Expressão Corporal - Comunicação

Como todos os animais, algumas atitudes do Gerbil significam coisas específicas. Eu irei citá-las aqui para que você entenda melhor o seu amigo! Dessa forma você também pode identificar problemas e resolvê-los.



-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-


BATER OS PÉS - SAPATEAR     -=-=-=-
Excitação. Que pode representar três coisas.
1- Vontade de cruzar (principalmente quando o macho bate os pés para a fêmea)
2- Perigo (quando você se aproxima da gaiola, um deles bate os pés para avisar aos outros que se escondam! hehe)
3- Vou te bater (indicativo de briga entre gerbils, principalmente quando a fêmea bater os pés para o macho. se isso acontecer durante uma apresentação, separe os dois imediatamente!)


CORRER BATENDO OS PÉS     -=-=-=-
Excitação. Como no anterior, é comum que o gerbil corra fazendo barulho:
1- Para perseguir um invasor
2- Para avisar todo o grupo para fugir, achando estar em perigo e zelando pelo bem da colônia.


BALANÇAR O RABO     -=-=-=-
Felicidade. Quando o gerbil está feliz ele abana o rabo de um lado para o outro, não tão rápido quanto os cães, mas se forma bem parecida. 


RABO PARA CIMA      -=-=-=-
Atenção. O gerbil fica imóvel observando o ambiente. Geralmente ocorre quando alguma coisa diferente acontece e os gerbos param para ver se é uma ameaça ou não. Se um gerbil do grupo der o sinal de alerta, batendo os pés, os outros ficarão nesta posição de atenção até que decidam que foi um alarme falso ou fujam.


ASSOVIAR     -=-=-=-
Felicidade. Quando o gerbil está feliz ao extremo, ele pode fazer barulinhos similares a um assovio. Ele pode fazer isso para outros gerbils, enquanto recebe cafuné ou é catado, ou quando o dono chega para brincar. (sim, gerbils chegam a este ponto de afeto!) Parece o barulho de um pintinho, piando baixinho. Filhotes pequenos fazem esse barulho para pedir para mamar. Mas no geral, em qualquer idade, é um sinal de afeto como o ronronar dos gatos. Se ocorrer durante uma apresentação, significa que o gerbil assoviando está com medo de apanhar e pede carinho ao outro. Serie um "não me bata! Eu sou bonzinho.".
  

DAR PULINHOS NO LUGAR  -=-=-=-
Felicidade. Eles fazem isso para demonstrar felicidade para o dono, outros gerbils ou por alguma coisa. Por exemplo, é comum gerbils ficarem neste estado quando você coloca pó para banho ou alguma comida diferente na gaiola. Eles, dessa forma, chamam outros gerbils para "brincarem" com eles... awnn. É um comportamento mais comum em gerbils jovens, tendo em vista que os idosos não são muito de brincar! E é ainda mais fofo quando os filhotes acabam de abrir os olhinhos e começam a interagir uns com os outros.


MONTAR EM OUTRO GERBIL     -=-=-=-
Superioridade. Se não for um casal em idade de reprodução, onde o macho sobe na fêmea, não é uma cruza! Os gerbils montam uns nos outros para demonstrar quem é que manda no território. Pode acontecer de todos os jeitos: fêmea montando em fêmea, macho montando em macho, fêmea montando em macho e principalmente um adulto montando em um gerbil mais novo. O gerbil que monta passa a ser o chefe. Eles fazem isso apenas 1 dia para definir esta hierarquia... Depois que o chefe é definido eles não voltam a fazer isso.


ENCOSTAR BOCA COM BOCA     -=-=-=-
Reconhecimento. Eles fazem isso como cumprimento, dizendo um "Oi" para identificar o outro gerbil e reconhecê-lo como membro do grupo. Eles não só cheiram, como podem provar a saliva do outro gerbil para assimilar o gosto.

  
PENTEAR OUTRO GERBIL     -=-=-=-
Amizade. Pentear é um modo do gerbil mostrar afeto pelo outro. Filhotes penteiam os pais, casais se penteiam, duplas do mesmo sexo se penteiam... Quando gerbils se cuidam assim é sinal de que o clima no terrário está ótimo.


LUTAR BOXE COM OUTRO GERBIL -=-=-=-
Brincadeira. Eles fazem isso com os filhotes ou outros gerbils que gostem muito. Levantam um de frente para o outro e ficam brincando com as maozinhas, como se estivessem lutando boxe realmente.


ENTORTAR O CORPO PARA O LADO FORMANDO UM "C"     -=-=-=-
Briga. Sinal de que este gerbil está com medo ou raiva de outro e em alguns segundos irá partir para uma lutar de vida ou morte. Lutas de gerbil nunca são bobagem. Eles brigam até sangrar ou matar o outro. Se um gerbil fizes este "C" (conhecido como cat-arch/arco de gato) você deve separar ele do outro imediatamente e começar uma apresentação. Se isto ocorrer durante a apresentação, é sinal que ainda não estão prontos.


ARREPIAR OS PELOS     -=-=-=-
Raiva/Estresse. Se o gerbil arrepiar os pelos da costa é sinal de raiva sem tamanho! Ele pode fazer isso para outros gerbils ou para humanos. Se ele fizer isso para você é um sinal de que ele irá pular para lhe morder.


DEITAR COM A BARRIGA INTEIRA NO CHÃO E AS PATAS ABERTAS     -=-=-=-
Calor/Estresse. Se seu gerbil começar a se esticar no fundo da gaiola e abrir as patinhas para encostar o máximo da barriga no chão é sinal de que ele está morrendo de calor. Coloque rápidamente a gaiola em um local com sombra e ventilado. Apenas neste caso, você pode deixar ele pegar vento até que pare de fazer isso. É comum os gerbils passarem por esse estresse ao andarem de carro ou serem transportados em embalagens pouco ventiladas


BABAR, BOCA E PESCOÇO MOLHADOS     -=-=-=-
Calor/Estresse. Exatamente a mesma coisa do item anterior. Seu gerbil pode morrer se não for colocado rapidamente em um local de sombra e ventilado. Dê água fresca e ventile até que ele comece a agir normalmente pela gaiola. Babar é um indicativo de que a situação do seu gerbil está crítica e ele pode morrer de calor ou sede.


ESFREGAR A BARRIGA    -=-=-=-
Marcação de território. Quando os gerbils esfregam a barriga na gaiola, casinha, bebedouro, comedouro... É porque na barriga eles tem a glândula de odor ou odorípara. Esta glândula solta um óleo com o cheiro do gerbil e esta é a forma deles mostrarem que aquele objeto onde se esfregaram é deles.



ESCONDER A COMIDA    -=-=-=-
Instinto de Sobrevivência. É muito comum que você dê uma guloseima ao seu gerbil, ele pegue e corra para um cantinho da gaiola/viveiro e coma escondido dos outros gerbils. Ele também pode ir comer dentro da casinha ou simplesmente passar muito tempo correndo com a guloseima na boca até decidir parar e comer. Ele faz isso não por egoísmo, mas por instinto natural. Afinal, na vida selvagem ele não sabe se terá comida amanhã, então precisa garantir que vai comer hoje. Esse é o mesmo princípio que os leva a enterrarem as melhores sementes ou a tigela inteira de comida na forração, um armazenamento de comida para garantir que não irão passar fome amanhã.



CAVAR/ROER AS GRADES SEM PARAR     -=-=-=-
Estresse/Tédio. É sinal que seu gerbil precisa de mais coisas na gaiola para distrair a sua atenção. Verifique se a gaiola não é pequena demais para ele, se não existem muitos gerbils para pouco espaço, se ele tem brinquedos e algo para roer. O gerbil é super inteligente e precisa de muito estímulo. Dê papelão ou papel higiênico todas as noites para que ele se ocupe. É de noite que ele está mais ativo e por tanto precisa de mais estímulos. Ele não precisa necessariamente ter uma rodinha na gaiola, mas precisa ter comidas diferentes e algo para roer todos os dias. Casinhas, rolinhos de papelão, papel higiênico, canos, montes de serragem para cavar... Algo assim.


MORDER UMA GRADE E NÃO SOLTAR     -=-=-=-
Estresse/Tédio. Como no anterior, é sinal de que o gerbil precisa de uns passatempos. Mais coisas na gaiola como rodinha, casinha, papelão, etc... Ou um companheiro no caso de morar sozinho! É normal gerbils morderem a grade e não soltarem, chegando a dormir com o ferro entre os dentes.


LAMBER AS PAREDES DA CAIXA/GAIOLA     -=-=-=-
Sede/Falta de Nutrientes. Os gerbos que começam a lamber paredes e grades, estão em busca de umidade, minerais ou nutrientes que não estão conseguindo na dieta. Veja se o bebedouro funciona bem, se tem água limpa e se a alimentação está correta e balanceada.

Texto escrito e baseado em anos de criação por: Vivian Roncon