Se o seu esquilo da mongólia apresentar diarréia você deve ficar atento e procurar o motivo! Ela é o sintoma de vários problemas que atingem os gerbos, dentre eles:
- Mal de Tyzzer
- Alimentação errada
- Salmoneliose
- Infecção viral
- Infecão bacteriana
Frajola |
Uma diarreia pode conduzir à desidratação, que consiste na perda acentuada de água e sais minerais do corpo, podendo levar à morte. A diarreia nos gerbils é como a dos humanos e o animal precisa beber muita água e se recuperar logo, afinal, quanto mais tempo de diarréia mais fraco o animal fica.
SINTOMAS
- Fezes aguadas com ou sem cor
- Pêlo oleoso
- Letargia
- Emagrecimento
- Falta de apetite
- Falta de sede
- Traseira e patas sujas
- Sono excessivo
- Pelagem do traseiro molhada ou oleosa
A diarréia nos gerbils pode vir devido a uma alimentação muito úmida. Se a causa for alimentar, então você vai poder resolver facilmente! Afinal, ao apresentar diarréia tudo que for úmido deve ser retirado da alimentação, que passará a ser apenas de sementes e/ou ração extrusada ou peletizada.
Entretando, se a causa da diarréia for uma infecção viral ou bacteriana o gerbil corre um perigo ainda maior e precisa ser medicado por um veterinário urgentemente! Por isso é importante avaliar se a diarréia é o único sintoma de doença no seu gerbil para ter idéia de qual é o problema dele. Sobre o Mal de Tyzzer, você pode ler aqui neste link.
COMO TRATAR
Se o gerbil apresentar apenas a diarréia, a causa provavelmente é alimentar e é fácil de tratar. Se o gerbil apresentar outros sintomas aliados à diarréia, precisa visitar um veterinário rapidamente para salvar seu bichinho.
Lembre-se ALFACE É TERMINANTEMENTE PROIBIDO!
Lembre-se ALFACE É TERMINANTEMENTE PROIBIDO!
No caso de diarréia alimentar:
- Retire todos os alimentos úmidos da dieta do gerbil e dê apenas mistura de sementes e/ou ração peletizada ou extrusada.
- Observe as fezes do gerbil diariamente para ver se voltaram ao normal. Se não voltarem procure um veterinário.
No caso de diarréia por inffecção viral ou bacteriana:
- Visitar urgentemente um veterinário
- Desinfectar totalmente a gaiola /viveiro do gerbil utilizando alcool
- Separar o animal afetado dos companheiros
- Seguir as recomendações médicas que devem incluir antibióticos e antiflamatórios
Texto e imagens: Vivian Roncon
Fonte base, traduzida e interpretada: