Banho de Sol

O banho de sol é muito importante para todos os animais. É com os raios solares que o corpo produz vitamina D, então é ótimo para a saúde dos gerbils pegar um pouco de sol de vez em quando. 


1 - O sol que faz bem é o da manhã, das 7h as 9h. Ou no final da tarde, às 18h.
2 - Nunca deixe seu gerbil pegar o sol da tarde ou da hora do almoço! Ele é muito forte, prejudicial e pode machucar seu animal.
3 - Nunca obrigue os gerbils a pegarem sol. É importante deixar metade da gaiola / caixa no sol e metade na sombra. Assim eles podem decidir se querem o sol ou a sombra.
4 - Cuidado com o sol no bebedouro, pois ele vai esquentar a água dos gerbils.


OS BENEFÍCIOS DA LUZ SOLAR AOS ANIMAIS

O sol da manhã, que tem um tom amarelado, tem muitos raios ultravioletas, age como um tipo de desinfetante principalmente contra ácaros e parasitas e ajuda a manter a saúde dos brônquios e pulmões. Mas cuidado com a incidência desse sol da manhã, pois os raios dele podem manchar tecidos e plásticos, inclusive gaiolas e bebedouros. O sol alaranjado da tarde tem muitos raios infravermelhos, que aquecem e podem queimar. Esse sol da tarde nunca deve ser pego diretamente pois pode prejudicar os olhos e a pele dos animais. 

A luz solar é importante para manter tanto a saúde física como emocional dos homens e animais. Quando o raio de sol passa pelos olhos, é enviado ao cérebro uma sensação de prazer, cerotonina. Por isso tantos os humanos quanto os animais são mais felizes quando tem contato com a natureza. Se o animal viver preso dentro de casa, sem pegar sol nunca e sem acesso a janelas, pode se tornar um animal triste e estressado. Sem contar que é importante que os bichos vejam o sol nascer e se por para terem noção de tempo e saberem a hora de dormir, comer, brincar, etc. Se os animais não sabem quando amanhece e quando anoitece eles ficam desequilibrados física e mentalmente. 


Você vai ver que os gerbils gostam muito de sol. Além da vitamina D, sol ajuda a deixar o animal livre de alergias de pele e parasitas. Não esqueça que eles são do deserto e acostumados com sol e areia para manter o corpo saudável ^_^

A tutora Vania Lopes fez algumas fotos das suas gerbilas no banho de sol! 
Lindas de viver. ^_^


Texto: Vívian Roncon
Fotos: Vânia Lopes