Gerbils Quimeras e Mosaicos

É muito raro, mas quando acontece é gratificante!
A cor da pelagem do gerbil é o principal ponto de atenção de todos os criadores, profissionais ou amadores. E a chance de ter filhotes especiais, a espectativa da cor que virá na próxima ninhada, é o que move os "gerbileiros".

GERBIL MOSAICO OU QUIMERA
O pêlo do gerbil vem com marcações incomuns e fora do padrão, geralmente o gerbil bicolor, sem ter a marcação, ou tricolor com a marcação. As marcas brancas são diferentes das marcas comuns, deixando estes gerbils bem diferentes dos gerbils marcados.

Um gerbil Mosaico ou Quimera (Chimera) possui uma genética diferente e por tanto não conhecida. Deixando sem idéia a cor que os filhotes podem ter.


Infelizmente, gerbils Quimera, Mosaico ou Tricolores são muito raros no Brasil.

Imagem retirada da internet

Os gerbils que possuem mosaiquismo tem duas cores diferentes na pelagem. Se ele for malhado, o branco é a terceira cor, dando origem a um gerbil tricolor!

Nessas fotos você pode ver um filhote dark eye hone, com pelagem mottled e presença de pelagem lilac! A combinação deu um lindo gerbil tricolor. A fonte das fotos é o site americano egerbil.com



...............................................................................................................................................................
-=- MOSAICO -=-

Ocorre quando duas ou mais populações distintas de células diferentes se desenvolvem em um único óvulo fecundado. Existem muitos tipos de mosaicismo nos gerbils, sendo causados por uma ou duas razões:
  1. Mutação nas células do corpo (Sp+ Dark Patched)
  2. Acidente cromossômico no início da formação do embrião
Um exemplo semelhante ao mosaicismo é uma marcação denominada Dark Patched (citada nos posts sobre marcações). Essa marcação aparece ocasionalmente em gerbils malhados, causando manchas ou grandes áreas onde a cor básica não é diluída pelo gene Sp. Essas manchas são escuras, pode ser pretas ou levemente mais fortes que a cor original do gerbil. Elas também podem variar muito, se uma simples pinta até uma grande placa escura. Nesse caso, um gerbil com Dark Patch acaba sendo um gerbil bicolor... Se este gerbil vier com uma marcação Sp+, o branco transforma ele em um gerbil tricolor, mosaico. Para nossa alegria, o Dark Patch costuma vir sempre em gerbils malhados, aparentando estar diretamente ligado ao Sp+.

Dependendo da cor original do gerbil, as marcas escuras ficam quase inperceptíveis quando o animal se torna adulto. Esse filhote de Nutmeg, por exemplo, nasceu com alguns dark patched configurando um mosaicismo!
Não é lindo? Foto do site americano egerbil.com


Um fenômeno semelhante foi documentado em gerbils de coloração Red Fox onde grandes áreas do pelo apresentaram uma coloração diferente, Lilac, enquanto as outras áreas permaneceram laranja. Imagem do site americano egerbil.com

  


...............................................................................................................................................................
-=- QUIMERA -=-

Os quimeras se diferem dos mosaicos no momento da formaração do embrião. Enquanto nos Mosaicos existe um óvulo com dois conjuntos de célula diferentes, nos Quimeras existem dois óvulos com seu conjunto de célula cada, que por algum motivo acabam se juntando e dando origem a um único gerbil! Este animal vai nascer com os dois conjuntos de célula juntos.

Existe o macro quimerismo, que é uma forma congênita onde organismo é geralmente formado a partir da fusão de gêmeos não idênticos. Eles podem ser masculinos, femininos ou hermafroditas.  Então, se os embriões forem de cores diferentes, as duas cores serão expressas no organismo resultante.

Esse macho nasceu no Brasil em 2003 e foi uma forte suspeita de Quimera ou Mosaico. Por mais que ele pareça apenas um gerbil escuro mottled, foi possível perceber que ele não é! Ele não possui marcação, pelo menos não nos padrões conhecidos, pois não possue a ponta do rabo branco e nem a marca clássica no pescoço ou rosto. Nesse caso ele é um gerbil de cor escura salpicado de branco! Imagens retiradas do https://www.facebook.com/groups/gerbilandia



Fonte/Apoio: