Casa de vidro

Hoje vim dar uma dica legal de casinha para seus gerbils! Usar um pote de vidro.
Mas não um pote de vidro qualquer, porque a maior parte deles é roliço e fica correndo pela gaiola / caixa, batendo nas coisas e fazendo barulho. Sem contar que é perigoso o pote de vidro rolar por cima de um rabo ou pata de outro gerbil ou até mesmo de um filhotinho. Por isso, para a segurança e conforto dos próprios esquilos da mongólia, o pote precisa ficar parado no fundo.


Mas primeiro vou falar um pouco sobre os materiais:

PLÁSTICO: Casinhas de plástico são bonitinhas, com portas e janelas, mas são roídas em pouquíssimo tempo. Se os gerbils forem filhotes ou jovens, pode até ser que dure mais de 1 semana. Mas se forem gerbils adultos a casinha de plástico não dura nem 1 dia. E ao roer o plástico os esquilos da mongolia podem comer pedaços dela e ter obstrução gástrica. Ou seja, além de jogar dinheiro fora, casinhas e outros objetos de plástico colocam os gerbils em risco, porque serão roídos e podem ser comidos.

ACRÍLICO: Casinhas e tocas de acrílico funcionam mais ou menos como as de plástico, só que o acrilico é um pouco mais resistente às mordidas. Ele se quebra e arranha, mas no geral costuma durar um pouco mais que os objetos de plástico. Acrilico é muito usado para banheirinhos e potes de ração de hamster. É o mesmo material dos tubos das gaiolas! Os gerbils conseguem roer, mas demora um pouco. E tem gerbil que nem gosta muito de roer acrilico. Tudo que tive desse material durou bastante.

MADEIRA: Material padrão para gerbils, pois já que eles gostam de roer, vamos deixá-los roer! Só é importante que seja um material feito especificamente para animais, que possa ser roído sem riscos de intoxicações ou materiais químicos. Uma casinha muito utilizada por criadores de gerbil, inclusive por mim, é o ninho de periquito australiano. Madeira antitoxica que pode ser roída sem problemas! Comigo, os ninhos de madeira duram muito tempo sem serem roídos. Só que a madeira fica impregnada de xixi e fezes pisadas. É importante raspar com uma espátula, lavar e deixar secar ao sol de vez em quando para evitar mau cheiro e proliferação de germes. Quando o ninho fica muito impregnado de xixi, o ideal é jogar fora e comprar outro! Alguns criadores dizem que os ninhos de madeira são roídos em poucos dias... Esse desespero por roer varia de gerbil para gerbil.

VIDRO: Melhor material que existe. Não pode ser roído e pode ser lavado a hora que se quiser. Não pega cheiro nem prolifera germes e bactérias. O vidro costuma esfriar nos dias quentes e esquentar nos dias frios, o que ajuda os animais a manter a temperatura correta do corpo. Se for muito transparente, é só encapar com esparadrapo para fazer ficar mais escuro por dentro. Quando o esparadrapo ficar muito sujo, você pode trocar ou por mais uma camada por cima.

Por isso eu uso ninhos de vidro! Limpos e higiênicos. E agora vem a minha dica...

QUE POTE DE VIDRO USAR COMO CASINHA PARA ROEDORES

Muita gente usa aqueles potes de palmito ou azeitonas para ser toca de gerbils, mas eles só funcionam se estiverem enterrados na serragem para não ficarem rolando pela caixa. Por isso eu dou a minha dica de usar os potes de NESCAFÉ! Existem os de 50, 100 e 200g. Os de 50g. não servem, mas os de 100g. servem para 2 gerbils e os de 100g são ainda melhores, por caberem até 4 gerbils dentro. Dá uma olhada nos potes de NESCAFÉ comparados ao tamanho da minha mão.


O bom é que eles têm a boça bem larga para os gerbils entrarem e saírem, possuem o fundo mais largo que a frente, o que permite aos gerbos se acomodarem melhor para dormir e tem dois lado achatados para não ficar rolando no fundo da caixa / gaiola!

Na foto abaixo tem dois gerbils é um pote de 100g. Repare que ele é achatado e não roliço. Ele tem a boça bem larga e comporta tranquilamente dois gerbils.


Aqui tem dois gerbils dormindo juntos no pote de 100g.


Por ser achatado em dois lados, além de não rolar pelo fundo, eis gerbils também podem subir nele. Nos dias quentes meus gerbils se esticam no "telhado" de vidro para resfriar a barriga.


Aqui tem um exemplo de quando os gerbils enterram o pote no papelão picado para que ele fique mais escuro! Quem usa serragem também pode enterrar o pote de NESCAFÉ.



Texto, fotos e vídeo: Vivian Roncon