Guia para Iniciantes - Tudo para se ter Gerbil

NÃO SEJA PREGUIÇOSO! 
LEIA O GUIA, POIS TODAS AS SUAS DÚVIDAS SERÃO TIRADAS NELE

Dia após dia é a mesma coisa "quero saber mais sobre gebil", "ganhei um casal, o que eles comem?", "resolvi criar e não sei nada sobre eles", "preciso de umas dicas", sendo que tudo já está na net, mas muita gente pega o bicho sem ler a respeito dele antes e depois tem preguiça de pesquisar no Google... Então estou fazendo uma bacanagem de colocar tudo em um só lugar, para todo mundo que não tem ideia do que é um Gerbil aprender de forma simples tudo sobre eles.
Por favor, leiam até o final! Se for preciso, salvem esse link para consultas futuras. E com certeza, qualquer outra dúvida que você tenha, está explicada aqui no blog. Sejam bem vindos!


COMPANHIA DO MESMO SEXO
Gerbil não pode viver sozinho e não pode em hipótese alguma cruzar com irmão ou outro parente. Então compre dois gerbils do mesmo sexo. Casal é apenas para pessoas com tempo de experiência em criar gerbos, pois os problemas que aparecem são inúmeros. 

GRUPOS NÃO!
Gerbils são criados em duplas ou trios apenas. Não tente montar uma colônia ou grupo porque é muito difícil e arriscado! Apenas criadores com bastante tempo de costume com os esquilos da mongólia é que conseguem se aventurar na formação de uma colônia sem que morram vários animais.

COMO PEGAR / SEGURAR
Nunca carregue o gerbil pelo rabo. Apesar de vendedores em lojas fazerem isso, não pode porque o rabo do esquilo da mongolia não suporta o peso dele. Ao carregar pelo rabo, ele pode soltar na sua mão. É como se a pele soltasse do osso e saisse na sua mão, deixando o pedaço do rabo do gerbil com as vértebras aparentes e ensanguentado. É uma experiência horrível, pois o rabo nunca mais vai nascer, o animal vai sofrer de dor e pode até morrer de infecção, além da pessoa ficar com esse trauma. Por isso em petshops e agropecuárias é super comum ver gerbils sem ou com metade do rabo, sinal que carregaram por ele e arrancaram.
Gerbil deve ser carregado com cuidado, com a palma da mão. Você pode segurar ele com a mão no formato de concha, sem apertar. Evite segurar com os dedos passando na frente da boca dele, pois um Gerbil irritado pode morder para que você o solte. Segure preferencialmente com a mão em concha e os dedos presos nas laterais do corpo do Gerbil.

GAIOLA CERTA
Precisa ser uma gaiola de hamster grande. Ela deve ter 3 andares e pode ter tubos. O esquilo da mongolia irá roer a parte dos tubos que ficar para dentro da gaiola, mas não irá abrir um buraco para fugir. A gaiola deve ser grande, com andares de grade (já que tudo que for de plástico será roído), não podendo ser aquelas gaiolas bonitinhas com plataformas plásticas de divisão, comuns aos hamsters anão russo.

AQUÁRIO / CAIXA
Para criar no aquário, é INDISPENSÁVEL que ele tenha uma tampa com tela ou grade, pois gerbils podem pular até 80cm e sempre irão fugir. Além do que, a tampa evita que outros animais como gatos, corujas, ratos de esgoto, etc, peguem o seu esquilo lá dentro. 
A metragem básica para uma dupla do mesmo sexo é de 100cm quadrados. Ou seja, a soma das metragens do fundo deve ser igual ou maior a 100. Exemplo: 50x50, 70x30, 60x40...
Para casais reproduzindo a metragem pode ser menor, cerca de 80cm quadrados (soma das medidas do fundo igual a 80), porque não é bom reproduzir em espaços grandes demais. A fêmea frequentemente perde filhotes que acabam morrendo de frio e fome.

NUNCA SERRAGEM 
Serragem mata. As madeiras macias de pinus ou cedro, são tóxicas para roedores, aves, lagomorfos e até pessoas, sendo que são mais tóxicas ainda aos gerbils, que tem alergia à elas. Acontece que no Brasil, toda serragem produzida é de pinus ou cedro. Algumas pessoas pergunta, se podem comprar serragem direto em madeireiras e a resposta é NÃO, porque serragem de madeireira é lixo e não possui nenhum tratamento antialergênico. Então se você não quiser matar seus gerbils, não use nunca serragem. Além da infecção respiratória e morte do pulmão, a serragem deixa o pelo feio (aparência de molhado/oleoso) e o cheiro super forte.

AREIA DE GATO OBRIGATÓRIA 
A forração segura no Brasil é a areia de gato de argila. Ela não trará alergia e deixará os animais limpos, cheirosos e com o pelo sedoso. 

MATERIAL PARA NINHO
Se apenas a areia de gato não lhe deixar satisfeito, existe, algumas coisas que você pode colocar na gaiola/terrário ALÉM DA AREIA:
- Papel higiênico 
- Papelão sem tinta/cola (cor original de papelão marrom)
- Feno para coelhos 
- Carefresh feito em casa com papel 
Esses materiais serão usados pelos gerbils para montar ninhos, onde dormirão juntos independente do sexo. Todo Gerbil dorme em ninho e em companhia do outro Gerbil, mesmo sem estar reproduzindo ou sendo uma dupla do mesmo sexo! Montar ninho e dormir juntos não significa reprodução. 

