Alergia Respiratória e Ocular

Os gerbils tem alergia respiratória muito facilmente. Como a secreção é escura (pela grande quantidade de ferro presente nela) chega a parecer sangue.

Sintomas:
- Secreção escura no focinho
- Secreção escura nos olhos
- Olhos inchados ou meio fechados
- Focinho avermelhado demais

Podem aparecer todos os sintomas juntos ou não. O importante é identificar que o gerbo está com alergia e retirar imediatamente o que está causando a irritação. Essa doença não mata adultos e aparece ou some de um dia para o outro... Então se aparecerem os sintomas, você retira o que causa a alergia e no dia seguinte seu gerbil deve estar bem melhor!

SECREÇÃO NO FOCINHO
Nessa foto eu mostro como a secreção no focinho aparece. Esse é o principal sintoma da alergia respiratóia. Você pode limpar o focinho do gerbil com um algodão umidecido em soro fisiológico e evitar que a secreção seque e dificulte a respiração do animal.



SECREÇÃO NOS OLHOS
Já nesta outra foto eu mostro como ocorre a secreção nos olhos. Nesse caso específico, dei comida de noite para a Faye que estava muito bem... No dia seguinte de manhã, fui olhar ela e estava assim. Na hora dá um desespero! Achei que ela tinha machucado o olho, que ele tinha vazado, mas o sangramento no olho na verdade era secreção escura. Na foto dá pra ver que o globo ocular do gerbil está muito bem. O olho dela, no mesmo dia ficou normal e não ficou inchado nem fechado... Apresentou apenas a secreção.


Para que você possa diferenciar uma secreção ocular de um machucado é preciso pegar o gerbil na mão e olhar bem de perto os dois olhos. Se o animal estiver brigando com outro gerbil ou apresentar sinais de luta pelo corpo (pêlo faltando em algum lugar, mordidas no rabo ou orelhas...) é bem provável que a seja um sangramento no olho mesmo. Se o gerbil viver sozinho ou tiver um companheiro muito tranquilo, provavelmente ele está com alergia respiratória ou se machucou na hora de coçar o rosto com as patas traseiras. Em qualquer caso você deve limpar o rosto do gerbil com um algodão umidecido em soro fisiológico e observar se vai melhorar ou piorar para procurar um veterinário.



Causas:
- Serragem de pinho ou cedro
- Forração molhada (bebedouro pingando)
- Papelão com corante
- Poeira 
- Produtos de limpeza


-=-=- SERRAGEM -=-=-
É a principal causadora de alergia respiratória e por isso não tem o uso recomendado. Lógico, que como nos humanos, um gerbil é alérgico a uma coisa e outro não. Então o importante é saber o que faz bem ou mal aos seus gerbils! O que é bom para os meus pode ser ruim para os seus. Você encontra detalhes no post "Forração"

-=-=- FORRAÇÃO MOLHADA -=-=-
Se o bebedouro ficar pingando na forração, seja ela qual for, pode trazer alergia aos seus esquilos da mongólia. Nunca deve-se deixar a forração molhada já que ela também pode atrair insetos ou deixar seus animais resfriados.

-=-=- PAPELÃO COM CORANTE -=-=-
Eles amam roer e podem ganhar papelão de presente todos os dias! Mas o papelão deve ser aquele comum, marrom. Qualquer papelão que tenha cor ou cheiro forte não deve ser dado para o gerbil por conter substâncias tóxicas! Além da alergia respiratória seu gerbil pode se intoxicar seriamente e acabar morrendo. Recomendamos o uso apenas de rolos de papel higiênico e de papel toalha!

-=-=- POEIRA -=-=-
Do mesmo modo que a poeira irrita nossa garganta e olhos ela irrita os gerbils também. Então deixe seus animais em um local arejado, longe de correntes de ar e do sol.

-=-=- PRODUTOS DE LIMPEZA -=-=-
Nunca sabemos se o gerbil irá ou não ter alergia ao produto de limpeza, então não deve usar nada para limpar a gaiola/aquário do seu gerbil! É recomendado apenas o uso de água e álcool para limpá-la.
Passe álcool (ou não), lave em água corrente e seque usando um papel toalha ou um pano. Coloque os gerbil de volta apenas quando estiver bem seco para que eles não resfriem. Como são animais limpos não precisa se preocupar em deixar a gaiola "perfumada" com nenhum produto.


TRATAMENTO
  • Trocar a forração
  • Limpar olhos com soro fisiológico
  • Limpar focinho com soro fisiológico
  • Observar e arrumar o bebedouro
  • Suspender o papelão para roer
  • Visitar o veterinário
Após corrigir o problema que provocou a alergia respiratória o veterinário deve receitar um antibiótico para pingar no focinho do gerbil, geralmente o Neosporin. Nos casos simples o veterinário pode optar por não fazer uso de medicação. Gerbils velhos podem ter o problema sem depender de nenhuma das causas citadas acima.

Texto e Imagens: Vívian Roncon