Pesquise Aqui!

Custom Search

Respeite o Blog!

O conteúdo aqui encontrado foi escrito por mim, com base em muito estudo, conversa com criadores brasileiros e estrangeiros, consultas com veterinários e com especialistas em roedores e animais exóticos. Nos meus artigos eu passo um pouco da experiência que adquiri desde 2003 criando esquilos da mongólia, então não roube o meu material, pois isso é crime. O intuito aqui é ajudar os gerbils e seus donos! ^_^

Cores Diluídas - dd

Na genética dos gerbils, o gene D é responsável pela diluição da cor.
  • Dd e DD: Cor normal
  • dd: Cor diluída
Por serem cores de uma genética recessiva (dd) as cores diluídas são muito procuradas por criadores e compradores.
Aqui no quadro, coloco 6 cores diluídas.


Quando temos a sorte de ter um filhote com genética dd, geralmente demoramos até ter certeza da cor do filhote. Como a cor é diluída e fica bem mais clara que a cor original, é comum o criador achar que o filhote tem outra cor. Como por exemplo: O preto diluído e o slate, o lilac diluído e o dove... Todos são muito parecidos e é preciso um pouco de experiência para diferenciar estas cores na sua criação. 

A verdade é que ter um casal de gerbils com a genética dd, te dá uma enorme gama de cores possíveis e raras para filhotes. É interessante estudar os nascimentos e a genética dos pais para saber se você está tendo filhotes de cor clara ou diluída.

Abaixo duas fotos mostrando alguns exemplos de cores diluídas nos adultos e filhotes.

Gerbils adutos de cores diluídas dd

Gerbils filhotes de cores diluídas dd

Tradução, Adaptação e Texto: Vivian Roncon
Fonte  em Inglês e Imagens: http://egerbil.com/