Pesquise Aqui!

Custom Search

Respeite o Blog!

O conteúdo aqui encontrado foi escrito por mim, com base em muito estudo, conversa com criadores brasileiros e estrangeiros, consultas com veterinários e com especialistas em roedores e animais exóticos. Nos meus artigos eu passo um pouco da experiência que adquiri desde 2003 criando esquilos da mongólia, então não roube o meu material, pois isso é crime. O intuito aqui é ajudar os gerbils e seus donos! ^_^

Cor dos olhos nos filhotes

A cor dos olhos dos bebês de gerbil podem ser notadas logo no nascimento, mas se fixam no segundo dia de vida, sendo mais fácil de perceber a cor exata. 

Apesar das pessoas acharem que só existem duas cores de olhos, vermelho ou preto, essas duas cores tem variantes que já podem ser percebidas através da pálpebra dos filhotes. São tons diferentes de vermelho e de preto, que influenciam diretamente na cor possível do animal.



Tenho fotos de filhotes com a cor dos olhos identificadas. Vou mostrar várias fotos e explicar cor por cor de olho, com as cores de gerbil que possuem aqueles olhos.



PINK /ROSA
É o olho mais claro de um gerbil. São tão claros, que é possível ver de longe que aquele gerbil tem olhos vermelhos. Essa cor existe principalmente nos gerbils brancos, como o PEW que é PINK Eyed White.
Cores que tem esse olho: PEW, DTW/Himalaio...

Olhos Pink

RUBY / VINHO
É um vermelho escuro, um vinho. Muitas pessoas olham e pensam que o animal tem olhos pretos ou castanhos, pois apenas olhando na luz ou com o flash da máquina é possível perceber o vermelho.
Cores de tem esse olho: Sapphire, Dove, Argente Cream, Argente Golden, Topaz, Lilac, Yellow Fox, Red Fox...

Olhos Ruby

BLACK / PRETO COMUM
São os olhos pretos das cores comuns. Basta olhar o animar que você percebe os olhos pretos brilhantes. 
Cores que tem esse olho: Agouti, Black, Slate, Grey Agouti...

Olhos Black

CP EYE / PRETO COLORPOINT
Os olhos pretos nos gerbils colorpoint, sofrem uma diluição. Quando o bebê nasce, é possível ver na luz um olho escuro com o centro vermelho, como uma pupila vermelha. Quando isso ocorrer, é porque aquele filhote terá uma cor colorpoint (corpo claro com focinho e rabo mais escuros) e olhos pretos. Os colorpoint de genética ee (BEW, LCP e CP Nutmeg) também tem esses olhos CP Eye.
Cores que tem esse olho: Siamês, Burmês, LCP Slate, CP Slate, LCP Agouti, CP Agouti, LCP Nutmeg, CP Nutmeg, BEW...

Olhos CP Eye

ee EYE / PRETO DE GENÉTICA ee
Os gerbils de genética ee, possuem olhos extremamente pretos. Os colorpoint tem olhos CP Eye, mas todas as outras cores tem esses olhos escuros ee Eye. Desde o segundo dia de vida, é possível ver que o animal tem olhos muito pretos e que começa, a formar uma linha escura até as orelhas. Isso indica um gerbil de genética ee com olhos pretos.
Cores que tem esse olho: Nutmeg, Light Nutmeg, Silver Nutmeg, DEH, LDEH, Polar Fox, Honey Cream...

Olhos ee Eye




Aqui tem algumas fotos com a cor dos olhos identificada.




Nas fotos é possível notar a diferença das cores através das pálpebras dos bebês. 
  • PINK: da cor da pele
  • RUBY: levemente avermelhado
  • BLACK: cinza escuro
  • CP EYE: cinza claro com uma bola vermelha no meio
  • ee EYE: extremamente escuros 



Texto e Fotos: Vivian Roncon