Apresentação - Como juntar Gerbils

Gente, essa é a parte mais complicada e onde o povo mais tem dúvidas...
Quando eu precisei fazer isso tive a maior dificuldade e não achei lugar nenhum que ensinasse a fazer... Então resolvi colocar aqui um tutorial para ajudar as pessoas que tiverem o mesmo problema.

Os esquilos da mongólia são super sociáveis com a sua colônia, mas se algum gerbil de outra colônia aparece... É morte na certa. Então é preciso tomar cuidado e ter muita paciência.

PS: Evite ter esse trabalho e compre sempre os dois gerbils juntos e amigos. Só faça uma apresentação em casa no último caso! Se eles se morderem e chegar a sair sangue, provavelmente nunca mais você vai conseguir juntá-los.

Apresentação de acordo com o grau de dificuldade:
01 - macho filhote x macho filhote
02 - femea filhote x macho filhote
03 - femea filhote x femea filhote
04 - macho adulto x macho filhote
05 - macho adulto x femea filhote
06 - femea adulta x  macho filhote
07 - femea adulta x femea filhote
08 - macho adulto x macho adulto
09 - macho adulto x femea adulta
10 - femea adulta x femea adulta

Um casal adulto praticamente só irá se aceitar quando a femea estiver no cio. E isso a gente não tem como saber até juntar. Deve-se tentar até que acerte o cio dela e eles irão cruzar no momento que você juntar. Dai nunca mais irão brigar.

Só coloque os dois no ambiente divido quando você estiver olhando! Evite que um deles consiga fugir e passar para o lado do outro. Eles tentarão se atacar de todas as formas e por isso é importante que você esteja supervisionando. Eles podem até mesmo se morder através da grade...


-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Minha apresentação:
Elena (Golden Agouti) x Jake (Argent Cream SP+)


 1 - Pegue um recipiente (tapauer, isopor, aquário, organizadora...) e coloque uma grade BEM PRESA no meio dele. 

Aqui eu usei um isopor e prendi a grade de fundo de uma gaiola de aves na diagonal para que os gerbos tivessem mais espaço para se cheirar. A grade deve estar bem presa pelas laterais e principalmente por baixo, pois eles ficarão tão loucos para se matar que tentarão escalar e cavar por baixo e pelos lados! Não esqueça que neste recipiente deve haver forração nova e sem cheiro de outros animais.









 2 - Comece a trocar eles de lado de tempo em tempo. Eles não podem achar que aquele é o território deles.

Eu trocava de meia em meia hora, de hora em hora, de 10 em 10 minutos... Tanto faz. O importante é que um sinta o cheiro do xixi do outro. Coloque também algo que vá distrair eles... Nesse caso eu coloquei comida e brinquedinhos para que eles esqueçam do outro e relaxem. O gerbil tranquilo irá agir normalmente, comer, dormir, brincar. O gerbil enraivecido irá morder a grade insistentemente e ininterruptamente... É com esse que você deve tomar cuidado!



3 - Retire-os do ambiente dividido e coloque-os em suas gaiolas lado a lado.

Encoste as gaiolas para que eles possam se ver e se cheirar mesmo quando você não estiver olhando. Deixe-os dormir assim. A distância entre as grades deve ser suficiente para que eles não encostem focinho com focinho, ou um poderá morder o outro.



4 - Após uns 3 dias deixando as gaiolas lado a lado e colocando no ambiente dividido você pode tentar a apresentação sem grade.

Esta apresentação deve ser feita em um novo ambiente, sem cheiro de nada. Eu particularmente gostava de por pó de cálcio para que eles quisessem tomar banho ao invés de se matar! E assim ambos ficavam com o mesmo cheiro... Funcionou, então fica a dica, né?

Nesse momento você não deve nem piscar! Tenha em mão alguma coisa para separar eles (um pedaço de papelão) e na menor menção de briga você separa e coloca novamente no ambiente com a grade. Quando eles brigam viram a famosa "BOLA"e é um desespero ver e separar eles. Nunca separe com a sua mão ou você tomará uma mordida muito forte, que pode até arrancar pedaço! Por isso a dica de usar um papelão e de separar antes que eles briguem. Outra dica e soltá-los em um ambiente como o box do banheiro ou em cima da cama e deixar que eles corram! Eles terão muita coisa para explorar e para desviar a sua atenção... Podem ignorar a presença do outro ao invés de atacá-lo.

Quando você juntar os dois eles irão se cheirar e ficar imóveis por alguns segundos!

SINAIS BONS
- Ficar imóvel de olhos fechados
- Coçar o outro
- Ignorar a presença do outro e agir normalmente
- Orelhas fechadas para trás
- Se deitar (submissão)

SINAIS RUINS
- Se entortar e levantar a costa (arch-cat). É o momento de separar! Em alguns segundo ele pulará em cima do outro formando a BOLA de briga.
- Fugir do outro com medo
- Se enfiar embaixo da barriga do outro
- Bater os pés, sapatiar para fazer barulho. É uma ameaça e ele está mandando o outro correr. Apenas no caso de ser um casal adulto pode significar que a femea está no cio.

SINAIS ESTRANHOS MAS NORMAIS
- Ficar nariz com nariz de olhos fechados
- Um montar no outro como se quisesse cruzar. Isso não tem nada haver com reprodução! O que monta está querendo dizer que é ele que manda naquele lugar. Exerce uma hierarquia natural sob o outro gerbil.



5 - Você sabe que deu certo quando eles começarem a se catar e dormirem juntos.

Por mais que a apresentação tenha dado certo, você não deve deixar eles ficarem juntos até que eles durmam. Ao dormir um mostra que confia plenamente no outro, este é o sinal que deu certo!
Deixe que eles fiquem juntos no ambiente neutro e coloque um pouco de papel higiênico para que eles façam um ninho e durmam, como os dai da foto!





6 - Depois de dormirem juntos, é hora de colocá-los na gaiola definitiva.


Enquanto eles dormem no recipiente neutro, você deve ir lavar a gaiola muito bem lavada. Use apenas um pano com alcool e depois lave bem com água. Produtos de limpeza deixam um cheiro agressivo para eles e podem trazer alergias. Depois de bem lavada, coloque uma forração novinha para recebê-lo. Você deve trocar água e comida, lavar os potinhos e bebedouros muito bem e remover todos os acessórios (casinha, rodinha, bola, tubos... tudo!) para que nenhum gerbil se ache dono dessed objetos e queiram defendê-los. Assim você não deixa nenhum lugar para que um deles se esconda do outro.

Com a gaiola limpa e apenas com a comida e a água você pode colocá-los lá dentro, oferecer papel higiênico para que façam um ninho e observe até que eles durmam. Ai sim, você conseguiu!


EU SEI QUE É CANSATIVO E DIFÍCIL, mas é o único jeito de juntar gerbils que não se aceitam.
Em alguns casos a apresentação dá certo no mesmo dia, em outro pode levar até 1 mês.
Essa apresentação das fotos durou 1 mês comigo! Justamente porque a femea (golden agouti) veio de uma petshop e era complemente arisca. Ela não aceitava o macho por nada nesse mundo. Mas deu certo.



Texto e imagens: Vivian Roncon
Fonte traduzida e adaptada:
http://latinoamerica.agsgerbils.org/