Como dar banho no Gerbil

ATENÇÃO!
Esse post é dedicado principalmente aos GERBILS porque os HAMSTERS não devem tomar banho de nenhuma forma. Eles podem tentar guardar o pó para mais tarde e encher as boxexas, levando ao entupimento da bolsa jugal.

Todo mundo sabe que não se pode molhar um roedor porque ele resfria e pode morrer... Mas todo mundo continua querendo fazer isso. Vou mostrar nesse post então o que é PERMITIDO e o que é PROIBIDO de se fazer para limpar seu gerbil, ok?


-=-=-=-=-=-=-=---=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-



BANHO COM PÓ DE CÁLCIO

O banho correto para roedores. Lembre-se que o gerbil é um esquilo da mongólia ou rato do deserto... Do deserto! Ele tem areia por todos os lados e é rolando nela que ele e sua colônia se livram de parasitas e impurezas. Logicamente que o instinto deles puxa para o fato de se limparem com areia e não com água!

Só de usar areia de gato como forração da sua gaiola o gerbil já vai ficar mais limpo e cheiroso. O pó de banho pode ser oferecido até 1 vez por semana. Você tem algumas formas de oferecê-lo aos gerbos:

  1. Colocar o pó em uma banheirinha ou caixinha, deixar na gaiola por 5 minutos e depois retirar. (este resto de pó não vai servir para o próximo banho, pois os gerbos fazem xixi nele).
  2. Colocar um pouquinho de pó em um canto da gaiola/caixa quando você for trocar a forração. Você primeiro tira a forração velha e coloca um pouquinho de pó em um canto. Espera uns 5 minutos para os gerbils se limparem e depois acrescenta a forração nova por cima.
  3. Colocar o pó em uma caixa organizadora ou bacia, retirar os gerbils da gaiola e deixá-los correndo e rolando no pó por alguns minutos, depois devolvê-los à gaiola. Isso serve para os gerbils que não gostam de tomar banho no pó. São forçados a se limpar.
  4. Você também pode segurar o gerbil com uma mão e com a outra passar um pouco de pó nas costas dele. Alisando o pêlo e o rabo como nessa foto abaixo:





-=-=-=-=-=-=-=---=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-


BANHO NA TORNEIRA

Muita calma nessa hora!!! Se você simplesmente molhar o gerbil pode matá-lo!

É TERMINANTEMENTE PROIBIDO:
  • Enfiar o gerbil embaixo da torneira
  • Tentar usar shampoo ou conficionador
  • Colocar o gerbil para nadar em um pote com água
  • Molhar a cabeça do gerbil
  • Molhar a parte superior do gerbil: da cintura para cima.
  • Molhar o gerbil em dias frios ou no fim da tarde
  • Usar secador de cabelo no gerbil

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

Primeiramente, precisa estar em um dia quente, sem chuvas e longe do fim da tarde para que o gerbil esteja totalmente seco quando o Sol for embora. Você só deve tomar a decisão de lavar seu gerbo com água quando a situação estiver crítica! Ou porque ele se machucou e está sujo de sangue, ou porque alguma coisa caiu nele e sujou, etc... 
O máximo que você pode fazer é lavar o bumbum, rabo, ou patinhas do gerbil na pia. Com a torneira aberta bem pouquinho, apenas para cair um filete de água, você deve ir molhando os próprios dedos e depois passando no pêlo sujo. Você pode ir fazendo isso com os dedos ou com a pontinha de uma toalha ou algodão. Se o gerbil estiver muito sujo, com alguma coisa grudada nos pêlos, você pode ir molhando uma escova de dentes e passando ela no pêlo sujo até limpar. Depois, com uma toalhinha você tenta tirar o máximo de umidade do gerbil. Depois ele deve ficar em um local seco, com forração limpa e pó de banho à disposição. Ele irá se esfregar em tudo que ver pela frente, o pó irá grudar nas partes molhadas, mas logo ele estará seguramente seco. 

Aqui vai o passo a passo então:
  1. O dia precisa estar quente
  2. Abra um pouquinho a torneira para que caia um filete de água
  3. Segure o gerbil com uma das mãos
  4. Coma mão livre, você você os dedos e passa por cima do pêlo sujo
  5. Você pode fazer isso com os dedos, uma ponta de toalha ou pano, algodão o uma escovinha nos piores casos
  6. Não utilize nenhum tipo de sabão ou shampoo. 
  7. Molhe o gerbil o MÍNIMO possível, a vida dele depende disso
  8. Terminado, esfregue um paninho no gerbil até conseguir tirar parte da umidade dos pêlos
  9. Nunca use colônias ou perfumes no gerbil. Mudar o cheiro dele fará com que ele seja atacados pelos companheiros
  10. Coloque o gerbo na gaiola/caixa com uma forração limpa e um potinho com pó para banho.
  11. Deixe a gaiola/caixa em um local quente e longe de correntes de ar
  12. Se for possível, deixe apenas metade da gaiola no Sol e a outra metade na sombra. Dando ao gerbil a opção de escolher onde quer ficar.

Texto e fotos: Vivian Roncon
Baseado em experiências de anos de criação de Gerbils.