Apresentação em Trio

Já tenho um post explicando como apresentar dois gerbos. No primeiro post eu coloquei fotos da apresentaçao de um macho adulto a uma fêmea adulta fora do cio... Agora vou fazer este novo post mostrando uma apresentaçao muito mais rápida e simples!

Tudo durou cerca de 1h e eles já estavam juntos, brincando e dormindo. Porque tão fácil? Porque juntei um adulto a duas femeas jovens de 60 dias.

-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

(o primeiro casal já estava vivendo junto e já haviam criado um grupo. eu precisava inserir uma outra femea a este grupo pré-estabelecido e mesmo as duas femeas sendo jovens, o risco do macho adulto não aceitar um outro gerbil era muito grande.)
            
Animais: casal (1 macho adulto argente e 1 femea jovem agouti) + femea (1 femea jovem agouti)


1- Coloquei todos em um recipiente divido por uma grade. Em um lado o casal estabelecido e no outro a femea a ser inserida ao grupo. Nesse momento você deve reparar a reação de todos os animais... Se eles ficarem roendo a grade é normal, mas verifique se eles estão batendo na grade, tentando morder o gerbil do outro lado, batendo os pés como ameaça ou algo do gênero. Se eles estiverem muito agressivos a apresentação deve demorar um pouco. Você sabe que tudo está sob controle quando todos os gerbils apenas roerem a grade e ficarem andando para conhecer o espaço onde estão.



-=-=-=-=-=-=-

2- Atenção, só tente fazer a apresentação se você tiver certeza de que um gerbil não pode atacar os outros. Ele quando querem passar para o outro lado irão tentar cavar e empurrar até conseguirem se espremer pelas laterais, por baixo ou escalar a divisória. Se você não estiver de olho e um gerbil conseguir passar para o lado do outro, com certeza ocorrerão brigas serrissímas. Então se você for fazer a apresentação, deixe-os no recipiente com a grade apenas enquanto você estiver olhando e tenha sempre em mãos alguma coisa para separar os gerbils, caso eles se juntem e briguem. Eu costumo usar um pedaço de papelão para separar eles e so retiro se tiver certeza que não irão brigar... Na menor menção de briga eu separo com o papelão e só depois coloco minha mão para pegar eles. Se eles brigarem e você tentar separar com sua própria mão eles irão te atacar achando que é o outro gerbi.... E sinceramente você não quer isso! As mordidas doem muito, machucam muito e costumam fazer sangrar bastante. Tentar escalar a grade não significa que o gerbil quer atacar o outro... Eles fazem isso apenas por curiosidade.



-=-=-=-=-=-=-

3 - Visto que os gerbils não estavam ligando muito para o do outro lado, percebi que a apresentação se daria de forma rápida. Os gerbils se cheiraram, roeram, tentaram escalar e depois ficaram conhecendo o ambiente. Sinal de que não estavam muito interessados na outra femea jovem que eu pretendia juntar. Decidi então mudar os gerbils de lado e deixar as duas femeas juntas. SÓ PORQUE NESSE CASO AS DUAS SÃO JOVENS! Com femeas adultas a apresentação é muito demorada, ok? Juntei as femeazinhas e elas se deram muito bem logo de cara. Praticamente se ignoraram! 


Olha a curiosidade agora... As duas femeazinhas são golden agouti de ninhadas e pais diferentes. Você pode reparar na diferença de tom do pelo! Nesse caso, a femea que já estava com o macho tem mais amarelo na coloração enquanto a femea que estava sozinha puxa mais para o escuro. São da mesma cor em tons diferentes... A cor agouti permite isso e tem diversas variações!



-=-=-=-=-=-=-

4- Com as femeas unidas e em paz e o macho separado, mas calmo e sem querer briga pela grade, decidi que estava na hora de juntar todos. Levantei um pouquinho a grade para que ficasse um espacinho na parte inferior e os gerbils pudessem se cheirar por ali. Na menor menção de mordidas eu iria abaixar a grade e separá-los novamente. Como eles se cheiraram sem brigas e logo começaram a se ignorar, retirei totalmente a grade e deixei todos juntos. Nesse momento você pensa "deu cert˜"mas não é bem assim... Você deve ficar de olho neles até que estejam se catando ou dormindo juntos. Antes disso eles podem brigar a qualquer momento. No meu caso correu tudo bem e a apresentação toda durou cerca de 1h. Sucesso total =)




ESPERO TER AJUDADO VOCÊS E QUE SUAS APRESENTAÇÕES TODAS DÊEM MUITO CERTO! Apresentações são complicadas e quase nenhum site explica... Por isso tive a idéia de criar o blog e explicar ilustrando com fotos. Boa sorte a todos e estou sempre a disposição para tirar dúvidas.