Reprodução de Hamster Sírio!

O ACASALAMENTO

Primeiramente, a cruza só vai acontecer se a fêmea estiver no cio. Por isso, antes de juntá-la ou macho você deve se certificar de que ela realmente está no cio, que ocorre de 4 em 4 dias e dura de 4h a 24h. Para descobrir se a fêmea de hamster sírio está no cio:
  • Retire a fêmea da gaiola, coloque-a em cima da gaiola e passe a ponta dos dedos na costa dela, do pescoço ao rabinho. Se a fêmea estiver no cio, ela irá levantar o bumbum e ficar totalmente parada.
  • Dê uma olhada na gaiola da fêmea. Quando ela entra no cio exala um cheiro forte e característica... Se o cheiro na gaiola estiver diferente ou forte demais, é um indício de que a fêmea está no cio.
A segunda parte é lembrar que o hamster não pode reproduzir se for muito novo, principalmente as fêmeas. Ao reproduzir, o animal precisa estar totalmente adulto e formado, para que não tenha problemas hormonais ou de crescimento depois.

  • Macho: entre 3 e 14 meses 
  • Fêmea: entre 4 e 6 meses (se for a primeira cria)
  • Fêmea entre 8 e 14 meses (se não for a primeira cria)
Para juntar o macho e a fêmea você deve utilizar um ambiente neutro (ou seja, sem o cheiro de nenhum dos dois!). Utilize um balde, caixa de papelão, etc... Tenha sempre luvas ou uma grade às mãos, pois caso eles briguem você irá precisar separá-los e nunca deve fazer isso com as mãos desprotegidas... As mordidas seriam bem feias!

Durante a cruza, a fêmea levanta a parte traseira, o macho irá cheirá-la e se tiver interesse irá montar. O ato é bem rápido e ao final o macho irá olhar as partes íntimas, indício de que a reprodução foi bem sucedida, pois ele só olha o genital se tiver tido uma ejaculação. Ocorrem casos do macho montar na fêmea, mas não acertar a cruza... Nesses casos ele não irá examinar a genitália.

Se os dois cruzarem, deixe-os juntos por mais 20 minutos e depois separe. Se você os deixar juntos, a fêmea pode ficar estressada e brigar com o macho. Em alguns dias você poderá saber se a fêmea engravidou observando aquele sinais básicos da gravidez em roedores:

  • Engordou
  • Mamilos avermelhados
  • Mais sono
  • Menos exercício

GESTAÇÃO

É tranquila e você deve deixar a fêmea o mais quieta possível para que ela não se irrite. Não a retire da gaiola nem brinque com ela durante a gestação, que nos hamster sírio dura de 16 a 18 dias.


PREPARANDO PRA O PARTO

Quando a fêmea chegar no 15º dia de gravidez, você deve fazer uma faxina geral na gaiola. Lave tudo em água corrente, sem sabão, seque bem e coloque forração nova e papel higiênico para que a mãe possa usar de ninho. Algumas pessoas gostam de picar o papel higiênico no liquidificador, fica bem legal.

Você deve deixar na gaiola apenas o necessário para água e comida. Retire brinquedos, rodinha, casinha, escadas.... Retire tudo que possa esconder ou machucar um filhote. Se a gaiola for de tubos, você deve retirá-los e fechá-los com as portinhas que vem na gaiola... Se for uma gaiola de vários andares, retire as escadas ou levante-as e prenda com arame para impedir que a mãe saia do térreo. Se a fêmea subir, pode resolver ter os filhotes na grade, aumentando as chances deles se  machucarem ou caírem. A gaiola nunca deve ter grade no fundo! A fêmea deve ficar diretamente na forração.


PARTO

Acontece de madrugada ou de manhã bem cedo e a fêmea faz tudo sozinha. Não fique muito em cima dela, não tente ajudar, não perturbe com luz ou barulhos... Não faça nada que possa deixá-la estressada e matar os bebês.

O hamster sírio costuma ter entre 4 e 15 filhotes e sempre morre um ou outro. Você não pode tocá-los, pois se fizer isso ela irá comê-los. Se a fêmea comer algum filhote sem que você tenha tocado, provavelmente é porque ele nasceu com algum problema de má formação. Você não deve trocar a forração da gaiola até os bebês completarem 2 semanas de vida.