Esquilo da Mongólia - DTW ou Himalaio
Essa é uma cor muito intrigante e que leva diversos criadores ao erro. Se trata de um gerbil de olhos pretos, mas que por receber 2 genes de diluição (chch) perde os pigmentos dos olhos que passam a ser vermelhos. Ou seja, você olha pro animal e ele tem olhos vermelhos. Mas geneticamente ele tem olhos pretos e o gene que vai passar aos filhotes é o de olhos pretos.
Isso faz com que alguns criadores estranhem que ao cruzar dois gerbis de olhos vermelhos entre si, nasçam filhotes de olhos pretos 😅
Aí a pessoa me pergunta: como pode ter nascido black, agouti, se eu cruzei dois gerbis albinos?
Resposta: primeiro que o gerbil branco de olhos vermelhos não é albino, mas vamos deixar isso pra depois. Segundo que se nasceu filhote de olhos pretos e os pais tem olhos vermelhos, OBRIGATORIAMENTE um dos pais tem que ser himalaio.
Nessa hora você deve pegar o seu gerbil branco e colocar ele sobre uma folha de papel ou superfície branca. Assim você consegue verificar se existe diferença de cor entre as costas e o rabo do gerbil. Com certeza um deles terá a cauda levemente mais escura.
Mas as pessoas erram ao definir a cor do gerbil porque nem todos os Himalaios são LINDOS igual ao Príncipe. Nem todos tem esse rabo escuro assim, como o meu. E se o rabo não for tão escuro, as pessoas vão percebem que ele é himalaio e acham que é apenas um PEW (branco de olhos vermelhos) comum.
O nome em inglês (DTW) é a abreviação para Dark Tailed White: Branco de rabo escuro. E por ser uma genética colorpoint, ele também tem o focinho com pigmento, só que bem discreto. Nesse meu macho o focinho é encardido, amarelado. Quanto mais claro for o rabo do gerbil, mais claro será o pigmento do focinho, deixando ele quase imperceptível.
O Príncipe é filho de Siamês X Siamês. Uma das poucas cruzas que tira Himalaios.
Texto e Fotos: Vivian Roncon
Instagram: @vivian_roncon
Criatorio: @Vr.Mousery