Como limpar a gaiola com filhotes

Muita gente tem dúvidas se pode ou não limpar a gaiola quando os gerbils estiverem com filhotes. Aí eles lêem que pode mas continuam na dúvida de como fazer. Foi pra isso que resolvi criar esse artigo e um vídeo!


Hoje vou ensinar a limpar a gaiola / aquário dos gerbils em três situações diferentes.
- Sem filhotes
- Com filhotes recém-nascidos
- Com filhotes abrindo os olhos



COMO LIMPAR A GAIOLA
SEM FILHOTES

Esse é o modo normal de limpar a gaiola ou aquário sempre. Quem tem duplas ou trios do mesmo sexo, casais idosos que já não reproduzem ou colônias que não dão filhotes, pode sempre limpar dessa forma. De 1 em 1 semana se tiver muitos gerbils ou de 2 em 2 semanas se tiver apenas 1 ou 2.

1 - Minha gaiola tem um casal idoso sem filhotes.


2 - Você deve ter uma caixa organizadora, balde, caixa de papelão... Segura para colocar os gerbils enquanto limpa a gaiola. E sempre veja se não tem risco deles fugirem! A minha é uma organizadora com a tampa furada e areia de gato da marca carrefour.


3 - Retire os gerbils e deixe eles brincando na caixa.


4 - Retire a forração suja da gaiola, com as mãos (quando for aquário ou caixa) ou removendo o fundo dela. 

5 - Lave o fundo em água corrente sem nenhum tipo de sabão. Pode lavar no chuveiro, pois se a água for morna até ajuda a remover acúmulos de xixi ou de água na areia de gato. Se sua gaiola não tem como retirar o fundo, se não estiver muito sujo, ou se vc cria em um aquário muito pesado, faça a limpeza com um pano molhado ou papel toalha.

6 - Se a gaiola estiver com cheiro ruim de urina, ou há muito tempo sem limpar, passe um papel toalha com álcool no fundo e nas laterais da bandeja. Espere alguns segundos para secar.


7 - Coloque a forração e monte a gaiola. No meu caso, estou usando a areia de gato da marca pipicat com perfume floral. Você pode por a forração antes ou depois de colocar os gerbils na gaiola.



8 - Devolva os gerbils para a gaiola e coloque a água e a comida.


9 - Eu não retirei os tubos porque eles quase não sujam. Esses gerbils não fazem xixi nem cocô nos tubos, então não forma sujeira nem mal cheiro. Mas isso é raridade... No geral os gerbils costumam escolher um local do tubo para usar de banheiro. Então verifique se o seu tudo está sujo e se estiver remova os tubos e os lave.


COMO LIMPAR A GAIOLA
COM FILHOTES RECÉM-NASCIDOS

É aí que os criadores e tutores tem mais dúvidas. Bem, no dia em que os filhotes nascem você não pode limpar, mas depois do segundo ou terceiro dia já pode. O ideal é aguentar sem limpar a gaiola o máximo que der quando os bebês nascerem. Quando a fêmea estive e pra parir, você começa a manter a gaiola limpinha com maior frequência, para poder deixar pelo menos 1 semana sem limpar depois que os filhotes vierem. Eu costumo colocar as fêmeas que já estão quase parindo em bioterios, para devolver elas, os maridos e os filhotes para a gaiola só quando os bebês abrirem os olhos. Mas as vezes a fêmea tem os bebês e a gaiola fica suja muito rápido. Aí não tem jeito, tem que limpar! 2 ou 3 dias depois do nascimento você já pode fazer esse procedimento que vou ensinar agora.

Antes de limpar o bioterio eu posso pegar normalmente nos filhotes. Isso porque meus gerbils são muito mansos e porque eu não estou alterando o cheiro original deles, que é o mesmo da forração suja.


1 - Tenho um biotério com o casal e 4 filhotes recém nascidos.


2 - Primeiro repare onde os pais estão amontoando os bebês e fazendo o ninho. Geralmente eles fazem isso em um dos cantos do bioterio, gaiola ou aquário. No meu caso, o ninho dos filhotes está no canto superior esquerdo da foto abaixo. Onde a fêmea agouti está.


