Obesidade / Acima do peso



Jake =)

Todo gerbil fica meio gordinho quando adulto, é da natureza deles serem pesadinhos e cheinhos. Mas nunca pode ser demais.

Se você achar que seu gerbil está acima do peso é porque ele provavelmente está!

Fêmeas nos enganam mais facilmente a ponto de todo mundo achar que ela está prenhe (grávida) e ser apenas gordura. Machos podem virar bolinhas fofas! 



De qualquer forma, um gerbil obeso pode morrer a qualquer momento e já que gostamos dos nossos animais precisamos cuidar. Correto?

Jake
  1. Gerbils comem enquanto existir comida. Então retire a comida e dê apenas o suficiente para um dia todas as noites, hora em que eles estão mais ativos e sentem mais fome.
  2. Coloque uma rodinha segura na sua gaiola/caixa. Se você já tem rodinha e o gerbil não usa, pule para a próxima etapa. (cnfira o tipo de roda ideal aqui!)
  3. Retire o gerbil diariamente e deixe-o correr fora da gaiola. Pode soltar ele no box do banheiro, por exemplo. Sempre com muito cuidado para que ele não se machuque ou morda o que não deve.
  4. Compre um globo de acrílico grande e coloque o gerbil todo dia nele, por cerca de 30 minutos.
  5. Compre uma coleira e faça o gerbil fazer exercício pulando e correndo sem o risco de fugir.
  6. Retire as sementes de girassol e os amendoins da ração dele. Forçando uma dieta menos gorda. (confira aqui o que o gerbil pode comer!)

Cumprindo estas etapas seu gerbil deve emagrecer e ficar saudável novamente. Existem animais que não gostam da rodinha ou do globo de acrílico. Se seu gerbil não anda na rodinha é porque ele não sabe que ela é legal e alguns ficam totalmente paralisados dentro do globo de acrílico. Mas para todos os casos, tirar o gerbil da gaiola e deixá-lo solto deve resolver! Comendo pouca gordura e correndo livre ele logo logo estará em forma.

ATENÇÃO
Gerbils não podem viver sozinhos pois engordam, entristecem e morrem. Animais idosos também tendem a engordar. Cuide do seu gerbil, pois acima do peso ele pode morrer de uma hora para a outra com um ataque do coração.

Gerbil e Cia

Texto e Imagem: Vivian Roncon