Pesquise Aqui!

Custom Search

Respeite o Blog!

O conteúdo aqui encontrado foi escrito por mim, com base em muito estudo, conversa com criadores brasileiros e estrangeiros, consultas com veterinários e com especialistas em roedores e animais exóticos. Nos meus artigos eu passo um pouco da experiência que adquiri desde 2003 criando esquilos da mongólia, então não roube o meu material, pois isso é crime. O intuito aqui é ajudar os gerbils e seus donos! ^_^

Gerbil Sapphire - Tudo sobre a cor

Essa é uma das cores que os criadores mais tem dificuldade de identificar. Primeiramente porque é um tom de cinza entre o Dove (cinza prateado) e o Lilac (cinza chumbo) e porque na internet existem muitas fotos de gerbils que não são da cor Sapphire - Safira e estão creditados como tal. Vemos frequentemente gerbils Dove ou Lilac, marcados como Sapphire no Google! Ai as pessoas que estão em casa nunca irão conseguir saber a real diferença entre os 3 tons de cinza. Mas agora eu vou te ajudar!

A escala de tons, do claro pro escuro é:
Dove - Sapphire - Lilac


Você pode se guiar por essa foto para comparar as cores Dove, Sapphire e Lilac! Ela está com gerbils realmente das cores indicadas. O Dove e o Sapphire são meus, o Lilac foi retirado do Google.

Esses são os três tons de cinza para gerbils de olhos vermelhos! Então o primeiro de tudo é ver se os olhos são vermelhos ou pretos. O olho deles é um vermelho bem escuro, geralmente representado como castanho em fotografias sem FLASH. É um olho cor de vinho. Olhe os olhos do seu gerbil na luz para ver se é vermelho.

O gerbil Black quando recebe os olhos pp, clareia o pelo e vira o Lilac. Se ele, além de receber esses olhos pp, receber o gene colorpoint c[b] ou c[hm], ele deixa de ser Lilac e vira um Sapphire.


SAPPHIRE EM DIFERENTES IDADES
Ele tem pálpebras claras, indicando olhos vermelhos. Nasce bem clarinho, cor de rosa, sem nenhuma parte mais escura, todo da mesma cor rosa. Conforme ele cresce, fica com o tom levemente acinzentado e por volta dos 10 dias a pálpebra escurece! Muitos pensam que ele pode ser um gerbil de olhos pretos então, mas na verdade é porque o olho é vermelho escuro! 

Os pelos começam a nascer cinza e podem amarelar em alguns lugares, pois o Sapphire frequentemente tem reflexos amarelados. Ele continua tendo os pés e as mãos cor de rosa ou cinza bem clarinho! Se os pés escurecerem, é porque ele é um Lilac e não Sapphire. O Sapphire mantém os pés cinza claro, quase prateados. 

Aqui eu tenho fotos de um filhote Sapphire até o desmame! Repare ele os pés e tornozelos são claros.


E aqui tem fotos de gerbils Sapphire em diferentes idades! Todos os animais são meus. Repare que sem flash o olho parece escuro, mas com flash ele fica vermelho. 


O pelo do adulto pode amarelar ou seja esbranquiçar nas pontas dos fios. O subpelo continua cinza médio da cor de quando ele é filhote. Nessa foto de um dos meus Sapphires adultos, você pode ver a ponta da pelagem amarelada ou esbranquiçada em alguns pontos. Um gerbil Dove nessa idade seria quase branco de tão claro.





GENÉTICA DO GERBIL SAPPHIRE
Eles são muito procurados por terem o gene chm / cb, que é colorpoint. Se for cruzado com qualquer gerbil de olhos pretos que tenha algum gene colorpoint, não importa se é o chm ou o ch, ele pode ter filhotes de cores colorpoints como siames e burmes. Depende apenas do gene do outro gerbil! 

Se o outro for ch, ele pode ter filhotes siameses (ch + chm). 
Se o outro for chm, ele pode ter filhotes burmeses (chm + chm).

Então o legal de um Sapphire é, se for reproduzir ele, cruzar com outra cor que também tenha gene colorpoint. A principal diferença entre as cores possíveis de nascimento está na cor dos olhos do outro gerbil que cruzar com o Sapphire.

• Sapphire X Gerbil de olhos vermelhos com gene colorpoint: Ele não vai ter os siameses nem os burmeses (que precisam que um dos pais tenha olhos pretos), mas poderá ter PEW - branco de olhos vermelhos, Topaz, Argente Cream, Dove e Sapphire.

• Sapphire X Gerbil de olhos pretos com gene colorpoint: Ele pode ter os siameses ou burmeses, CP ou LCP agouti (se o parceiro tiver a barriga AA ou Aa) e Himalaio ou DTW - branco de cauda escura (que tem olhos P mas ficam de olhos vermelhos).  Se o gerbil parceiro dele tiver olhos pretos Pp, eles também podem ter os filhotes de olhos vermelhos com gene colorpoint: Argente Cream, Topaz, Sapphire, Dove e PEW - branco de olhos vermelhos.

Logico que as cores de gerbil que vão nascer dependem do gene do parceiro, já que o Sapphire tem o chm, você precisa saber se o parceiro dele tem o ch ou o chm para descobrir os filhotes possíveis.


NORMAL X MALHADO


Texto: Vivian Roncon
Fotos: Vivian Roncon e Google