Unhas Grandes - Como aparar

Os gerbos tem suas uninhas afiadas que as vezes arranham os braços, não é? Parecem mais garras do que unhas! rsrs. Mas eles precisam muito delas. Para se coçar, cavar, catar... etc.

NUNCA PENSE EM CORTAR AS UNHAS DO GERBIL!
A chance de você mutilar o bichinho é muito grande e aparar as unhas com alicates ou tesourinhas está completamente fora de cogitação, ok?

Se você mesmo assim quiser cortar as unhas do seu gerbil, tenha em mente que é preciso ser feito com um alicate de cutículas, com o gerbil muito bem seguro, preferencialmente enrolado em um pano. Eu não aconselho a fazer isso, pois se você arrancar um dedinho do seu gerbil o trauma não será legal nem pra você nem pra ele. Utilize o meu método, descrito a seguir, que ele é mais seguro e confiável! Além de não deixar seu gerbil "magoado" com você hehe

Se for cortar as unhas do gerbo, lembre-se que a pontinha branca é a unha e a parte rosa é o vaso sanguíneo. Se você cortar o vaso, vai sangrar, doer, o animal vai evitar por essa patinha no chão por uns dias e pode infeccionar.

Damon

COMO APARAR UNHAS MUITO GRANDES

Esse é o melhor modo! Seguro e seus animais ainda vão se divertir hehe
Para fazer uma caixa de lixa, siga os passos:
  1. Compre uma lixa fina, daquelas usadas para lixar móveis ou argamassa em obras. (Peça ao vendedor a lixa mais fina que ele tem)
  2. Prenda o fundo dela (parte em que é papel normal) com durex ou outra fita adesiva à parede interior de uma caixa. Pode ser de papelão, mas eu gosto de fazer isso em uma organizadora.
  3. Coloque de modo que a lixa vire uma parede da caixa (preferencialmente a maior parede se a caixa não for quadrda), colando as pontinhas com fita adesiva para evitar que ela solte.
  4. Coloque os gerbils na caixa e segure ela levemente inclinada, com a parte da lixa como se fosse o chão, para que eles queiram subir até a borda utilizando a parede de lixa como rampa.
  5. Os gerbils irão lixar as próprias uninhas tentando escalar. 
  6. Faça isso por muito pouco tempo, para evitar que as unhas sejam muito desgastadas! 

Por favor... Use uma lixa fina e deixe os gerbils lixarem as unhas por pouco tempo (no máximo 2 minutos), para evitar que a unha seja muito desgastada e o animal se machuque!


Outras 2 opções de lixar as unhas:
  1. Colocar a lixa fina como a parte de dentro da rodinha do gerbil e deixar eles correrem. Eu costumo ter a rodinha que fica com eles sempre, e uma rodinha extra com lixa por dentro! Quando preciso aparar as unhas deles é só colocar a rodinha com lixa na gaiola e deixar eles brincarem! Mas isso só serve para os gerbos que gostam de brincar na roda. 
  2. O cimento faz o mesmo trabalho de uma lixa fina. Se você tiver um local com piso de cimento e seguro o suficiente para deixar seu gerbil correr de vez em quando, isso deve ser o bastante para manter as unhas do tamanho correto! Você também pode colocar uma coleira de hamster no seu gerbil e levar ele para passear no quintal de cimento hehe


PROBLEMAS DE UNHAS GRANDES

O gerbil pode se machucar sozinho, se coçando. Já tive um gerbil que se machucou ao lado do olhinho com as unhas da pata traseira... Por sorte não pegou no olho! Mas mesmo assim machucou e ficou uma bolinha de sangue no lugar. Fêmeas com filhotes também não podem ter unhas grandes pois podem machucar os bebês. Nessas fotos de dois filhotes, um deles está com uma bolinha de sangue seco no rosto, ela foi feita pelas unhas da mãe que nem eram grandes demais. Os filhotes são meus, nascidos da minha criação.
 

Além de se machucarem e machucarem outros gerbils, as unhas muito compridas podem se quebrar quando o gerbil estiver cavando, coisa que eles nunca fazem, né? rsrs.
Uma unha quebrada pode sangrar, infeccionar e/ou deixar seu gerbil mancando. Se a unha do seu esquilo quebrar, é importante pingar água oxigenada para curativa na patinha dele e mudar a forração da gaiola para que não entre muita sujeira no machucado.


Texto e Imagens: Vivian Roncon