Hipertermia - Aumento da temperatura corporal


Imagem arkive.org
Esquilos da Mongólia vivem na natureza em desertos que mudam de temperatura bruscamente (extremamente frio o extremamente quente). Os gerbos são preparados para estes climas altos e baixos e não recebem toda essa temperatura  diretamente. Ao construir suas tocas e ninhos no solo, a areia funciona como um isolante térmico que protege os gerbos destas mudanças extremas de temperatura. O que dá uma equilibrada nos dias quentes e noites frias. Então, mesmo sendo animais do deserto, eles não estão preparados para o calor forte diretamente e sofrem de insolação e hipertermia.

Imagem arkive.org

Sintomas

Eles ficam mais quietos, se deitam com as patas esticadas para que a maior parte do corpo tenha contato com o chão. Isso ocorre quando eles estão com muito calor e precisam resfriar o corpo. Os gerbos costumam afastar a forração e podem ficar ofegantes ou babando. Quando o gerbil fica com a boca e pescoços molhados é porque o caso já é super grave e ele precisa resfriar o corpo rapidamente! Se o gerbo estiver com hipertermia e não conseguir baixar a temperatura corporal, ele morre. 


Causas 

Se a gaiola ou terrário estiver um local muito quente, abafado, sem circulação de vento, com sol... A temperatura fica muito alta para o gerbil e ele irá afastar a forração para se deitar esticado no chão. Ele faz isso para que a temperatura elevada do seu corpinho consiga escapar mais rapidamente para a superfície lisa do fundo da gaiola/terrário e conseguir sobreviver. As vezes o sol batendo na parede de um quarto pode fazê-lo esquentar como um forno e deixar a temperatura dentro do cômodo muito maior do que deveria. 
Estão sujeitos a sofrer de hipertermia os gerbos cujos terrários estão em luz solar direta, sem ventilação, ou numa sala com muito pouca circulação de ar.


Prevenção 

Mantenha os terrários fora da luz solar direta. Um ventilador indireto pode ajudar a evitar bolsas de ar quente que se desenvolvem nas regiões mais quentes do quarto. Como o ar quente sobe, é recomendável colocar a gaiola próxima ao chão em dias quentes. Sempre tenha uma pedraa lisa no fundo do terrário para que os gerbils possam deitar nela e esfriar o corpo. um pedaço de cerâmica (azulejo) ou um cinzeiro de vidro de cabeça para baixo também servem como superfície de resgate térmico. Se estiver muito quente, você pode colocar estas coisas no congelador um pouquinho e depois devolver à gaiola. 


Tratamento 

Se começar uma hipertermia e você perceber, pode mudar o terrário de lugar e colocá-lo em um lugar mais fresco e com sombra, preferencialmente no chão (lembra quando eu disse que o ar quente sobre? Poisé). 
Se tiver as pedras ou pedaços de cerâmica, coloque-os um pouco no congelador e depois devolva à gaiola para que os gerbils possam se refrescar neles. Um ventilador pode ser ligado de forma indireta para o terrário, nos casos graves ele pode ser ligado diretamente para o gerbil, na tentativa de salvá-lo. 
Quando o caso for muito grave, o gerbil pode perder os sentidos e deve estar babado. Nesse caso, a coisa mais importante a fazer é diminuir a temperatura corporal do gerbil o mais rapidamente possível. Com uma toalha ou algodão umedecido em água fresca banhe seu gerbil, faça movimentos do rabo ao pescoço, (lembre-se de não passar na cabeça). Não deixe o gerbil encharcado, nunca o coloque embaixo da torneira, apenas umedeça seus pelos. Você também precisar fazer com que seu gerbil beba líquidos não muito frios. Se você resfriar o gerbil muito bruscamente, irá causar um choque térmico que matará o gerbil. Então tente diminuir a temperatura do corpo do gerbo, mas não de uma vez.

Gerbil com Hipertermia

Viagens de Carro

Um sério problema para gerbils. Quando você precisar transportar seus animais ou filhotes a serem adotados/vendidos, tome muito cuidado. O carro age como um forno e essas viagens devem ser evitadas em horários muito quentes (horário do almoço, por exemplo). 
Você deve transportá-los em um recipiente muito ventilado, preferencialmente uma gaiola, e deve deixar o ar condicionado do carro ligado ou abrir os vidros para que o ar circule no interior do veículo. Se no horário houver sol, tome muito cuidado para não deixar o sol pegar na gaiola. Não esqueça que eles precisam ter um bebedouro com água fresca na gaiola e se achar que eles estão passando muito mal com o calor, pare o carro.
Encoste o veículo, saia do carro com a gaiola e a coloque no chão, em um local de sombra e melhor ainda se for em um gramado. Espere até os gerbils começarem a se mexer normalmente e retome a viagem.
É melhor parar e perder tempo para que eles se refresquem do que forçar a viagem e eles morrerem no meio do caminho. E lógico, com filhotes a hipertermia é mais séria, eles podem morrer com pouco tempo de insolação.

GERBILECIA.BLOGSPOT.COM.BR

Imagem retirada da internet
Aqui tem um vídeo que mostra gerbils com calor sendo transportados de carro.


Imagens:
Vivian Roncon
ARKIVE em Arkive.org

Fonte/Apoio:
https://www.facebook.com/groups/gerbilandia / Sara Malkoviking