS  -  27/10/2014
Os bebês estão comendo e bebendo água no bebedouro! Encerro esse post com imagens fofas deles dividindo o potinho de comida hehe


Lógico que vou ficar com o Nutmeg! Coloquei nele o nome de Crowley, do Supernatural! Principalmente porque ele tem olhinhos pretos de demônio hahaha! E porque o CROWLEY é muito fofo! Mas com isso, tive que recalcular a genética do meu casal para futuros cruzamentos, né? Não posso esquecer que eles são Ee agora! E na hora de escolher a esposa do Crowley vou escolher uma que possa me dar Red Fox, Yelow Fox e quem sabe Silver Nutmegs!

Texto e imagens: Vivian Roncon