Gerbil sem pelos no bumbum

Se o seu gerbil está sem pelos na parte posterior, bumbum, próximo ao rabo, podem ser várias coisas: 
 
1 - Muda de pelagem muito forte: Nessa idade ela perde o pelo de filhote e ganha o de adulto, então é maior muda de pelagem do gerbil. Mas a muda, apesar de grande, não costuma deixar falhas na pelagem não. Se ocorrerem falhas por causa da muda, é sinal de que algo não vai bem. Faltam vitaminas, está muito calor, muito estresse...
Como identificar: Além da falha, a pelagem do gerbil apresenta pelos de tamanhos e cor diferentes. Justamente a separação entre os pelos antigos de filhote que estão caindo e os pelos novos de adulto que estão nascendo. Os pelos de adulto são mais grossos e brilhantes que os pelos de filhote. A falha no bumbum não tera nenhum machucado na pele. A pele deve ser limpa e apenas falta pelo no lugar.
 
2 - Alimentação com nutrientes em falta: Precisaria dar uma vitamina na água para o gerbil. Provavelmente a alimentação dele está ruim, deficiente. Comer apenas mix de papagaio causa esse tipo de coisa nos gerbos. Eles precisam de ração extrusada de qualidade e suplementos vitamínicos quando estão no período de reprodução ou adoentados.
Como identificar: O animal não está na muda de pelagem grande, mas o pelo apresenta falhas e parece estar fraco. A pele no lugar da falha deve estar limpa e sem machucados.
 
3 - Brigas: Alguns gerbos arrancam os pelos desse lugar dos outros, pode alguém estar perseguindo o gerbil com a falha? Nas perseguições, enquanto o machucado foge, o de trás vai mordendo e arrancando os pelos do bumbum e rabo, por ser o local que ele consegue alcançar. 
Como identificar: A pele no lugar da falha tem machucados ou casquinhas. Quando o pelo é arrancado por outro gerbil, a pele fica cheia de pontinhos vermelhos ou pretos, mostrando onde machucou ao arrancar os pelos.
 
4 - Ácaros / Parasitas: Ele pode estar com tanta coceira que acaba arrancando os pelos de tanto coçar com as unhas e boca.
Como identificar: O gerbil não para de se coçar e mexe constantemente na região que faltam pelos. Dependendo da cor do gerbil é possível ver os parasitas que costumam ser acinzentados.

5 - Alergia: Ele pode ser alérgico à forração que está sendo usada ou a algo que está recebendo para roer. Serragem é campeã em causa esse tipo de alergia nos gerbos.
Como identificar: A pele pode ficar meio seca, avermelhada ou com casquinhas e o animal pode se coçar.

6 - Dermatite: A dermatite pode ser causada por umidade no alojamento (forração molhada, bebedouro pingando, gerbil se molhou e não secou).
Como identificar: A pele cria cascão e fica careca quando esse cascão cai.

Texto: Vivian Roncon