Pesquise Aqui!

Custom Search

Respeite o Blog!

O conteúdo aqui encontrado foi escrito por mim, com base em muito estudo, conversa com criadores brasileiros e estrangeiros, consultas com veterinários e com especialistas em roedores e animais exóticos. Nos meus artigos eu passo um pouco da experiência que adquiri desde 2003 criando esquilos da mongólia, então não roube o meu material, pois isso é crime. O intuito aqui é ajudar os gerbils e seus donos! ^_^

Gene Letal - Malhados Sp+

GENE LETAL - CUIDADO

Alguns genes dominantes, se combinados com um alelo dominando acabam sendo letais aos gerbils.
Em outras palavras, o gerbil nem chega a nascer se tiver esta combinação fatal de SpSp.

O que mais interessa na criação de gerbils costuma ser o gerbil malhado, não é? Pois é este gene que codifica o padrão malhado, o Sp+, que só pode ser combinado ao seu recessivo, o sp+(Sp+sp+). Se por acaso o gerbil receber a combinação Sp+Sp+, ele morre ainda dentro da barriga da mãe (nem chega a se formar). MAS por mais errados que estejam os outros sites de gerbil, esta combinação de dois malhados não causam ninhadas pequenas!

O fihote homozigoto que recebe os dois genes dominantes SpSp morre antes de se formar e dá espaço para outro embrião que seja Spsp. Ou seja, nascem o mesmo número de filhotes que em qualquer outra cruza, ok?

Sendo assim, todo gerbil malhado que chegar a nascer terá o genótipo Sp+sp+



Confira mais sobre a genética dos gerbils malhados neste post aqui!
E aprenda mais sobre cruzas entre marcados e suas ninhadas.

Texto: Vivian Roncon