Como todos os roedores, os gerbos precisam roer com frequência para controlar o tamanho dos dentes que numa param de crescer e a saúde bucal. No caso dos gerbils mais velhos, eles já não roem tanto e tem menos cálcio, provocando uma série de problemas dentários.
É comum animal idosos quebrarem os dentes. Quando isso acontece, o dente quebrado por machucar ou o dente que não quebrou pode começar a crescer muito rápido.
Isso aconteceu com o Castiel, meu dove pied com mais de 4 anos.
Diagnóstico:- Dentes superiores pequenos e quebrados.- Dentes inferiores muito grandes.- Um dente inferior entrando no céu da boca.- Lábios e gengivas bem machucadas.- Animal magro por não conseguir comer.
Aqui tem uma foto do Castiel, mostrando como está magro. Dá para ver nas costas dele que ele está bem fino.
Agora vamos para a boca. Ela estava assim, com os dentes quebrados em cima, o dente debaixo furando a boca e os lábios bem feridos.
A primeira coisa foi cortar o dente que estava grande demais e furando o céu da boca dele. Cortei com um alicate de cutículas afiado.
Como o dente estava entrando na carne do céu da boca, ao cortar, a ponta do dente ficou pendurado.
Larguei Castiel para ele se acalmar um pouco e depois usei uma pinça para tentar retirar o pedaço de dente que ficou preso. Soltei ele novamente para se acalmar e depois peguei novamente para bater a foto e ver se funcionou.
Pronto, o pedaço de dente não está mais lá. Não sei se fui eu que tirei ou se ele tirou sozinho, o importante é que saiu.
A partir de agora, a indicação é dar frutas amassadas como banana e maçã, papinha de bebê ou racao extrusada amolecida em água morna. Vamos ver se meu velho vai conseguir comer e se recuperar. Mas pela idade, ele infelizmente deve partir logo.
-----------------
Uma semana após cortar o dente dele, meu Castiel já está bem melhor! Ele voltou a comer, engordou um pouquinho, e já tem os dentes superiores crescendo! A boca dele está feia, mas está muito melhor do que estava antes.