Ninho de papel higiênico

Os gerbils precisam de um ninho mesmo quando não estão reproduzindo. Eles fazem o ninho para dormirem juntos, pois são animais que vivem em colônias e precisam de companhia de outros da mesma espécie. Em cativeiro, nunca devemos ter um único gerbil, pois ele entra em depressão e morre.

Para fazer o ninho, você pode oferecer papel higiênico toda vez que trocar a forração da gaiola.
Descubra se seus gerbils aceitam papel higiênico perfumado (alguns tem alergia, outros não.) Se o focinho deles ficar vermelho em 1 dia é sinal de que tem alergia e você deve retirar o papel perfumado... Se o focinho não ficar vermelho, ótimo! Deixe o papel perfumado e tenha gerbos cheirosos.


Como escolher o papel higiênico:

  • Escolha sem ou com cheiro, dependendo do que seus gerbils toleram (na dúvida, vai no sem cheiro!)
  • Escolha aqueles papéis "vagabundos", meio cinza. Quanto mais branco o papel, pior ele é pois usaram uma química branqueadora nele. Para gerbils é mais seguro o papel cinza, que tem um pouco menos de química na sua composição. (claro que um dia ou outro com papel branco não vai trazer nenhum problema! o cinza é melhor, mas o branco pode ser usado)


Você pode oferecer o papel higiênico de duas formas, inteiro ou picado.

=>  Quando oferecer papel higiênico inteiro?
.......Quando você tiver gerbils do mesmo sexo ou casais sem filhotes.

=>  Quando oferecer papel higiênico picado?
.......Quando você estiver com uma fêmea prestes a parir ou filhotes recém-nascidos


COMO PICAR O PAPEL
  • Na mão:   Dá trabalho e fica picado de forma grande.
  • No liquidificador:   É mais rápido e o papel fica picado bem pequeno, firmando quase um algodão.

Para picar o papel no liquidificador você deve picar um pouco por vez, repetindo o processo quantas vezes achar necessário. Primeiro separe a quantidade de papel que você quer picar, coloque no liquidificador, bata um pouco (utilize o pulsar), mexa o papel com as mão e bata novamente. Faça isso até conseguir picar tudo... O liquidificados vai picar só o papel de baixo, por isso você precisa parar de bater e virar o papel lá dentro.


Depois é só colocar na gaiola/viveiro e deixar seus gerbils brincarem de construir o ninho!
Eu fiz um vídeo da Faye pegando o papel higiênico e levando pro ninho para arrumar, onde por sinal estão 5 filhotinhos novinhos! <3




 Texto, Fotos e Vídeo: Vivian Roncon