NUNCA USAR TECIDO/ESTOPA/ALGODÃO 
Gerbil não pode ter nada de tecido dentro da gaiola, pois eles irão comer. Os animais podem morrer ou ser mutilados (principalmente os filhotes), que sofrem constipação estomacal pelos fios ingeridos ou perdem patas que ficam presas. A estopa principalmente é uma arma contra os esquilos da mongolia! Ela enrola nas patas, prende o sangue, corta e faz o membro apodrecer e cair. Após um machucado por estopa, mesmo que ainda não tenha cangrenado a pata, dificilmente você conseguirá salvar o membro. O animal ficará sem pata. Ainda mais perigoso que perder patas é o animal comer, os fios enrolarem dentro dele e impedirem o processo digestivo e excertor, matando o gerbil.

ALIMENTAÇÃO DO ESQUILO DA MONGOLIA 
Gerbil não é papagaio! Eles não comem comida de papagaio nem de hamster! Gerbil come ração extrusada de hamster (aquela que é fabricada, como se fosse uma ração de cachorro), mais algumas sementes e grãos. 

A comida básica do gerbil é:
- Ração EXTRUSADA para hamster boa (Nutrópica, Alcon Club, Alcon Sticks ou Serelepe)
- Mix de sementes de periquito/calopsita (possui sementes pequenas, poucos girassóis e não tem milho nem amendoim)
- Um pouco de Ração de cachorro ou gato (não importa a marca ou a qualidade, toda ração de gato ou cachorro irá funcionar igual para os gerbils. E eles não irão comer muito!)

Ingredientes opcionais que você pode acrescentar à comida quando tiver eles:
- Granola light sem açúcar (não pode nenhum tipo de açúcar! Nem cristal, nem mascavo)
- Sucrilhos sem açúcar (Corn Flakes do galo verde, o açúcar dele é apenas o próprio dos ingredientes)
- Ervilha crua
- Milho branco de canjica (não serve o amarelo)
- Gergilim (torrado ou não)
- Grão de Bico cru
- Pedaços de biscoito para cães 
- Arroz integral 
- Uvas passas sem semente
- Sementes de abóbora 
- Alfafa em ramas ou ração extrusada de alfafa (em pequena quantidade e apenas quando estiver reproduzindo)

Alguns petiscos que podem ser oferecidos:
- Pedaço de bolacha cream cracker integral, com ou sem grãos 
- Amendoim
- Semente de Girassol grande
- Semente de abóbora 
- Frutas cristalizadas sem açúcar 
- Uva ou ameixa passa sem sementes
- Pedaço de biscoito para cães

REPRODUÇÃO 
Nunca deve ser tentada por quem não cria gerbils há pelo menos 1 ano. O casal não pode ser parente em hipótese alguma, sendo que cruzar irmãos, pai e filho, primos, pode acarretar em danos irreversíveis. Filhotes deformados, sem equilíbrio, com ausência de olhos, frágeis que irão adoecer por qualquer coisa, ausência de pelagem em partes do corpo, etc. 
Se você tem um casal de irmãos, precisa imediatamente separá-los e comprar um casal de filhotes para apresentar um filhote para cada um do casal, formando preferencialmente uma dupla de fêmeas e uma dupla de machos.
A reprodução é muito complicada e precisa ser muito pensada e programada antes de acontecer. Escolher casais geneticamente compatíveis, ter destino para os muitos filhotes, ter pelo menos 4 gaiolas/caixas grandes e adaptadas para ir separando os filhotes por sexo antes que cruzem entre si, etc. Gerbils também precisam ter uma mega alimentação reforçada, que é bem cara, para conseguir ter filhotes saudáveis. Se você não sabe nada sobre gerbils e nunca teve eles antes, desista de reprodução enquanto é tempo.

Não vou ensinar nada de reprodução aqui, já que ela não é para iniciantes e esse guia é para quem nunca teve gerbils.

BANHO
Nunca molhe o gerbil. Assim como hamsters não podem tomar banho com água em hipótese alguma, os esquilos da mongolia também não podem. Eles não morrem se se molharem, mas tem 80% de chances de pegarem pneumonia cada vez que se molharem. Quem gosta do seu gerbil ou hamster e não quer que ele morra, jamais irá tentar dar banho em um deles com água. Molhar gerbil pode significar a morte dele.
O banho dos esquilos da mongolia é único e exclusivamente feito com pó para banho de roedores. Não é qualquer pó, não pode usar talco, não pode pegar pó de mármore em marmoraria, tem que ser o pó de banho exclusivo para banho de roedores, vendido em petshops. Você nunca vai precisar de nada além disso, pois só de viver na areia de gato (LEMBRE QUE ELES MORREM NA SERRAGEM), eles já se manterão sempre limpos. 
Eu mesma, não preciso usar o pó de banho quase nunca nos gerbils. Pois apenas a areia de gato mantém eles sempre limpissimo.

LIMPANDO A GAIOLA/CAIXA
Para limpar, nunca retire toda a forração nem lave com água ou detergentes, para evitar que a gaiola perca totalmente o cheiro dos animais e eles briguem. Vou dar um passo a passo de como limpar:
- Retirar quase toda a forração 
- Deixar apenas um pouco do ninho do gerbil ou forração para manter o cheiro dele
- Pode passar um papel toalha molhado para remover acúmulos de urina (partes secas e duras de areia grudada ao fundo)
- Coloque a areia de gato nova, deixando o ninho/forração que você guardou em um dos cantos


Se você quer ter um animal, precisa ser responsável por ele. A primeira parte da responsabilidade é ler e pesquisar a respeito. Não seja preguiçoso! As pessoas prefere, perguntar à ler. Só pergunte em grupos quando tiver lido tudo é mesmo assim continuar com dúvida.