GerbilECia no Insta

Meu gerbil me mordeu! E agora?

CUIDANDO O FERIMENTO

O gerbil possui dentes bem mais afiados que os de um hamster... Então se ele quiser morder vai machucar. Se seu gerbil mordeu e saiu sangue:
  • Você deve lavar imediatamente o machucado até que o sangramento pare.
  • Use um antisséptico tópico (rifocina, mertiolate..) e se quiser use uma pomadinha cicatrizante.
  • Coloque um band-aid para proteger de sujeira.
  • E perdoe o gerbil!
Primeiro, se furou seu dedo vai sangrar bastante por se tratar de uma extremidade do corpo, elas sempre são muito irrigadas de sangue. Então não se impressione com o sangue e fique imaginando que o machucando é muito maior do que realmente é. (geralmente é um furinho)

Então vamos procurar a causa da mordida?


CAUSAS DA MORDIDA

Gerbils ficam agressivos muito facilmente por serem animais super territorialistas. Por isso a gente sempre aconselha que se você for comprar um gerbil, COMPRE UM ANIMAL NOVINHO E DE PREFERÊNCIA DE UM CRIADOR. 


NUNCA COMPRE EM PETSHOPS!
Pois quando eles são colocados em um aquário para brigar por cama e comida com outros vários gerbils, de sexos mistos, sem contato humano, eles se transformam em feras.

Olhando um bichinho desses, tão bonitinho, com orelhinhas pequeninihas, rabinho peludinho, nem dá pra imaginar que ele pode atacar... Mas um gerbil bravo é muito difícil de lidar.

Dá pra amansar? Dá. Mas te preparada pra levar mordidas, perder tempo (uns 2 meses) e não ficar totalmente satisfeito.

É que um gerbil manso é uma delícia! Mas um gerbil arisco de petshop nunca será manso assim. Você consegue deixá-lo mais acostumado ao contato humano e parar de morder e atacar, mas pra ficar manso manso mesmo, só se ele for acostumado com os humanos desde novinho.

É sempre legal ver os gerbils que o criador possui, mesmo que por foto, para que você tenha idéia se os animais são bem tratados, se não são doentes, mutilados por brigas, se o pelo é bonito ou oleoso... Assim você pode calcular que se os adultos são bem tratados provavelmente são felizes e essa "felicidade" é passada para os filhotes. Se os adultos forem mal alimentados e mal tratados, provavelmente terão filhotes ariscos e pouco saudáveis.


Além da agressividade vinda da má criação, outros fatores influenciam para que o gerbil fique arisco.
  • Femeas no cio
  • Femeas prenhes
  • Filhotes recém-nascidos
  • Estresse por outros animais
  • Fome
  • Sede
  • Gaiola muito suja

Essas coisas podem destruir o humor do seu gerbil e ele pode ficar agressivo. Mas nesses casos ele não vai morder para sangrar! Vai só dar uma mordidinha de advertência.

Aqui tem um vídeo onde ensino o jeito correto de pegar seu gerbil!
Assim você não machuca ele nem é mordido.


Texto, Vídeo e Imagens: Vivian Roncon