Fêmea Morre no Parto - Alimentando Filhotes na Mão

FÊMEA MORRE NO PARTO

O post hoje é duplo e triste.
Cheguei em casa e minha Fêmea de gerbil tinha acabado de morrer. Sei que tinha acabado de morrer porque ainda estava quente e mole. Quando o sangue esfria o animal fica gelado e duro.


Ao lado do corpo dela na gaiola estavam dois filhotes recem-nascidos e um morto. Eles nasceram antes da hora, apenas com 18, 17 dias. Por isso vieram prematuros e eu não sei se ainda tinha algum dentro da mãe. Ela morreu por alguma complicação no parto ou por algum outro motivo que provocou o parto antes da hora.


Acontece que eu estava com uma fêmea morta e dois bebês recem-nascidos prematuros sem mãe. Como ela tinha acabado de morrer e ainda tinha leite, procurei as tetas e deixei eles mamarem nela morta. Eles mamaram por cerca de 20 minutos.



Tenho um vídeo mostrando e contando a história:



ALIMENTANDO FILHOTES NA MÃO

E como salvar a vida dos filhotes órfãos?
Bem, na gaiola onde a fêmea estava tinha outra fêmea adulta com ela e a ninhada anterior de 18 dias. (o marido eu tinha separado). A fêmea adulta é bem mansa e começou a cuidar dos filhotes de 18 dias e dos recem-nascidos, mas ela não tem leite. A única coisa que ele pode fazer é aquecer e incentivar a excreção com limpeza e massagem. Nesse caso a alimentação teve de ficar por minha conta.

Não vou dizer que é fácil, é difícil pra caramba. As chances de filhotes assim sobreviverem são bem pequenas, pois como são animais minúsculos qualquer problema os mata em minutos. E o agravante no meu caso era os bebês terem nascido prematuros! Ou seja, além de tudo eles ainda não estavam prontos para vir ao mundo... Mas o meu amor pelos gerbils me faz tentar sempre até o último momento!

Vou dar o passo a passo e no final tem um vídeo ensinando e mostrando como amamentar os filhotes de gerbil na mão. Isso serve para filhotes de qualquer roedor pequeno! Sejam camundongos, ratazanas, hamsters, topolinos, etc...
  • Você não pode usar leite de vaca. Precisa usar aquele leite específico para filhotes de gato (vendem em petshops). Só em último caso e se for uma questão de vida ou morte você pode dar leite líquido desnatado um dia para começar com o leite de gatinhos no dia seguinte.
  • Você precisa de um pincel limpo, daquele bem fininho. Ou pode tentar usar fio dental, como eu fiz.
  • Segure um filhote por vez, nunca com a barriga para cima para que ele não se afogue no leite.
  • Molhe o pincel / fio dental no leite e coloque a pontinha com cuidado na boquinha do filhote. Lembre-se que eles mal conseguem abrir a boca! E tome cuidado para não passar leite nas narinas dele.
  • Após alimentar, você deve fazer massagem na genitália e nas costas do filhote usando um cotonete molhado em água morna. Faça uma massagem bem de leve e sempre puxando de cima para baixo. Isso via incentivar o filhote a fazer xixi e cocô, se ele não receber a massagem pode morrer por constipação.
 
No meu caso a fêmea adulta que ficou com eles já está fazendo essa massagem e mantendo-os aquecidos, mas se os seus filhotes forem órfãos e não tiverem um adulto tomando conta, você deve mantê-los em um lugar quentinho, com pano ou serragem e próximo à uma lâmpada amarela.

Segue o vídeo onde alimento os meus filhotes prematuros:


No meu caso, um filhote vingou até agora, o outro morreu por ser muito mal formadinho =\ 
Continuo tentando manter este filhote vivo, mas as vezes a natureza decide as coisas e nós não podemos interferir. Não sei se ele vai sobreviver, mas se morrer eu estarei com a consciência limpa de ter feito tudo o que podia ser feito.


Texto, Fotos e Vídeos: Vivian Roncon
Ajuda com o Procedimento de Alimentar Filhotes: Sara Malkoviking