Sexagem - Macho e Fêmea

Nas fotos eu mostro um macho e uma fêmea de diferentes idades para que você consiga fazer a sexagem dos bebês através das mamas e da genitália de cada um.

Filhotes com 4 dias:

Filhotes com 8 dias:


Filhotes com 30 dias:

IDENTIFICANDO O SEXO
-=-=-=-   AO LONGO DA VIDA DO GERBIL   -=-=-=-

---   de 3 a 7 dias   ---
Os filhotes não tem pelos, mas você consegue ter idéia das colorações através do tom da pele (de rosa a cinza escuro) e consegue perceber se algum filhote será malhado Sp+. Nessa idade a única diferença é que nas femeas você consegue ver 6 pontos nas laterais da barriga, que são as tetinhas! Nos machos não existe nenhum pontinho destes. Depois de 1 semana estes pontinhos irão sumir, então a dica e decorar o número de fêmeas e a cor da pele delas, para que quando comece a nascer a pelagem você saiba quais eram as femeas e quais os machos. É importante olhar os filhotes todos os dias!

---   de 10 a 20 dias   ---
Os filhotes já tem a pelagem completa e os olhos abertos. Você consegue diferenciar os machos das femeas pela distância entre a genitália e o ânus, que nos machos é um pouco maior. Nessa idade não é seguro fazer a sexagem, pois todos os filhotes são muito parecidos. É aconselhável identificar os sexos na idade das tetinhas ou esperar até eles desmamarem.

---   de 20 a 40 dias   ---
A distância entre a genitália e o ânus é maior nos machos, que começam a mostrar os testículos. Não existe idade exata, mas é nesse período que os testículos descem para a bolsa escrotal e você consegue ver. Dependendo da força ou posição do machinho, os testículos somem ou aparecem, pois ainda não saíram totalmente! A cor dos testículos muda de acordo com a coloração da pele do gerbil, variando entre o rosa e o preto.

---   de 40 dias em diante   ---
Os testículos estão totalmente para fora e não resta dúvidas do sexo. Com o gerbil solto você consegue reparar que o bumbum dos machos fica peludinho, pois os testículos do gerbil ficam cobertos por pelagem e não à mostra como nos camundongos e hamsters.