Castrar gerbil? Não!

Por mais absurdo que apareça não é difícil ver gente querendo castrar seu gerbil.
" Ah, porque cruza demais! " 
" Eu não tenho duas gaiolas pra separar. "
" Eu quero ter vários juntos, mas sem filhotes. " 

Cara.... Na boa. Custava ter ouvido a opinião do criador primeiro? Em QUALQUER LUGAR que você procure algo sobre gerbils vai achar dizendo que você deve criar em duplas do mesmo sexo porque eles reproduzem demais.
Só que apesar de todos os avisos, de que você só deve ter um casal se souber o que fazer, se souber um destino para dar aos filhotes, se tiver certeza que vai dar conta de ser um criador, etc... As pessoas continuam comprado casais e se arrependendo assim que a primeira ninhada desmama e nascem mais gerbils.

Aí surgem pessoas desesperadas querendo se livrar dos seus esquilos. Adultos, filhotes ficando adultos e cruzando, varias fêmeas tendo filhotes juntas e os filhotes crescendo e cruzando.... Gente, por favor, estamos lidando com vidas. Não são brinquedos. Criar os bichinhos para deixar morrer depois não dá. 

Aí ainda temos que ouvir " eu tinha um casal e agora tenho 30 "... Ah, bem feito, sabe? Foi irresponsável e não pensou nisso antes de pegar os animais. Por isso só se cri um animal, SEJA ELA QUAL FOR depois de ler a respeito e conhecer exatamente o que ele é e do que precisa. 

Frajola
CASTRAÇÃO

Mas para quem já se deu mal e agora decidiu que quer castrar seu gerbil, desista. Isso não vai acontecer! Nao existe como castrar nenhum pequeno roedor. Twitter, camundongo, Hamster, topolino, gerbil... 

1 - São animais que vivem muito pouco. Pra que castrar um animal que vai viver 2 anos?
2 - A anestesia pode matá-los
3 - Nenhum veterinário aceita fazer a cirurgia
4 - As chances do animal morrer são maiores que as de dar certo
5 - Todo veterinário vai dizer que você devia ter pensado nisso antes de pegar o animal

Enfim, a solução é separar em duas gaiolas machos de fêmeas. No caso dos gerbos, eles precisam ficar com outro do mesmo sexo para não morrer de depressão.


ENGANADO PELO VENDEDOR

As vezes você acha que comprou duas fêmeas e nasce testículos em uma delas... Aí sim você tem direito de ficar chateado! Criadores de fundo de quintal e petshops costumam cometer este erro principalmente amoverdes filhotes novinhos. Nesses casos, você pode procurar a pessoa que vendeu os filhotes e trocar um deles ou comprar outro casal de filhotes e separar em uma a gaiola as duas fêmeas e na outra os dois machos. Ou espera eles crescerem e fica com um casal de filhotes para separar em gaiolas depois. Boa sorte!


COELHOS E CHINCHILAS

Como são maiores e vivem até 15 anos, você pode até conseguir alguém que aceite fazer a castração da sua chinchila ou coelho, mas pense muito antes! Primeiro que se você quer castrar o animal é porque se importa com ele e a cirurgia é muito arriscada. As chances de você matar seu animal são enormes e a única anestesia que eles podem tomar é a inalatória. 


Thor
Texto e Imagens: Vívian Roncon