Dica para salvar o gerbil do calor - Climatizando caixas e gaiolas

Gente, o calor está insuportável em todo o Brasil! Esse ano inteiro foi muito quente, mas agora uma massa de ar quente está deixando o clima absurdo em várias regiões do País. Várias cidades estão batendo os recordes de calor em muitos anos, inclusive aqui onde eu moro, por isso precisamos tomar cuidado com nossos gerbils!



Os esquilos da Mongólia são animais do deserto quando silvestres, mas não é por isso que eles suportam altas temperaturas, ok? Lembre-se que na vida selvagem, eles vivem em tocas no solo e que embaixo da terra a temperatura é muito mais baixa. Assim eles conseguem equilibrar a temperatura do corpo tanto de dia quanto de noite, quando saem das tocas.

No calor o gerbil pode morrer em minutos! Por isso precisamos de atenção. Tem gente que perdeu mais de 5 animais em 1 dia essa semana em São Paulo, simplesmente porque o clima enlouqueceu e os termômetros marcaram 40° lá.
Então vou ajudar vocês e dar algumas dicas minhas e de outra criadora experiente para que vocês possam tomar cuidado com seus gerbos nesses dias quentes que estão fazendo! Assim nossos esquilos ficam saudáveis e vivos até o clima voltar ao normal.



_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_

DICAS PARA AMENIZAR O CALOR DOS GERBILS

1 - Coloque algo de vidro na gaiola / caixa, pois o vidro esfria quando estiver muito quente e os gerbos podem se deitar nele, equilibrando um pouco a temperatura do corpo!

2 - Coloque um azulejo ou lajota, sem que haja o risco de cortes, na caixa ou gaiola para que os animais possam se deitar ali e se resfriar.

3 - Ligue um ventilador voltado para as gaiolas, caixas, bioterios, aquários, terrarios ou gerbilarios. O vento não deve ficar na direção dos animais, mas se o caso for extremo, como o de gerbils passando mal por calor, babando ou tentando se esticar pelo fundo da caixa, coloque o vento na direção deles sim. Após a temperatura melhorar, vire o vento um pouco para o lado, para não ficar voltado diretamente para eles.

4 - Coloque o MÍNIMO de forracao possível na gaiola ou caixa. A serragem e a areia de gato esquentam. Coloque bem pouquinho para que os animais joguem ela para o lado e possam se deitar no fundo do aquário ou caixa limpo. Quando eles quiserem fazer xixi, vão até a areia fazer lá. É importante dar aos gerbils a opção de deitar na forração ou não, dependo do que eles quiserem.

5 - Retire as casinhas e ninhos nos dias mais quentes! Pois assim vc obriga seus animais a dormirem no espaço aberto da gaiola ao invés de se amontoarem em um espaço apertado e abafado. Já basta o calor.

6 - Verifique se a caixa ou gaiola fica em um lugar com sombra, em um cômodo arejado e com janela. Evite deixar os animais perto de paredes que esquentem com o sol da tarde.

7 - Se na sua cidade além de quente for seco, como aqui em Brasília, você pode ligar o umidificador de ar ao lado dos gerbils ou colocar um balde de água ao lado das gaiolas durante a noite.

8 - Se tiver a opção de colocar os animais em um cômodo com ar condicionado, pode colocar. Se você dormir com o ar condicionado ligado e seus animais não fizerem muito barulho, coloque eles para dormir no seu quarto! Só tire a rodinha se for preciso e cubra a gaiola com um pano para evitar que o vento frio entre diretamente na gaiola. Se for uma caixa não precisa cobrir.

9 - Você pode usar gelo para criar climatizadores de gaiola e caixa para seus esquilos da mongolia. Vou ensinar agora as dicas da criadora Adriana Tolentino.

_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_

FAZENDO UM CLIMATIZADOR DE GERBIL - AR CONDICIONADO

A criadora Adriana Tolentino tem vários gerbos e também está sofrendo muito com o calor. Para aliviar o sofrimento dos seus animais, ela deu uma dica super legal de fazer um "ar-condicionado" para eles!




- Pegue uma garrafinha e congele água dentro dela.

- Afaste um pouco da forração de um dos cantos da gaiola ou caixa

- Coloque naquele canto a garrafa com a água congelada dentro de uma caneca ou pote para que, ao derreter o gelo, a transpiração da garrafa não molhe a forracao da gaiola- Deixe ali até ficar na temperatura ambiente




Você vai ver como os animais adoram! Eles vão todos ali para perto da garrafa com gelo, deitar e até dormir no fresquinho. Funciona mesmo como um climatizador de ar para roedores e pode ser usado para hamster, mecol, chinchila e qualquer outro que esteja sofrendo com o calor na sua gaiola ou caixa.



_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_~_

Depois da dica da Adriana Tolentino, vários outros tutores do grupo Gerbilândia no facebook também fizeram o ar-condicionado para seus gerbils! Aqui estão algumas fotos com os seus devidos créditos dos donos. Notem a felicidade dos esquilos da mongólia ^_^

Algumas pessoas fizeram com a garrafinha de água congelada, mas outras fizeram técnicas diferentes, usando cubos de gelo dentro de sacos plásticos protegidos por canecas ou em potes de sorvete.















Texto: Vivian Roncon
Imagens com créditos