É gerbil! Não é rato!


A pior coisa para qualquer criador de gerbil é quando uma pessoa sem cultura ou ignorante no meio de roedores diz: Isso é um rato.
Eu sei... o sangue esquenta... Mas como convencer esta pessoa de que seu gerbil não é um rato?
Você deve saber as diferenças entre os dois e citá-las. Se apenas isso não for o suficiente, mostre algumas fotos comparativas para ela!

EM RESUMO:
- Rabos com pêlos e um tufinho na ponta
- Mãos e pés com pêlos
- Orelhas pequenas e com pêlos
- Patas dianteiras menores
- Patas traseiras maiores
- Rosto largo, como o de um porquinho da índia, com bochechas.

Isso é o que você deve dizer para a pessoa que pensa que seu gerbil é um rato. Agora vou aprofundar um pouco mais nas diferenças, mostrando imagens que deixam elas mais evidentes e que podem ser mostradas.
Eu sinceramente acho que o gerbil ou esquilo da mongólia mais confundido com um camundongo ou rato é o REW e o PEW, por terem as cores de cobaias de laboratório... Então, como eles são os mais confundidos, usarei apenas cobaias (camundongo e mecol) e gerbils brancos para ilustrar as diferenças e não restar dúvidas, ok?

GERBIL X RATO
Fotos para ilustrar as diferenças citadas no esqueminha e descritas mais abaixo.



ORELHAS:
As orelhas do gerbil são bem menores que as orelhas de um rato ou camundongo. No gerbil elas são totalmente cobertas por pêlos da cor da pelagem do animal, enquanto que nos ratos elas são completamente peladas e muitas vezes transparentes (mostrando veias e vasos inclusive)

ROSTO:
Enquanto os ratos tem o rosto em formato de triângulo, o gerbil tem o rosto mais cheio, como o de um porquinho da índia. Eles possuem bochechas gordinhas que dão uma aparência amistosa ao gerbil.

MEMBROS DIANTEIROS:
As patas dianteiras do gerbil são bem mais curtas que as de um rato. E as mãozinhas do gerbil mais parecem patas que mãos, totalmente peludas. Nos ratos as mãos lembram mãos humanas completamente sem pêlos.

MEMBROS TRASEIROS:
As patas traseiras são bem longas e os pés totalmente cobertos pelos pêlos da cor da pelagem.

CAUDA:
A diferença é gritante! Enquanto a cauda do gerbil é peluda, bonita e com um tufo de pêlos mais longos na ponta... A cauda dos ratos é composta apenas pela pele. Completamente sem pelos com aquela aparência de "minhoca", os ratos tem a capacidade de mexer o rabo e até prender algumas coisas com ele, enquanto os gerbils não. A cauda nos esquilos da mongólia serve apenas como fonte de equilíbrio e comunicação.