Gerbil comendo fezes?

Isso é mais normal do que parece! 
A coprofagia, do grego kopros (estrume) e fagos (aquele que come), é muito comum em muitas espécies de animais. Por mais que pareça nojento é um modo de recuperar vitaminas e proteínas que não foram absorvidas pelo corpo. A principal vitamina que os animais recuperam ao ingerir as fezes é a vitamina B12.

ENTENDENDO A VITAMINA B12
O complexo B é o mais difícil de ser conseguido na alimentação. Ela não é encontrada em nenhum alimento de origem vegetal (os que os gerbos comem!) e por isso eles tem dificuldade de conseguir a vitamina B12. 

  • COMO É PRODUZIDA? - A única forma da cobalamina ser fabricada (sintetizada) é através de bactérias. Portanto, são as bactérias quem produzem a vitamina B12. E nos gerbils, as bactérias estão no intestino e fazem essa produção dentro deles. Filhotes de gerbil costumam comer fezes por não terem ainda uma colônia formada de bactérias no sistema digestivo capaz de produzi-la. Isso ocorre com outros animais também e é por isso que encontramos a B12 em carnes e fígados... Porque o animal que estamos comendo produziu a vitamina B12 em seu corpo através das suas próprias bactérias. Por isso eu disse que a vitamina B12 não é encontrada em alimentos de origem vegetal, porque apenas os animais conseguem produzi-la! Isso justifica também os gerbos adultos comerem filhotes quando estão sem água com comida, a fonte de vitamina B12 e líquido.
  • PARA QUE SERVE? - Para a formação do sangue, manutenção do sistema nervoso e funcionamento normal da vitamina B9 (ácido fólico).
  • FONTES DE VITAMINA B12 PARA GERBOS - Como ela só é encontrada em animais, os tenébrios e grilos possuem vitamina B12 em seu organismo. Não obrigatório, mas ajuda muito a dar qualidade de vida aos gerbils! Uma dieta balanceada e nutritiva para que eles não sofram pela falta de nada.
DIETA DESBALANCEADA
Se os gerbos estão com o costume de comer fezes, verifique se eles não estão recebendo pouca comida ou alimentação muito pobre. Para que eles recebam um pouco de vitamina B12 você pode oferecer alimento vivo. Tenébrios (sempre as larvas, nunca besouros ou pupas!) ou grilos. Se na sua cidade for dificil encontrar esses animais, em petshops vendem grilos secos. Você pode ir até uma petshop ou comprar pela internet! Mesmo secos a vitamina B12 continua nos grilos. Outra dica é dar um complexo vitamínico de vez em quando, como o ROEVIT. Você encontra mais a respeito na categoria "suplementos vitamínicos".

EVITAR QUE COMAM FEZES
Em primeiro lugar, não tem como evitar que eles comam as fezes que acabaram de ser feitas, mas o que pode ser fieto é manter a gaiola/aquário sempre limpo. Troque com frequência a forração e tente dar as vitaminas em complexos ou na alimentação. Deixe sempre água fresca à disposição dos seus gerbils!


Texto: Vivian Roncon
Fonte Nutricional: Vegetarianismo