Banheirinho

Estou fazendo este post porque muitas pessoas me perguntam "tenho como ensinar a fazer xixi e coco no lugar certo?"... E na verdade tem sim!
Esse tutorial serve para Esquilos da Mongólia ou Chinchilas! Ambos utilizam o banheirinho se você colocar a disposição.

Primeiro você precisa colocar um banheiro para ele dentro da gaiola. Pode ser um pote de vidro, um banheirinho comprado pronto,  o fundo de uma garrafa pet ou de 5litro d'agua... Você corta e deixa apenas o fundo da garrafa (faz um ladinho mais baixo para sevir de entrada! como nas camas para cães.), coloca dentro serragem ou areia de gato e prende na grade da gaiola por dentro. (usando um aramezinho de pão-de-forma)

Ele vai começar a entrar lá para fazer xixi!
Você pode reparar que independentemente de ter xixi ou fezes no resto da gaiola, lá o banheirinho terá mais.
Se você mantiver limpo ele vai passar a usar apenas ali! Principalmente se a gaiola for de grade no fundo, ele vai usar como banheiro o recipiente com serragem/areia e ele precisa estar preso na gaiola com arame para que o bichinho não vire. O plástico da garrafa grande de água é duro o suficiente para que eles não consigam roem direito... No caso dos Gerbils eles vão roer de qualquer forma hehe

Chinchilas AMAM o banheirinho. Quando estiver limpo será usado como cama e se a chinchila estiver prenhe, usará como ninho para ter os filhotes. Em qualquer um dos casos, se ela usar como cama ou ninho, não vai usar como banheiro! Elas são super higiênicas ^_^


Aqui tenho dois filhotes brincando no banheirinho/ninho feito de uma garrada de 5 litros de água mineral! Dá pra ver como eu amarrei na grade com o arame, né?
Não são lindos?? awn...
<3


-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Meu gerbil Damon (sim! Vampire Diaries =D) usando o banheirinho:


Esse banheirinho da foto é comprado! O nome dele é banheiro mesmo... É um artigo para hamsters (embora não funcione muito com eles). Eu crio 2 casais de gerbil atualmente e apenas 1 desses casais gosta do banheirinho. 
A verdade é que se você criar em aquário eles não vão usar o banheiro. Mas se você criar em gaiola, eles usam sim! Dai começam a só fazer xixi e coco no banheirinho... Que deve ser lavado diariamente porque fica muito nojentinho hehe E se o banheiro ficar muito sujo, os esquilos da mongólia páram de usá-lo! É que eles tem nojo de entrar e pisar na mistura de xixi e coco... Então para que eles usem, deve ser limpo diariamente.


Tenho aqui algumas fotos de outros banheirinhos que existem no mercado! É meio difícil achar para vender... Então se achar compra para não se arrepender! Qualquer modelo serve e deixará seu gerbil muito feliz ^_^

Ou faça seu próprio banheirinho com o fundo de uma garrafa de plastico ou um pote de vidro!