Gerbil barulhento? Saiba como resolver!

Muita gente reclama que não pode ficar com seus gerbils no quarto pois eles não deixam ninguém dormir... Bem, são animais que dormem e brincam durante todo o dia, porém são mais ativos durante a noite.

Primeiro vamos ver quais os barulhos que o gerbil faz e como solucionar (ou amenizar) um a um.
Mas já adianto que o segredo é colocar muitas coisas para chamar a atenção do esquilo da mongólia e deixar que ele fique entediado. Um gerbil entediado parece um presidiário querendo fugir ou fazer barulho.

Gerbil cavando os cantos da gaiola

˜˜˜˜
CAVAR OS CANTOS
Esse é um dos hábitos do gerbil mais difíceis de diminuir durante a noite... Mas na prática, eles fazem isso por estarem entediados. 

Solução: Dê muitas coisas para o seu gerbil se ocupar. Papelão para ele roer, bolinhas, couve, sementes, milho verde e jogue papel higiênico na gaiola para que ele não encontre os cantos tão facilmente e se ocupe cortando o papel.


˜˜˜˜
CAVAR DENTRO DA CASINHA
Cavar, cavar, cavar... Enquanto eles vêem um canto eles tentam cavá-lo e nas casinhas isso fica mais intenso pois eles tentam limpar os cantos lá de dentro...

Solução: Você pode oferecer pedaços de papel higiênico, colocados diretamente dentro da casinha.. Se não resolver, o negócio é retirar a casinha sempre que for dormir e colocar ela novamente no outro dia.


˜˜˜˜
ROER AS GRADES
Esse é o principal problema dos gerbils em gaiolas. O certo é criá-los em aquários ou caixas organizadoras para que eles não se desesperem. O problema de roer as grades nem é tanto o barulho, mas sim o risco de acidentes pois eles podem quebrar os dentes. Esse é um caso típico de gerbil desocupado, como no caso de cavar os cantos da gaiola.

Solução: Dê muitas coisas para o seu gerbil se ocupar. Papelão para ele roer, bolinhas, couve, sementes, milho verde e jogue papel higiênico na gaiola para que ele se ocupe cortando o papel e esqueça um pouco as grades.


˜˜˜˜
BATER ESCADINHAS
Gente, se a gaiola tem escadas, todas elas devem estar presas na grade da parede e do chão (no caso dos andares). Se o gerbil passa pela escada e ela balança ou levanta, ele com o seu espírito de porco (hehehe) vai ficar louco pra arrancar aquela escada dali. E vai forçar e bater e sacudir até fazer muito barulho ou conseguir arrancar.

Solução: Com um arame (aqueles de saco de pão de forma) você deve prender a lateral e a base das escadas na grade da gaiola. Prenda bem apertadinho para que a escada não se mexa... dependendo do tamanho da escada apenas um arame é o suficiente, em alguns casos você vai precisar de vários... Então arames de pão de forma nunca devem ser jogados fora! Guarde para eventuais necessidades. Eles podem roer o arame e arrancar a capinha de plástico, deixando apenas o metal aparente, mas mesmo assim não conseguem arrebentá-lo. Cuidado apenas para deixar as pontas do arame bem pra fora da gaiola para eles não se machucarem.