3 - Agora você NÃO PODE retirar os filhotes nem os pais do local. Com uma das mãos comece a retirar a forração do fundo, sem tocar na forração do canto onde os filhotes estão. Consiste em retirar o máximo de forração que conseguir e deixar o cantinho com a forração original, o ninho e os filhotes sem mexer. Faça tudo com o casal presente.


4 - Como é um bioterio, onde o bebedouro pinga forma esse acúmulo de areia de gato molhada. Nesse caso deve-se retirar o máximo que for possível com os dedos e o que sobrar deixa. Vamos jogar a forração por cima desse acúmulo aí da foto acima. Repare que os bebês estão ali no cantinho, na forração velha.

5 - Agora você deve colocar um pouco de areia de gato no canto oposto ao que os filhotes estão! Coloque a areia e não espalhe, deixe que os próprios pais arrumem a forração no fundo. Eu também coloquei pedacinhos de papel toalha para que eles melhorassem o ninho. 



6 - Assim eles vão manter os bebês em um ninho de papel limpo, descartando a forração suja que precisei deixar no biotério. Na foto abaixo tem os pais desfazendo o ninho antigo e fazendo um novo.



COMO LIMPQR A GAIOLA 
COM FILHOTES ABRINDO OS OLHOS

Outra dúvida que muitos tem é como limpar depois que os bebês estão pulando e correndo pela gaiola. Eles se mexem demais para que você consiga retirar a forração só com a mão, mas ainda são filhotes e podem ser rejeitados. Vou ensinar agora! Eu tenho uma colônia de gerbils com filhotes que estão completando 20 dias.

1 - Tenho uma gaiola de tubos, já sem os tubos, com 1 macho, 1 fêmea reprodutora, 2 fêmeas submissas e 4 filhotes desmamando. Retirei os tubos para lavar separadamente, assim como o ideal é retirar os andares e as escadinhas para facilitar a limpeza.


2 - agora vamos precisar novamente da caixa organizadora com tampa furada! Lembrando que pode ser qualquer lugar onde eles não fujam e possam respirar.


3 - Começo a pegar os gerbils adultos e colocar um a um na caixa. Deixo a tampa da caixa praticamente fechada, apenas com uma aberturinha onde coloco os gerbils, para evitar que outros fujam.

4 - Depois de colocar todos os adultos na caixa, eu pego os bebês de 20 dias e coloca junto. Lembre-se COLOQUE OS FILHOTES POR ULTIMO! Porque se você colocar os bebês primeiro, quando os adultos chegarem vão sentir o cheiro da forração da caixa organizadora no pêlo dos filhotes e podem não reconhecer. Assim. Quando os bebês chegam na caixa, os adultos já estão lá e com o cheiro da forração diferente.


5 - Retire a forração suja da gaiola, com as mãos (quando for aquário ou caixa) ou removendo o fundo dela. 

6 - Lave o fundo em água corrente sem nenhum tipo de sabão. Pode lavar no chuveiro, pois se a água for morna até ajuda a remover acúmulos de xixi ou de água na areia de gato. Se sua gaiola não tem como retirar o fundo, se não estiver muito sujo, ou se vc cria em um aquário muito pesado, faça a limpeza com um pano molhado ou papel toalha. 



7 - Se a gaiola estiver com cheiro ruim de urina, ou há muito tempo sem limpar, passe um papel toalha com álcool no fundo e nas laterais da bandeja. Espere alguns segundos para secar. No meu caso, como a gaiola estava bem limpa, eu só limpei com papel toalha e álcool em gel.


8 - Você pode colocar a areia de gato antes ou depois de devolver os gerbils à gaiola. Como nesse caso são muitos animais, uma colônia, é melhor colocar antes para evitar que eles fiquem pulando e tentando fugir.



9 - Agora pode devolver os gerbils daquela mesma forma: OS FILHOTES POR ÚLTIMO. Porque como você limpou a gaiola e trocou a areia, o cheiro ali mudou. Coloque os adultos e depois os bebês. Ponha novamente a água e a comida e pronto!



10 -Depois de limpos é só colocar os tubos novamente.

-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-


ESPERO TER AJUDADO! Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar nos comentários. E eu fiz o vídeo de toda essa limpeza nas gaiolas! Se quiser conferir é só assistir no meu canal do youtube.


texto, fotos e vídeo: Vívian Roncon