GerbilECia no Insta

Companhia do mesmo Sexo

Os esquilos da Mongólia são altamente sociáveis e não gostam de ficar sozinhos. Então, é muito importante que se compre pelo menos uma dupla. Tanto machos quanto fêmeas vivem bem com uma companhia do mesmo sexo.

Gerbos solitários vivem comprovadamente menos, são menos saudáveis, tornam-se infelizes e ficam frequentemente acima do peso. Também tendem a ser mais difíceis de domesticar e menos dóceis. Mesmo que você esteja em casa o dia todo, e brincando com ele constantemente, isto não compensa o fato de que ele terá de dormir sozinho, comer sozinho, e se pentear sozinho. Uma companhia é essencial.

 
É importante ressaltar também que esta espécie organiza-se em sociedade matriarcal, ou seja, grupos são liderados por fêmeas. Se você junta os dois sexos, em um grupo, pode ter um problema danado. Fêmeas se sentem mais motivadas a disputar a liderança quando há a presença de machos, então as chances de brigas acontecerem são altas. Por isso é recomendado criar duplas, trios, etc, sempre do mesmo sexo. Além disso, como uma característica dos roedores, os gerbis procriam facilmente e têm uma ninhada a cada 35 dias. 
Regras simples para evitar brigas
  1. Sempre apresente gerbis estranhos usando o método de apresentação.
  2. Companhias fáceis de se adaptar: filhotes entre 6 e 8 semanas de vida / um macho e uma fêmea sexualmente maduros / um macho mais velho com um filhote.
  3. Nunca mantenha mais de três fêmeas adultas juntas.
  4. Nunca mantenha mais de quatro machos adultos juntos.
  5. Nunca mantenha trios adultos de duas fêmeas e um macho.
  6. Nunca mantenha trios adultos de dois machos e uma fêmea.
  7. Quando uma segunda ninhada chegar, desmame os filhotes da primeira para evitar estresses e superpopulação.
Adaptado de Gerbil em Curitiba, em http://gerbilemcuritiba.blogspot.com e AGS Gerbils, emhttp://latinoamerica.agsgerbils.org.