Falsas doenças de Hamsters

Hibernação 
Hamsters Sírios podem hibernar quando há uma mudança súbita na temperatura ambiente deles ou do local onde estão. Um hamster hibernando pode parecer duro e frio com pequena evidência de respiração, porém os bigodes podem ser vistos crispados em um hamster hibernando. Ao hibernar, é possível que você pegue o animal na mão, mexa, remexa, chacoalhe, e ele continue imóvel. Mas ele deve ser acordado! Essa hibernação não é algo programado, é uma defesa natural do corpo que força o animal a ficar inerte para economizar energia e gordura. 

Se o hamster não for despertado, pode sofrer desnutrição e desidratação. Para acordar um hamster que hiberna, você deve esquentá-los bem aos poucos, até que a temperatura do seu corpo volte ao normal. Utilize um paninho e sobre o ar quente com sua boca. Quando acordar, tenha certeza que o hamster está ativo para que não hiberne novamente e deixe bastante água e comida a disposição dele, para repor qualquer falta que ele tenha tido enquanto hibernava.

Mancha no Quadril (Glândula de Odor)
Esta não é uma doença, mas é conhecida por causar aos donos de hamster um pouco de preocupação. O hamster Sírio tem uma mancha em cada quadril, estas são as glândulas de odor deles e são perfeitamente normais. Estas glândulas são evidentes apenas nos machos!

Na maioria dos pequenos roedores, como no caso do hamster Anão Russo, esta glândula fica na barriga, mais ou menos onde seria o umbigo do animal. Ao encontrar estas glândulas no quadril dos hamsters, alguns donos se desesperam e vão à procura de um veterinário ou de blogs que expliquem isso aqui na net (é aqui que eu entro!). As glândulas são normais e como qualquer glândula de odor, liberam um óleo com o cheiro forte de cada animal. É normal elas serem pegajosas, terem falta de pêlo no lugar e até terem uma espécie de cera amarelada (nada mais que o óleo seco).

E lembre-se de não incomodar o seu hamster! Se ele ficar irritado solta um odor bem desagradável dessas glândulas. Passe um aromatizante no ambiente, ajuda um pouco. Mas não tente lavá-los ou passar algum perfume. Depois de um tempo o cheiro sai e eles não vão mais cheirar mal.


Glândula no Hamster Anão-Russo (no meio da barriga)


Glândula no Hamster Sírio (laterais do quadril)